Home Office: confira dicas para conseguir equilibrar o trabalho em casa com os filhos

Trabalhar em casa pode ser um desafio mais complicado do que parece.

Publicado em 19/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A pandemia de Covid-19 acabou acelerando os planos de muitas empresas que que já tinham nos seus planos a possibilidade de oferecer o trabalho remoto para os colaboradores. No retorno para uma situação de maior normalidade, muitas empresas preferiram retomar as atividades presenciais, acreditando que ainda não era a hora de uma migração total, mas muitas também apostaram em um modelo remoto ou híbrido.

Home Office: confira dicas para conseguir equilibrar o trabalho em casa com os filhos

Mas essa mudança, que foi feita de uma hora para a outra, acabou provando que o trabalho remoto, de casa, pode acabar se tornando mais complicado do que muitas pessoas pensam. E o desafio acabou se tornando ainda mais complicado para os pais com filhos pequenos em casa. Se ficar longe das crianças representa um desafio logístico, trabalhar em casa na companhia dos pequenos também.

Confira algumas dicas para quem deseja fazer home office com filhos pequenos em casa:

Ensine as crianças a serem independentes

Anúncios

Uma das principais lições que devem ser ensinadas pelos pais para as crianças é que elas consigam se tornar mais independentes. Essa acaba sendo uma noção que as pessoas geralmente acreditam que apenas os maiores aprendem, mas os pequenos também podem ir aprendendo aos poucos estes comportamentos. Essas noções vão ajudar os pequenos para que eles entendam quando é hora de brincar, quando é hora de estudar, e quando eles podem ficar bem sozinhos.

Negocie um cronograma junto com os pequenos

Dá mesma forma que os pequenos acabam tendo que seguir um cronograma e uma agendamento de horários quando eles estão na escola, por exemplo, é muito importante que os pais negociem este tipo de cronograma em casa mesma, junto com os pequenos, para que seja possível criar um horário definido para que os adultos trabalhem e as crianças não atrapalhem. Mas este cronograma deve ser sempre negociado com os pequenos, para que não se torne muito rígido.

Comece a repassar algumas tarefas domésticas

Anúncios

Para as crianças que ainda não ajudam os pais e adultos em casa, pode ser uma excelente hora de começar a repassar algumas tarefas e atividades para os pequenos. Além deles conseguirem fazer algumas atividades domésticas na medida em que eles vão ficando maiores, essa ajuda pode ser interessante para deixar os pais mais liberados e também acaba sendo uma forma de ocupar o dia dos pequenos. Mas não basta simplesmente repassar as atividades, é importante ir monitorando o que eles fazem e sempre elogiando as conquistas e as metas que eles conseguem conquistar.

Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia está muito presente na criação dos pequenos nos dias de hoje, sendo que é muito difícil lutar contra. O que os pais devem aprender a fazer, antes de tentar apelar para algum tipo de medida mais drástica, é conseguir criar e propor atividades que sejam consideradas como criativas, educativas e divertidas ao mesmo tempo. Não basta simplesmente largar um telefone ou um tablet na mão das crianças e deixar elas entretidas o dia inteiro. Os pais podem incentivar a utilização de aplicativos educativos, liberar jogos apenas por um determinado período de tempo, criar uma programação para os filhos seguirem, etc.

Busque o apoio do resto da família

Também é importante que o pai ou a mãe que está fazendo home office conte com a ajuda do parceiro ou da parceira, ou ainda de demais integrantes da família que morem no mesmo local ou que estejam nas proximidades. Em determinados casos essa ajuda realmente podes ser necessária. Quando, por exemplo, o profissional precisa participar de uma determinada reunião ou ainda fazer uma entrega em cima do prazo.

Agende horários para o contato com os pequenos

Um dos principais desafios que os pais devem acabar enfrentando quando estão trabalhando home office é fazer com que os pequenos entendam que o fato deles estarem em casa não significa que estão disponíveis. E a grande maioria dos pequenos vai querer chamar a atenção dos adultos. Por isso, é muito importante que os pais agendem horários para que eles possam fazer pausas e, ao mesmo tempo, ter um contato mais próximo com os pequenos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.