Black Friday 2023: confira algumas dicas para economizar de verdade nas compras

Saiba como encontrar e aproveitar as melhores oportunidades nesta data comercial.

Publicado em 26/10/2023 por Rodrigo Duarte.

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Com a proximidade do mês de novembro, muitos consumidores já estão se preparando para aproveitar a tradicional Black Friday, dia de ofertas que acontece na última sexta-feira do penúltimo mês do ano, mas que normalmente se expande para dias antes e depois. Em 2023, a Black Friday vai acontecer no dia 24.

Black Friday 2023: confira algumas dicas para economizar de verdade nas compras

Ao mesmo tempo que a data acabou se transformando em um momento de oportunidades, no qual as pessoas conseguem aproveitar de uma série de descontos, também é uma data que acabou sendo utilizada, de uma forma muito frequente, por pessoas e empresas que acabam tendo o objetivo de enganar os clientes e consumidores de uma forma geral.

Também nem sempre os consumidores conseguem encontrar as oportunidades mais interessantes oferecidas pelas empresas, diante da grande quantidade de informações que chegam ao cliente neste momento.

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Confira algumas dicas interessantes para conseguir encontrar as melhores ofertas e oportunidades da Black Friday 2023:

Trabalhe com uma lista de compras

Antes de mais nada, é fundamental que os clientes aproveitem a data com responsabilidade. Afinal de contas, de nada adianta aproveitar as ofertas caso o cliente não tenha a capacidade de pagamento. Por isso, é interessante trabalhar com uma lista de compras, visando alguns itens que a pessoa realmente queira e precise. A partir desta lista também pode ser mais fácil, utilizando os mecanismos de busca, encontrar as ofertas específicas para aqueles produtos.

Faça o cadastro com antecedência

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A partir da lista de compras e de uma pesquisa prévia que o cliente já pode ir fazendo nas lojas que vendem estes itens, uma dica é começar a fazer os cadastros nas lojas. Além de garantir o recebimento das comunicações das empresas, o cadastro já feito facilita muito no momento da compra, evitando assim que o cliente corra o risco de demorar no momento do fechamento da compra e perder o produto por falta de estoque ou até mesmo pela promoção expirar.

Pesquise com antecedência para ter um histórico de preços

Um outro problema que costuma acontecer com uma certa frequência durante a Black Friday é uma inflação dos preços nos produtos alguns dias e depois uma queda nos valores na semana ou no dia da BF, mas fazendo com que os itens fiquem com o mesmo valor que era vendido antes do aumento inicial.

Esse tipo de atitude, nos anos anteriores, acabou gerando uma série de problemas e de reclamações dos clientes, sendo que em alguns casos até mesmo entidades como o Procon acabaram sendo acionadas para monitorar isso, que foi considerado como uma espécie de fraude.

Para evitar cair neste golpe, o mais recomendado é que os clientes comecem a pesquisar algumas semanas antes para saber quanto realmente está sendo cobrado pelo item em questão. Além disso, também pode ser interessante utilizar determinadas ferramentas criadas para monitorar o histórico de preços, sendo que o próprio Google já conta com este tipo de sistema.

Compre apenas de lojas confiáveis

No momento da compra as pessoas devem dar preferência para aqueles sites de lojas que são considerados como confiáveis e tradicionais, os quais o consumidor já conta com algum tipo de relacionamento anterior. Mas, caso as pessoas queiram arriscar uma compra em algum site pela primeira vez, existem alguns passos que ajudam a evitar cair em alguma armadilha.

Cheque sempre a reputação das lojas em plataformas como o Reclame Aqui e conferir se o CNPJ da empresa está ativo na Receita Federal. Também vale checar se existem reclamações de outros compradores nas redes sociais. Já em relação as páginas, evite comprar a partir de links de fontes que não sejam confiáveis, preferindo acessar diretamente o site da loja no navegador.

Utilize o cartão virtual nas compras

Hoje em dia praticamente todas as bandeiras de cartão oferecem para os seus clientes uma série de recursos, incluindo o cartão virtual. Este normalmente é emitido dentro dos aplicativos dos bancos ou dos cartões, e geram dados de um cartão que pode ser utilizado apenas para compras virtuais, sem comprometer o cartão físico original. Caso aconteça algum problema com este cartão, basta que ele seja bloqueado ou cancelado, e o cliente poderá continuar utilizando o seu cartão original.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.