Como organizar cozinhas pequenas? Confira algumas dicas

Saiba como encontrar os melhores espaços e manter tudo bem-organizado.

Publicado em 09/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A cozinha é um espaço que necessita de planejamento e organização. Mesmo que nem sempre as pessoas consigam desenvolver todo o ambiente de forma planejada, com os móveis sendo feitos sob medida para o espaço específico e levando em consideração tamanhos e características, o local precisa de um mínimo de definição de locais onde cada coisa deve ficar.

Como organizar cozinhas pequenas? Confira algumas dicas
Créditos: Divulgação

Esses são os espaços nos quais as pessoas preparam os seus alimentos. Além disso, esse local também acaba sendo um espaço no qual as pessoas costumam fazer suas refeições e passar um tempo juntos. Existem espaços que acabam sendo muito bem definidos em uma cozinha, como a mesa onde as pessoas comem, a bancada onde os alimentos são preparados, a pia onde a devida higiene acaba sendo realizada, dentre outros.

E como todos esses processos acabam envolvendo uma grande quantidade de diferentes itens, é preciso ter um bom espaço para armazenar tudo, como os armários, as prateleiras, etc.

Anúncios

Para os imóveis que possuem uma cozinha menor, confira algumas dicas de organização que acabam fazendo toda a diferença:

Remova o excesso

Antes de mais nada, se estamos falando de um ambiente pequeno, acaba sendo muito importante ter cuidado justamente para remover todos os itens que podem ser considerados como desnecessários. É muito fácil acumular panelas que não são mais utilizadas, eletrodomésticos estragados, itens em duplicidade, etc. Tudo isso deve ser removido justamente para conseguir criar um ambiente mais organizado.

Opte por armários fechados

Anúncios

Existe uma tendência e até mesmo um gosto pessoal em relação à forma como a cozinha acaba sendo organizada. Nesse caso, temos os armários abertos e as prateleiras, que podem ser interessantes em determinados espaços. Mas, no caso das cozinhas pequenas, especialmente quando as pessoas não conseguem manter uma rotina mais rigorosa de organização e limpeza, pode ser interessante optar pelos armários fechados, mais clássicos.

Instale um pegboard

Caso a cozinha tenha uma parede disponível, pode ser interessante aproveitar esse espaço para instalar um pegboard, que basicamente é um painel com diversos ganchos e outras pequenas estruturas de apoio. Ele pode ser utilizado para as pessoas colocarem e organizarem xícaras, pires, potes, facas, alguns tipos de panelas etc. Existem diversas formas de utilizar um pegboard, algumas delas, inclusive, bastante criativas, que concedem um charme adicional para o local.

Remova os itens dos balcões

Algumas pessoas optam por deixar eletrodomésticos já colocados em balcões e bancadas, preparados para uso, inclusive próximos das tomadas necessárias para o funcionamento. Como estamos falando de cozinhas pequenas, existe menos espaço para ser explorado, especialmente no momento do preparo dos alimentos. Por isso, nesse caso, é mais interessante separar armários apenas para esses equipamentos, deixando a bancada livre.

Utilize uma fita magnética

Outro item que acaba sendo muito interessante e útil para as pessoas que estão buscando recursos para organizar sua cozinha de uma forma mais prática é a fita magnética. Ela pode ser instalada das mais variadas formas e serve para prender alguns itens pequenos e mais leves. Uma ideia interessante de aplicação é instalar a fita na parede acima da pia da cozinha, o que permite que ela mantenha presas algumas facas e outros utensílios.

Organize os armários por itens

Na hora de definir os espaços nos quais serão guardados os itens, o mais interessante é definir sempre locais que vão manter grupos de itens que pertencem a uma mesma categoria. Por exemplo, em um armário pode ficar todo o aparelho de jantar utilizado nas refeições principais.

Em outra parte, podem ficar os itens que são utilizados no momento do café e outros lanches. Copos e vidros podem ser mantidos em armários que estejam mais protegidos, e aparelhos eletrodomésticos em armários mais baixos para que o peso não prejudique a estrutura dos móveis.

Aposte em potes transparentes

Mesmo dentro de armários fechados, pode ser interessante investir em potes transparentes para guardar os mantimentos. Isso facilita a visualização e evita perda de tempo procurando os itens durante o preparo dos alimentos, tornando esse momento mais ágil. Além disso, com os potes sendo abertos com menos frequência, existe até mesmo um aumento na durabilidade desses alimentos.

Coloque organizadores e divisórias nas gavetas

Uma forma de manter as gavetas bem-organizadas, especialmente as grandes, é colocar organizadores e divisórias. Eles podem ser adquiridos com os mais variados tamanhos, tanto individuais e prontos como aqueles que podem ser feitos sob medida para o tamanho da sua gaveta.

Amplie o armazenamento vertical

Caso a cozinha não tenha tanto espaço suficiente nas paredes laterais, pode ser interessante explorar a altura do ambiente, verticalizando os armários. Para conseguir alcançar esses locais mais elevados, pode ser interessante manter sempre por perto alguma escadinha ou banco que seja confiável e seguro.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.