Namoro de longa data: confira dicas para manter o relacionamento

Cuidados devem ser tomados para manter uma relação saudável e com sentimentos reais.

Publicado em 31/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O como de qualquer relacionamento geralmente é cheio de expectativas e de muita intensidade. Um casal de namorados nos seus primeiros meses de convívio costuma demostrar muita paixão, e as dificuldades acabam sendo deixadas de lado. Na verdade, muitos especialistas afirmam que as versões individuais de cada pessoa envolvida no começo de uma relação acabam sendo diferentes do que elas realmente são.

Namoro de longa data: confira dicas para manter o relacionamento

Mas com o passar do tempo, este relacionamento vai mudando. Afinal de contas, as pessoas vão se conhecendo com maiores detalhes, e tudo o que antes era considerado como uma novidade acaba se tornando rotina. Além disso, existe também uma tendência de que as pessoas se tornem menos tolerantes, tanto em relação aos problemas dos outros como em relação aos seus próprios sentimentos diante determinadas situações.

Os desafios dos relacionamentos acabam sendo diferentes, de acordo com a forma como eles evoluem. Caso as pessoas acabem seguindo uma trilha que atualmente a sociedade entende como o caminho natural de um relacionamento, que seria o de noivado e posterior casamento, ou o ato de morar juntos e constituir uma família, existe uma série de mudanças nas rotinas, com vantagens e problemas específicos.

Anúncios

Mas o que acontece quando as pessoas acabam mantendo um namoro por um longo período de tempo? O que deve ser feito para que os relacionamentos não acabem sofrendo justamente em virtude da rotina?

Confira algumas dicas:

Busque sempre o autoconhecimento

Anúncios

Antes de mais nada, se existe uma preocupação individual com a qualidade de um relacionamento com outra pessoa, acaba sendo muito importante se conhecer, de uma forma honesta. Somente a partir destes dados será possível entender melhor o que a pessoa busca em um relacionamento e qual a sua real contribuição e o seu papel no namoro em questão.

Boa parte dos problemas que acontecem dentro de um determinado relacionamento acaba surgindo justamente em função de uma certa dificuldade que as pessoas acabam tendo sobre seus próprios sentimentos ou suas expectativas depositadas sobre o outro.

Controle o ciúme

O ciúme é um problema dentro de qualquer relacionamento. Por mais que existam pessoas que tentem entender este tipo de sentimento como algo que possa ser convertido em algo benéfico, inclusive afirmando que essa é uma manifestação de amor e cuidado, na verdade as suas características indicam algo completamente o oposto.

O ciúme está muito mais relacionado a um sentimento de posse e uma falta de confiança do que qualquer outra coisa. E isso normalmente está relacionado a insegurança e também a baixia autoestima da pessoa que sente. Além disso, o ciúme pode fazer com que as pessoas criem cenários e situações hipotéticas na sua mente, que podem prejudicar bastante o relacionamento no dia a dia.

Saiba abrir mão das suas necessidades

O individualismo também é um ponto que pode acabar se tornando problemático em um namoro, especialmente quando ele vai se tornando mais longevo. No começo do relacionamento, este sentimento de paixão mais intenso faz com que muitas pessoas abram mão completamente das suas necessidades e dos seus gostos em troca do que o outro gosta ou sente.

Mas este tipo de situação não consegue ser mantido por muito tempo. Conforme o tempo vai passando, este quadro vai se tornando insustentável. Em muitos casos, as pessoas mudam completamente, passando a colocar sempre suas necessidades em primeiro lugar. Neste ponto, o melhor caminho sempre será o equilíbrio.

Entenda o papel da rotina

Ignorar a rotina pode não ser o melhor caminho para conseguir manter um relacionamento por muitos anos, especialmente um namoro. Na verdade, ela deve sempre ser considerada, com as pessoas aprendendo as melhores formas de lidar com a sua presença e com as mudanças que ela traz para a dinâmica do namoro de uma forma geral.

A rotina, de uma forma geral, não pode ser vista como algo negativo. Muitas vezes ela acaba sendo extremamente necessária em diversos aspectos. Mas é importante sentir quando existe a necessidade de uma quebra nestes dias iguais, especialmente quando o assunto é relacionamento. E a melhor forma de conseguir lidar com isso é justamente manter um canal de comunicação sempre franco com o parceiro, buscando entender como a rotina está afetando cada um.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.