Como arrumar gavetas de guarda-roupa? Confira as melhores dicas
Aprenda algumas técnicas para manter o móvel mais organizado.
Manter um guarda-roupa bem-organizado não é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais quando esse móvel acaba sendo compartilhado por duas ou mais pessoas que possuem comportamentos e estilos bem diferentes. Mas um bom passo é começar criando uma organização eficiente logo de cara. Mas, afinal de contas, como arrumar as gavetas do guarda-roupa?

Essas são as partes do móvel destinado a guardar as roupas e acessórios que menos recebem atenção. Normalmente são utilizadas para guardar os itens menores em termos de tamanho, mas também podem ser utilizados para guardar itens maiores, nos casos dos gavetões.
Conseguir criar uma boa lógica para organizar esse espaço facilita muito a vida dos usuários. Como é ume espaço físico menor do que as prateleiras, por exemplo, alguns itens podem ter que ficar por cima de outros. E quando as pessoas precisam pegar e utilizar os que estão mais embaixo a chance de bagunçar tudo é grande.
Saiba como arrumar as gavetas do guarda-roupa com essas dicas:
Comece uma triagem
Antes de mais nada, o processo de organização das gavetas do guarda-roupa deve sempre começar com uma boa triagem. Basicamente é o momento no qual as pessoas analisam todos os itens que devem ser colocados nesse espaço e verificam quais são as peças de roupas ou os acessórios que não estão mais sendo utilizados.
O melhor é sempre ir se desfazendo de todos esses itens para não se tornar um acumulador e ter espaço suficiente para que tudo caiba ali. Durante esse processo de triagem, também pode ser um excelente momento para separar as peças que são consideradas como semelhantes, como camisetas, roupas íntimas, meias, etc.
Separe as roupas montes diferentes
Na medida que as pessoas vão fazendo a triagem das roupas, pode ser um bom momento para ir separando os itens em diferentes montes, começando pelo espaço das roupas que serão mantidas e uma outra pilha apenas para as roupas que vão ser doadas ou vendidas, que são aquelas que não estão sendo mais utilizadas naquele momento.
Pode ser que as pessoas identifiquem a necessidade de criar outros montes, como as de roupas que precisam ser reparadas e ajustadas. Nesse caso, pode ser interessante já ir encaminhando ela para uma costureira.
Defina quais são os itens que serão colocados na gaveta
Alguns itens acabam sendo mais interessantes para serem guardados dentro das gavetas, que basicamente são aqueles que possuem um tamanho menor ou ainda aquelas peças de roupas que podem ser guardadas dobradas sem que elas corram o risco de amassarem ou estragarem.
As roupas íntimas, por exemplo, podem acabar se tornando peças muito interessantes para serem guardadas nas gavetas. Nessa categoria entram cuecas, calcinhas, sutiãs, meias e camisolas. Como são peças menores e mais finas, pode ser interessante utilizar separadores para promover uma organização mais eficiente.
Camisetas e regatas também podem ser guardadas em gavetas, mas apenas aquelas peças que são feitas com tecidos mais finos ou aqueles que não amassam quando ficam dobradas. Roupas de academia e roupas de praia ou de piscina também possuem essas características, podendo ser mantidas dentro das gavetas.
Algumas peças de roupas que são utilizadas como acessórios sazonais também podem ser mantidas dentro das gavetas, inclusive aquelas que ficam em locais de mais difícil acesso, pois não são utilizados frequentemente. Nessa categoria entram lenços, cachecóis, luvas e toucas.
Aprenda a priorizar
Aprender a priorizar os itens que serão colocados na gaveta é outro passo essencial na organização. Com os itens mais utilizados ficando na parte de cima ou da frente, a chance de fazer uma bagunça tentando alcançar os itens que estão mais inacessíveis é menor.
Para priorizar da forma correta, existem alguns critérios que precisam ser utilizados. Antes demais nada, a frequência do uso acaba sendo o critério mais importante. Roupas do dia a dia, como camisetas, roupas íntimas e meias, devem sempre estar em locais de mais fácil acesso.
Uma outra forma de priorizar as roupas que serão guardadas é organizar sempre a partir da estação do ano. Nesse caso, as pessoas podem se concentrar em apenas duas grandes organizações no ano, uma para as duas estações mais quentes e outra para as estações mais frias.
Existem alguns casos específicos nos quais determinadas necessidades especiais podem ser levadas em consideração. Por exemplo, as pessoas que possuem uma atividade profissional que exige algum tipo de roupa especial deve deixar esses itens em uma gaveta de fácil acesso.
Utilize técnicas de dobras para economizar espaço
Existem algumas técnicas de dobras que podem acabar sendo utilizadas justamente para que as pessoas consigam ganhar espaço, especialmente nas gavetas dos guarda-roupas. Uma dica é sempre deixar as peças com o mesmo tamanho a partir das dobras. Já para alguns modelos de gavetas, as dobras no estilo rolinho podem ser as mais interessantes.