5 dicas para economizar nas contas básicas do dia a dia
Aprenda como fazer sobrar mais dinheiro controlando os gastos que estão sempre presentes no dia a dia de uma pessoa adulta.
Uma das bases para a criação de um orçamento doméstico é conseguir mapear, exatamente, quanto entra de dinheiro nas contas das pessoas e quanto sai com o pagamento das contas de uma forma geral. E as dívidas também devem ser classificadas, para que as pessoas consigam identificar para onde está indo grande parte do seu dinheiro.
As metodologias que costumam ser aplicadas na criação de orçamento normalmente orientam que as pessoas consigam separar aquelas contas que podem ser consideradas como fixas daquelas que variáveis. No primeiro grupo acabam sendo incluídas aquelas despesas que são consideradas como básicas e que fazem parte do dia a dia com recorrência, enquanto que as demais entram nas variáveis.
Mas a ideia de colocar determinadas contas na coluna de “despesa fixa” pode acabar sugerindo que as pessoas acabam não tendo o menor controle sobre estes valores. Mas todas as contas podem ser avaliadas, substituídas e até mesmo reduzidas, mesmo que façam parte daquelas que vão continuar sendo pagas sempre.
Confira algumas dicas para conseguir economizar naquelas contas consideradas como fixas:
Renegocie os planos de telecomunicações
Hoje em dia existem contas que, até alguns anos atrás, eram consideradas como dispensáveis, mas que nos dias de hoje são consideradas essenciais. Afinal de contas, ninguém mais consegue se ver sem um plano de internet na sua casa, ou pelo menos no seu smartphone.
Mas com a grande quantidade de empresas concorrentes que acabaram surgindo nos últimos anos, junto com os avanços destas tecnologias, permitem que as pessoas tenham um maior poder de escolha e de barganha. Por isso, pode ser bastante possível renegociar e conseguir planos mais baratos.
Para isso, é importante conseguir identificar determinados serviços que não estejam sendo mais utilizados, como telefone fixo ou planos de televisão por assinatura, ou ainda mudar de prestadores de serviços em determinados casos.
Reduza o consumo de energia elétrica
As contas de energia elétrica costumam ser aquelas que mais pesam no orçamento doméstico dos trabalhadores brasileiros. Especialmente quando estamos falando das grandes famílias, com diversas pessoas consumindo energia o tempo inteiro. Por isso, é importante tomar algumas medidas para que ela não sai de controle.
Medidas como manter as luzes sempre apagadas enquanto a pessoa não estiver no ambiente, tirar os carregadores das tomadas, acumular roupas até que a massa possa ser utilizada na sua capacidade máxima, trocas as fontes luminosas por opções mais baratas e adquirir somente eletrodomésticos classificados com o selo de eficiência “A” pode fazer toda a diferença.
Controle o consumo de água
Junto com a energia elétrica, a conta de água também está entre as despesas fixas, uma vez que as pessoas não conseguem abrir mão de ter este serviço nas suas casas. Mas também é possível controlar a conta que chega no final do mês a partir de algumas medidas que devem ser tomadas por todas as pessoas que fazem parte daquela família.
Limitar o tempo do banho, por exemplo, não apenas ajuda a economizar água como também reduz o consumo de energia elétrica, para quem utiliza os chuveiros elétricos. Reaproveitar a água utilizada na lavagem de roupa para lavar o pátio e coletar água da chuva para limpeza ou para molhar as plantas também ajuda bastante.
Tente renegociar financiamentos
Os financiamentos que já foram assumidos normalmente entrem na coluna de contas fixas, uma vez que as pessoas acabam não tendo a opção de deixar de pagá-los sem acabar tendo seu histórico financeiro. Mas, em determinadas situações, é possível buscar renegociações para diminuir o valor pago nas parcelas, por exemplo.
Também pode ser possível trocar dívidas que são mais caras por dívidas que sejam mais baratas. Isso acontece ao utilizar a portabilidade, saindo de um banco para ir para outro, por exemplo, ou ainda escolher um crédito mais barato, como um empréstimo consignado para pagamento do crédito rotativo do cartão de crédito.
Mantenha sempre as contas em dia
Por último e não menos importante, qualquer pessoa preocupada com o orçamento deve priorizar o pagamento das contas em dia, para evitar que acabem incidindo multas, taxas e juros sobre os valores.