Sala de estar: 6 dicas incríveis para manter o ambiente organizado

Confira como deixar este espaço pronto para receber visitas e para passar uma sensação de tranquilidade.

Publicado em 28/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A sala de estar é um cômodo que faz parte da estrutura básica de organização dos imóveis nos quais as pessoas moram. Mesmo que ele possa ser feito das mais variadas formas e ter uma variedade de itens que acabam variando de acordo com aspectos de cultura locais e dos gostos das famílias, existe uma série de elementos que acabam se repetindo nas salas espalhadas pelo mundo.

Sala de estar: 6 dicas incríveis para manter o ambiente organizado

De uma forma geral, este é um cômodo dentro da casa que é dedicado ao convívio social. Cada peça de uma residência acaba tendo algumas finalidades básicas, como a cozinha, que serve para cozinhar e se alimentar, os quartos que servem para descansar e os banheiros que servem para que as pessoas realizarem sua higiene pessoal e fazerem suas necessidades fisiológicas.

E a sala de estar acaba sendo aquele ambiente das casas que acaba sendo utilizado para a convivência social, não apenas para as próprias pessoas que fazem parte da mesma família como também para as pessoas que chegam de fora. Podemos dizer que seria o mais próximo de um espaço “público” dentro de um ambiente privado.

Anúncios

Como acaba sendo um cômodo que pode ser visitado e frequentado por pessoas que acessam a residência, ele acaba sendo um local mais neutro em termos de itens pessoais. Entende-se que essa peça deve acabar oferecendo também uma ideia de conforto para que as pessoas possam conversar e conviver por um determinado tempo.

Algumas outras características também acabaram surgindo com o tempo. Por exemplo, a televisão acabou se tornando uma grande estrela da sala de estar, ocupando até mesmo um local privilegiado da mesma. Hoje em dia, além de ser um espaço para receber os amigos e conviver com os parentes, a sala de estar também passar ser o local onde as pessoas instalam sofás, poltronas e equipamentos eletrônicos, como a televisão, para ter momentos de lazer.

Anúncios

Confira algumas dicas para deixar este espaço, que pode acabar se tornando o cartão de visitas de uma casa para quem chega de fora, mais organizado:

Comece com um espaço planejado

Antes de mais nada, ter uma sala de estar concebida como um espaço planejado já é uma grande vantagem para o processo de organização de uma forma geral. Além de optar pelos móveis que consigam ocupar todos os espaços das salas, especialmente nas menores, é muito importante pensar qual será a principal destinação do local: uma sala de tv ou um espaço de convivência.

Jogue fora ou recicle o que não está sendo utilizado

Existe uma tendência de muitas pessoas de acabarem acumulando uma grande quantidade de itens que não estão sendo utilizados em ambientes como a sala. Especialmente itens de decoração, que acabam, em muitos casos, se tornando obsoletos e simplesmente não atendem mais os gostos das pessoas que vivem ali. Nestes casos, é sempre importante revisitar estes itens e jogar fora tudo o que estiver ocupando espaço demais. Em alguns casos, pode ser interessante reciclar.

Encontre espaços e soluções de armazenamento

Para as casas pequenas que precisam de determinados espaços para guardar itens que nem sempre precisam ficar expostos, a dica é apostar em móveis e espaços que possibilitem este tipo de arquivamento longe dos olhos públicos. Podemos ter estantes com áreas fechadas, prateleiras com caixas organizadoras, cestos que permitem guardar itens menores, etc.

Cuidado com os cabos

Atualmente, com uma série de equipamentos eletrônicos instalados, os cabos acabam se tornando que causam uma certa preocupação e podem passar uma sensação de organização generalizada. Por isso, é importante pensar em soluções para organizar fios e cabos, como canaletas, organizadores de fios e também em tomadas próximas dos principais equipamentos.

Mantenha uma decoração mais simples

Para quem deseja apostar na organização, a dica é apostar em uma decoração mais simples. Evite sobrecarregar com uma série de itens e objetos espalhados. Além disso, uma decoração minimalista também pode ser interessante para a manutenção da limpeza do espaço.

Utilize tapetes e cortinas

Tanto os tapetes quanto as cortinas acabam ajudando a delimitar determinados espaços para a sala de estar de uma forma geral. Com isso, a partir destas zonas, as pessoas podem se concentrar em organizar isoladamente estes espaços, o que ajuda no aspecto visual como um todo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.