Carta de trabalho: saiba o que é e como fazer uma
Entenda a importância deste documento para quem está procurando um emprego.
As empresas acabam tendo diferentes ferramentas e recursos que acaba sendo utilizados no momento que elas estão abrindo uma seleção. Enquanto algumas seguem um caminho mais comum e tradicional para encontrar funcionários que vão ocupar determinadas vagas, outras acabam seguindo alguns caminhos diferentes.
A carta de trabalho, por exemplo, é um documento que pode ser considerado como não tão comum nos processos seletivos, mas que pode acabar sendo exigido com mais frequência por empresas que atuam em determinados segmentos ou ainda por companhias que criam formas de seleção alternativas, com foco em uma análise diferente dos perfis dos candidatos.
Ela basicamente é um texto de apresentação que os candidatos acabam escrevendo sobre eles mesmo e que possui como principal objetivo oferecer essa primeira visão do recrutador da pessoa que está tentando assumir uma das vagas abertas no negócio.
A carta pode ser utilizada no lugar do currículo, que costuma ser mais comum nos processos seletivos. Em alguns casos, as empresas exigem os dois. Ou seja, os candidatos devem se apresentar tanto com uma carta como também com um currículo. Portanto, estes documentos não devem ser iguais, tendo diferenças importantes entre seus conteúdos.
Diferenças entre carta de apresentação e currículo
Estes documentos são diferentes entre si, portanto as pessoas devem entender suas estruturas, uma vez que a empresa acaba esperando justamente estes elementos quando pedem uma carta de apresentação ao invés de um currículo.
A carta é um texto que geralmente acaba sendo escrito na primeira pessoa e com foco na pessoa além do profissional. É claro que dados relacionados a formação e experiências devem ser citados, mas quando a empresa quer este tipo de conteúdo elas pedem um currículo. No momento que elas solicitam uma carta, elas acabam querendo saber um pouco mais sobre quem é aquele profissional.
Estrutura de uma carta de apresentação
Cabeçalho
A primeira parte de uma carta deve ser um cabeçalho. Mesmo que a carta seja uma apresentação pessoal, é fundamental que este documento esteja devidamente identificado com os dados do candidato. Por isso, neste espaço, é importante inserir, de forma direta e destacada, dados como nome, sobrenome, e-mail, telefone e LinkedIn, caso tenha um. Também pode ser interessante indicar o cargo para o qual o candidato está se inscrevendo.
Saudação
Uma carta é um documento pessoal e formal. Por isso, nada melhor do que iniciar o documento com uma saudação. Palavras mais comuns que costumam ser utilizadas neste espaço são: Estimados, Prezados, Caros.
Fale sobre suas experiências
No próximo parágrafo, pode ser interessante que o candidato já comece falando sobre as experiencias acadêmicas e profissionais até este momento. Mesmo que a carta não seja um currículo, é importante que o recrutador já consiga identificar se o candidato consegue preencher os requisitos básicos.
Mas, como estamos falando de uma carta, é importante que essa experiencia seja descrita de uma forma pessoal, incluindo sua visão sobre sua trajetória.
Fala sobre o seu impacto na empresa
O candidato também deve falar para o recrutador qual será o impacto dele no negócio de uma forma geral. Para isso, pode ser interessante citar habilidades, experiencias ou formações que podem acabar se tornando diferenciais para aquela empresa. Neste momento, pode ser interessante também falar sobre traços de personalidade do candidato que podem vir a contribuir para a companhia.
Fale sobre a empresa
Também é importante que o candidato utilize essa carta para conseguir demonstrar aos recrutadores que ele pesquisou e tem conhecimento sobre aquela empresa. Fale sobre questões e aspectos da cultura do negócio que mais chamaram a atenção do candidato , ou destaque um determinado valor ou algo histórico e importante que a companhia tenha feito. Pode ser também que este momento seja destinado a falar como o negocio em impactou pessoalmente o candidato.
Despedida e assinatura
Por isso, a carta deve ser encerrada com algumas expressões que normalmente são utilizadas para o encerramento, tais como: Fico à disposição; Cumprimentos; Atenciosamente; Obrigado(a). Além disso, caso a carta seja entrega fisicamente, pode ser interessante que ela seja impressa e assinada manualmente, bem como entregue dentro de um envelope devidamente identificado.