4 opções de crédito para quem trabalha como MEI

Saiba como conseguir empréstimos para quem deseja iniciar um negócio próprio.

Publicado em 14/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Microempreendedor Individual, que acaba sendo mais conhecido apenas pela sigla MEI, é uma figura jurídica criada pelo governo federal que tem como principal objetivo permitir com que as pessoas que trabalham como profissionais autônomas regularizem sua situação, se tornando uma figura jurídica, mas com uma série de diferenças quando comparado com outros tipos de empresas.

[image]

Quando o MEI foi criado, a ideia era justamente permitir com que as pessoas que já eram autônomas tivessem uma determinada camada de proteção, pagando alguns impostos, mas também tendo benefícios, como uma contagem de tempo que contribui para a aposentadoria, acesso a determinados seguros do INSS, etc.

Este empreendedor também pode contar com a possibilidade de acessar determinadas linhas de crédito que normalmente são oferecidas para empresários e empresas de uma forma geral, que ajudam no momento que eles precisam fazer um investimento, ou ainda ter uma ação de crédito no fluxo de caixa, etc.

Anúncios

Existem empréstimos que foram criados, de forma específica, para estes autônomos, levando em consideração justamente as características destas pessoas, que possuem um limite máximo de renda que pode ser obtida a partir dos ganhos com a atividade, ao mesmo tempo que as contas acabam, em muitos casos, se misturam com o dia a dia da pessoa física.

Confira algumas boas opções de empréstimos que podem ser encontrados no mercado brasileiro e que são focados justamente no atendimento das pessoas que atuam como MEI:

Empréstimo Creditas

Anúncios

A Creditas é uma empresa brasileira que oferece diversas opções de empréstimos e linhas de crédito que acabam atingindo uma variedade de perfis diferentes de profissionais e empreendedores. A Creditas conta ainda com algumas opções de linhas de crédito focadas em quem atua como MEI.

Um dos principais diferenciais dos empréstimos que podem ser encontrados na Creditas é que todo o procedimento pode ser feito online, começando pela sua solicitação inicial até o momento que o cliente pode indicar uma conta para que o dinheiro possa ser depositado. Além disso, os clientes podem acabar encontrando diferentes opções, incluindo a possibilidade de solicitar crédito com garantia de veículo ou de imóvel.

Pronampe

Existem também algumas iniciativas de parte do governo que foram criadas justamente com o objetivo de facilitar a vida dos MEI que procuram crédito e empréstimos de uma forma geral. É o caso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).

Ele é disponibilizado através de uma parceria entre o governo federal e as instituições financeiras e bancárias que oferecem o crédito diretamente para o cliente. Os bancos acabam analisando determinados critérios para que seja possível liberar o empréstimo, como faturamento anual e também o tempo de existência do negócio de uma forma geral.

FAMPE

O FAMPE é uma outra linha de crédito oferecida para os autônomos que atuam como MEI. Neste caso, o programa acaba sendo uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Sebrae. O foco da oferta deste empréstimo acaba sendo atender especialmente as necessidades de capital de giro que as empresas acabam tendo, muito importante para os pequenos negócios.

Existem também alguns critérios definidos para ter acesso a este crédito, como a necessidade de pelo menos 1 ano de faturamento e nenhuma pendencia tanto no CNPJ da empresa como no CPF da pessoa responsável pelo negócio.

Empréstimo BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é uma das instituições mais importantes para as empresas de uma forma geral. Muitos pensam apenas que as grandes organizações podem acabar tendo acesso aos recursos do Banco, mas existem linhas de crédito que acabam sendo disponibilizadas especificamente para os pequenos.

Portanto, o MEI também conta com algumas opções interessantes que permitem com que eles busquem opções de empréstimos. Ele conta com algumas vantagens muito interessantes quando comparado com os bancos convencionais, incluindo o fato de ter taxas de juros mais baratadas e também prazos para pagamentos que são mais flexíveis.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.