Dicas de pratos simples que combinam com vinho

Os especialistas em vinho apontam que é possível combinar a bebida de forma inusitada na nossa alimentação do dia a dia.

Postado em 16/08/2023.

Certamente as pessoas não arriscam e ainda acreditam que um bom vinho não pode ser consumido na companhia de pratos comuns, apenas de pratos que sejam sofisticados ou queijos mais do que especiais. A grande verdade é que a bebida certamente combina com comidas que consumimos no dia a dia, e quem fala isto são diversos especialistas no assunto.

Ao utilizar o vinho junto da comida, independente de que tipo de vinho for consumido, é possível que a bebida conte com uma capacidade de complementar o alimento criando assim uma possibilidade de ampliação do sabor do alimento, além de preparar as papilas gustativas para receber os próximos alimentos.

Conheça algumas combinações perfeitas entre o vinho e alimentos comuns que ficam uma delícia.

Consumir vinho junto de pastéis ou petiscos

Conforme especialistas no assunto, estes alimentos se tornam ainda mais saborosos aliando o consumo de um bom vinho, o vinho limpa a gordura das frituras de nossa boca e ainda combinam de forma perfeita com os mais diversos recheios. Pastéis por exemplo, ficam perfeitos com vinho tinto, e as uvas de vinho tinto mais indicadas neste sentido são Carmenére, Merlot e Pinot Noir.

O consumo de vinho junto de frango á passarinho

Este é um alimento que também fica bastante interessante e muito agradável quando harmonizado com vinho para a diminuição da gordura. É indicado neste sentido um vinho que seja tinto, ou branco jovem e frutado, assim irá ocorrer uma mistura interessante de sabores.

Vinho + calabresas aceboladas

Nesta proposta o vinho auxilia na diminuição do sabor forte, e ainda a limpeza por completo do paladar. Para esta situação, e este tipo de prato, é indicado que se consuma vinhos tintos de uvas potentes, entre elas as uvas Cabernet, Malbec ou até mesmo Shiraz.

Vinho e pão com mortadela

Este é um dos pratos mais comuns e clássicos do Brasil, inclusive os gringos adoram esta combinação quando vem ao nosso país, e nada impede que este alimento tão tradicional, seja combinado de forma perfeita com um delicioso vinho. O vinho acaba por diminuir o sabor pungente da mortadela, auxiliando no processo de digestão e melhor, fazendo com que não nos lembremos da mortadela durante o passar do dia. Os vinhos tintos de médio corpo, com uvas Malbec ou Tempranillo são perfeitos para harmonizar com o lanche, e ainda facilitam de forma bastante surpreendente o processo de digestão.

A combinação de vinho + macarrão com salsicha

O molho vermelho, que pode ser consumido em diversos tipos de alimentos diferentes, ficam perfeitos com vinho. Nesta situação, não apenas o macarrão com salsicha combina, até mesmo picadinhos de guisado com batata combinam com a bebida. A utilização nestes alimentos de um vinho tinto leve e mais jovem, fabricado com as melhores uvas Sangiovese, Merlo ou mesmo Pinot Noir, são a escolha perfeita para o consumo.

O clássico, combinado com vinho

A combinação perfeita do Brasileiro, o arroz, feijão, farova e ovo, poderá ser sim servida com uma bela e deliciosa taça de vinho, conforme especialistas no assunto apontam. Para acertar na escolha, a melhor pedida poderia ser um espumante branco Brut, que pode ser seco, desta forma não terá erro, e ainda você irá tornar o paladar para esta alimentação tão deliciosa perfeito.

São muitas as combinações que podem ser feitas, tudo depende do gosto, e do paladar de quem consome vinho. O vinho é uma bebida muito pessoal, e por isso analisar várias possibilidades, pode ser excelente na hora de escolher, mas que nem todas as pessoas irão aprovar.