Como trabalhar em banco? Entenda o que as instituições financeiras buscam
Saiba mais sobre as oportunidades que estas empresas costumam disponibilizar para os profissionais das mais variadas áreas.
O trabalho no setor financeiro é um dos mais visados pelas pessoas que estão escolhendo suas carreiras. Em muitos casos, elas também acabam começando a trabalhar neste segmento “por um acaso”, mas constroem uma carreira, especialmente em virtude da necessidade de ter profissionais qualificados e com experiência para lidar com dinheiro.
Neste segmento, os bancos acabam sendo as linhas de frente. Importante ponto de contato entre a economia e os consumidores, os bancos fazem parte da organização social e fundamentais para todas as pessoas. Algumas acabam utilizando mais, outras mesmo, mas o público acaba variando bastante, desde o mais pobre que recebe os benefícios concedidos pelo governo até os mais ricos que acabam investindo e administrando seu patrimônio através destas empresas.
Para quem deseja trabalhar em bancos, antes de maios nada é fundamental entender quais são as atividades que costumam ser encontradas dentro de qualquer instituição financeira:
Principais atividades profissionais encontradas nos bancos
Operação de caixas – estes profissionais acabam sendo o ponto de contato entre os clientes e os bancos nas operações do dia a dia, como pagamentos, registros, depósitos e afins. Mesmo com toda a digitalização do sistema financeiro, ainda existem muitas atividades que devem ser feitas presencialmente.
Atendentes comerciais - os bancos precisam vender seus serviços para os clientes, e estes profissionais do segmento comerciam atuam justamente buscando novos clientes, oportunidades de mercado e também prestando determinados tipos de atendimentos.
Gerência – os gerentes dos bancos acabam se tornando responsáveis diretamente pelas contas dos clientes, o que pode ser feito tanto para as pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas.
Quais cursos escolher para trabalhar em bancos?
Para as pessoas que estão pensando em um curso de nível técnico ou universitário que prepare para o trabalho nas instituições financeiras, existem algumas opções de carreiras interessantes que acabam surgindo como prioridades no momento que essas empresas promovem suas ações de contratações.
Dentre os mais recomendados estão:
Ciências contábeis – Permite que as pessoas tenham conhecimento técnico para fazer atividades como gestão de patrimônio, auditoria de contas e tributação.
Administração e economia – Ambos os cursos acabam oferecendo a base do conhecimento teórico e prático para que as pessoas consigam trabalhar com a gestão dos bancos e das finanças de uma forma geral.
Marketing – Além das áreas específicas de finanças, profissionais de marketing também acabam sendo muito importantes para os bancos, especialmente diante da grande concorrência.
Como iniciar uma carreira na área bancária?
Para os jovens que estão procurando uma primeira oportunidade profissional e que desejam já direcionar seu trabalho para a área financeira, uma boa dica é buscar as oportunidades de jovem aprendiz e também de estágio que existem nos bancos. Estas entidades costumam oferecer diversas oportunidades de trabalho nestas posições.
Os jovens que começam a trabalhar no setor acabam tendo uma oportunidade de conhecer de perto a rotina na prática. Além disso, existem muitas contratações nas redes privadas, com os bancos retendo jovens talentos que vão surgindo.
Quais são as competências mais valorizadas para trabalhar em bancos?
Todos os profissionais devem ter um conjunto de competências para conseguir se destacar em qualquer área. Mas existem algumas dessas habilidades que acabam sendo mais valorizadas para as pessoas que buscam vagas na área financeira.
Foco e disciplina, por exemplo, acabam sendo muito importantes, pois estamos falando de atividades que podem acabar fazendo com que as pessoas tenham contato diretamente com as contas bancárias das pessoas ou das empresas. Qualquer erro pode acabar causando um grande prejuízo, e muitas das operações dependem de cálculos.
Falando em contas, conhecimento de matemática é fundamental mesmo diante de todos os sistemas que existem para tornar essas atividades mais fáceis. Além disso, a informática acaba sendo muito importante nos dias de hoje, já que todos os sistemas são digitais nos dias de hoje.
Outros aspectos que costumam ser bastante valorizados nos bancos, especialmente para quem já trabalha e deseja subir na carreira, são aspectos que envolvem liderança e inteligência emocional, bem como habilidades para conseguir trabalhar bem em equipe.