Como ficar milionário? Conheça os segredos de quem consegue multiplicar o patrimônio.
Saiba como seguir um caminho que pode ajudar a consolidar sua fortuna.
O sonho de muitas pessoas é conseguir acumular uma quantidade de dinheiro suficiente para que ela consiga ter acesso a todos os bens que ela deseja, além da possibilidade de oferecer uma vida confortável para os seus parentes. Mas existem diferentes faixas de renda que as pessoas tingem, e um parâmetro que normalmente as pessoas acabam tendo como meta é o de ficar “milionário”.
Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, milionário não é aquele que consegue juntar a quantia de R$ 1 milhão na sua conta. Um milionário é uma pessoa que consegue ter, em termos de definição técnica, um patrimônio líquido, que é basicamente a diferença entre ativos e passivos financeiros, que totaliza pelo menos um milhão de unidades da moeda do país onde ela vive.
Ou seja, de anda adianta ter um R$ 1 milhão na conta e ter uma série de dívidas ou de passivos financeiros. Por outro lado, é importante ressaltar que estas quantidades também devem acabar se convertendo em patrimônio de uma forma geral.
Se tornar um milionário realmente não é uma tarefa nada fácil, mas, na teoria, qualquer pessoa acaba tendo a capacidade e a possibilidade de se tornar um milionário. De acordo com uma pesquisa feita pelo Credit Suisse, o número de milionários no Brasil cresceu 40,9% em 2022, o que acaba comprovando essa possibilidade.
Confira os passos que a grande maioria dos milionários seguem para conseguir acumular essa quantidade de riqueza:
Crie metas realistas, crescentes e constantes
De nada adianta iniciar um planejamento financeiro com uma meta muito elevada e irrealista, pois isso acaba sendo apenas uma receita para que as pessoas de fato desistam. Ao invés de apenas criar um plano dizendo “quero ficar milionário”, o mais indicado é estabelecer metas que sejam consideradas realistas.
Mas também é importante ir estipulando metas crescentes, caso contrário a pessoa não vai conseguir evoluir a ponto de ficar milionária. Além disso, é fundamental que os objetivos sejam constantes, sempre nesta tendência de crescimento.
Se organize utilizando ferramentas
É importante também que as pessoas confiem nas ferramentas que estrão disponíveis nos dias de hoje e que ajudam a criar uma rotina e um planejamento financeiro. Pode ser uma simples planilha criada no computador, ou pode ser ainda um aplicativo mais completo de finanças.
Mas é importante ter um sistema que vá informando as pessoas sobre o seu andamento, o que faz com que elas consigam ainda gerenciar seu planejamento e estudar os próximos passos.
Economize e invista
Essas duas palavras estão sempre na cabeça de quem se torna um milionário, mesmo depois que eles alcançam esta marca, já que a manutenção do patrimônio também acaba sendo importante. É fundamental que as pessoas evitem os gastos financeiros desnecessários durante esta etapa.
Além disso, todo o dinheiro que vai sendo economizado deve acabar sendo investido. As opções e as escolhas devem ser feitas de forma inteligente, sempre visando o crescimento, mas garantindo uma certa dose de segurança. Caso a pessoa não tenha o conhecimento técnico necessário para escolher os investimentos, pode ser interessante contar com a ajuda e com o guia de um profissional ou até mesmo de uma empresa que atue no segmento.
Diversifique a carteira de investimentos
Ao começar a investir, é muito importante criar uma estratégia para alocar os seus recursos em diferentes ativos. Mas não basta apenas “espalhar” o dinheiro em diferentes opções de mercado. É fundamental que as pessoas diversifiquem visando o aumento dos ganhos com uma certa segurança. Também é importante definir porcentagens do patrimônio que podem ser aplicadas em cada tipo de investimento.
Evite as dívidas desnecessárias
Ao evitar gastar dinheiro desnecessário, existem compras e gastos que as pessoas realmente devem fazer. Neste caso, acaba sendo muito importante evitar as dívidas, preferindo sempre fazer as compras à vista, caso elas consigam descontos que sejam maiores do que os retornos que a pessoa teria ao deixar o dinheiro aplicado.
Busque educação financeira
Para se tornar um milionário acaba sendo muito importante que as pessoas entendam o mundo financeiro de uma forma geral. Por isso, por mais que ela seja de outra área, é muito importante que elas passem a estudar, de fato, sobre educação financeira de uma forma geral.