Webcam: Confira dicas para escolher o melhor modelo

Saiba o que deve ser levado em consideração na compra de uma câmera.

Publicado em 02/12/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando elas foram lançadas, as webcams eram acessórios considerados bastante dispensáveis. Normalmente as pessoas acabava ganhando uma câmera, junto com um microfone, com um kit que normalmente era vendido com os PCs. Mas sua utilização era bastante limitada nos anos 2000, especialmente no Brasil, já que a qualidade das conexões não eram das melhores e também não existiam muitos aplicativos que acabavam fazendo uso da mesma.

Webcam: Confira dicas para escolher o melhor modelo

Hoje em dia elas acabaram se tornando essenciais, na era das reuniões à distância, do ensino na modalidade EaD e das pessoas fazendo transmissões ao vivo diretamente das suas casas. Praticamente todos os notebooks vendidos já contam com uma câmera integrada, mas quem utiliza um PC acaba tendo que adquirir o acessório separadamente.

Em determinados, mesmo as pessoas que utilizam um notebook acabam optando por comprar e utilizar uma webcam independente, em busca de uma melhor qualidade de imagem ou até mesmo maior mobilidade em termos de posicionamento, já que as pessoas podem acabar definindo o melhor local para que ela seja posicionada.

Anúncios

Confira as principais características técnicas de uma webcam que devem ser levadas em consideração no momento da compra:

Resolução

A resolução de uma câmera vai definir basicamente a qualidade da imagem que ela vai transmitir para quem está assistindo. Quanto maior a resolução, mais caro será a câmera. Por isso, para quem não pretende gastar mais dinheiro do que ela realmente precisa, é fundamental ter em mente qual será a principal forma de uso da mesma.

Anúncios

Para a grande maioria das reuniões ou chamadas de vídeo mais simples, uma câmera simples, com resolução mínima HD, já acaba sendo suficiente. Já para as apresentações que a pessoa normalmente vai aparecer em temas maiores, o ideal é uma câmera Full HD (1920x1080 pixels). E para quem vai fazer transmissões profissionais ou pretende fazer streaming de jogos ou algo do gênero, o ideal é investir em uma câmera mais potente, com resolução 4K.

Taxa de quadros

Além da resolução, uma outra informação técnica que acaba interferindo diretamente na qualidade da transmissão é a taxa de quadros. É essa característica que vai definir o quão fluído um determinado vídeo vai acabar sendo, uma vez que representa a quantidade de quadros que ela pode transmitir por segundo.

Para videoconferências mais simples, uma câmera que entregue uma taxa de quadros de 30 FPS já acaba sendo suficiente. Já para quem pretende fazer transmissões ao vivo, especialmente quando tiver mais movimento na imagem, pode ser interessante investir em uma câmera que ofereça uma taxa de quadros de 60 FPS.

Ângulos de visão

Uma outra informação que deve ser considerada no momento da compra da webcam é o quanto de fato de imagem que pode acabar sendo captada pela lente. Existem opções com alcance de 65 a 90º. Geralmente os ângulos intermediários, 78º, são versáteis, pois não gravam muito do fundo nem ficam muito próximas do rosto, criando um enquadramento agradável.

As mais simples geralmente acabam tendo um ângulo um pouco mais fechado, de 60º, que acaba captando apenas uma pessoa, sendo o ideal para as chamadas de vídeos ou reuniões. Para quem pretende fazer transmissões ao vivo, especialmente para quem pretende utilizar outros elementos na câmera, como o cenário, a dica é investir nas câmeras com ângulo de 90º.

Microfone

A grande maioria das câmeras também já são vendidas com um microfone embutido, sendo que este é o responsável pela captura dos sons enquanto as pessoas estiverem utilizando a mesa para uma determinada transmissão. Mas, neste caso específico, são raras as câmeras que oferecem um microfone de qualidade, até mesmo por não ser essa a sua função principal.

Então, aqui, a qualidade do microfone vai ser importante apenas para quem realmente pretende utilizar essa forma de captação de áudio embutida. Normalmente ela acaba sendo interessante apenas para as chamadas de vídeo mais simples. Mas, na grande maioria dos casos, o ideal é utilizar um microfone externo.

Recursos extras

Alguns outros recursos podem ser interessantes para quem pretende utilizar a câmera para fins mais profissionais:

  • Rastreamento de rosto: Pode ser utilizado tanto com sistemas de segurança, para desbloqueio do computador, ou para acompanhar movimentos feitos de forma automática;
  • Botões de atalho: Para quem pretende acessar determinadas configurações durante as transmissões;
  • Luzes noturnas: LED para iluminar o rosto durante as transmissões.
ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.