Persianas ou telas solares? Saiba como escolher a melhor opção

Ambos os acessórios são essenciais no controle da luminosidade e também na decoração do ambiente como um todo.

Publicado em 12/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A entrada de luz natural no interior dos ambientes acaba sendo considerada como um grande diferencial. Além de conseguir economizar bastante na conta de energia elétrica, a luz do sol possui um efeito diferente da luz artificial. Ambas acabam se tornando fundamentais para que as pessoas consigam enxergar as coisas, mas esses ambientes que conseguem explorar mais a luminosidade externa ficam mais aconchegantes e agradáveis.

Persianas ou telas solares? Saiba como escolher a melhor opção
Créditos: Internet

Mas esse controle da luminosidade é importante. Em um primeiro momento, a ideia de ter uma casa ou qualquer ambiente recebendo uma grande quantidade de luz pode parecer ótima. Mas, em excesso, o efeito esperado pode acabar sendo basicamente o inverso. Ou seja, as pessoas podem sofrer com um desconforto visual, causado justamente pelo excesso de luz.

Além disso, não podemos esquecer que a luz e os raios solares acabam sendo as principais fontes de calor. Ou seja, quando esses ambientes recebem uma grande quantidade dessa energia que chega de fora, pode ser que a temperatura interna aumente. E isso pode se tornar um problema, especialmente em tempos de aumentos na média das temperaturas.

Anúncios

A luz direta do sol também pode prejudicar e até mesmo estragar determinados tipos de móveis e de acessórios do interior das casas. Afinal de contas, nem todos eles acabam sendo projetados pensando justamente em receber essa luz direta por muitas horas.

Como acessório de controle de luminosidade e também como uma forma de controlar a privacidade e parte dos itens de decoração, as cortinas acabam sendo escolhas muito comuns. Mas dois elementos também se tornaram muito presentes no interior das casas e apartamentos e que atuam na mesma função: as persianas e as telas solares.

Anúncios

Entenda a diferença delas e quais seriam os principais critérios de escolha:

Como a persiana protege dos raios solares e do calor?

As persianas e as cortinas possuem basicamente a mesma função: cobrir janelas e outros tipos de vidros e entradas de ventilação, permitindo que as pessoas tenham mais privacidade, controle da luminosidade e também controle do próprio ar que circula o local.

Mas as persianas tendem a ser mais eficientes, já que são construídas em materiais mais resistentes. Além disso, as persianas normalmente são feitas sob medida para cobrir uma janela específica, ou então um conjunto de entradas. Já as cortinas normalmente ocupam mais espaço, são de tecido, e nem sempre conseguem controlar essas entradas de ar ou de luz de forma eficiente.

Mas nem todas as persianas possuem proteção total da luminosidade e do calor. Modelos feitos de PVC, poliéster ou fibra de vidro apresentam essa característica. Mas mesmo as feitas com esses materiais devem ter essas características informadas pelo fabricante.

Tipos de proteção oferecidos pelas telas solares

Já as telas solares acabam sendo acessórios mais recomendados para as pessoas que justamente estão mais preocupadas com esse tipo de controle. As telas possuem vedação correspondente à abertura e tamanho da trama, além de serem escolhidas de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Existe um percentual que é utilizado com referência justamente para que as pessoas consigam entender o que esperar de cada produto. Por exemplo, o modelo de 1%, com uma trama mais fechada, é indicada para locais com sol recorrente, não escurecendo completamente o ambiente mas eliminando os reflexos.

Já a tela solar de 3% representa uma trama intermediária e uma certa visibilidade externa que a torna bastante requisitada em varandas de apartamentos e casas. E existe ainda de 5%, que é indicado para ambientes cujo propósito é apenas reduzir um pouco a luminosidade.

Qual escolher?

Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração:

Preço

Normalmente as telas solares acabam sendo mais caras do que as persianas, mas isso varia bastante de acordo com o percentual escolhido ou do tipo de material das persianas. Como as telas normalmente são adaptadas ao ambiente, o custo pode se tornar mais elevado.

Adaptação do projeto

Para as pessoas que moram em apartamentos de condomínios, pode ser que existam algumas regras destinadas a esses espaços, especialmente varandas e balcões. Os moradores terão que buscar informações justamente para entender o tipo de projeto aceito.

Cuidado com o peso

Um cuidado muito importante que as pessoas precisam tomar é com relação à estrutura do local disponível para a instalação. No caso das persianas, dependendo da estrutura e do material de qual elas são feitas, é preciso se certificar de que o local aceita o peso e possui o espaço necessário. Em casos nos quais não houver muito espaço ou a estrutura for frágil, as telas podem ser mais interessantes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.