5 dicas para preparar a pele para as maquiagens feitas para o inverno
Confira alguns passos importantes para manter a pele em dia nos tempos mais frios.
Se durante o verão as pessoas precisam tomar uma série de cuidados com a pele, sendo muitos deles focados diretamente no bloqueio dos raios de sol que são mais fortes e que as pessoas também acabam se expondo em virtude das atividades feitas ao ar libre nas temperaturas mais altas, o inverno também acaba exigindo alguns cuidados específicos.
Quando a temperatura está mais baixa, o tempo normalmente acaba ficando mais seco também. Além de chover menos, a própria umidade relativa presente no ar do dia a dia acaba se tornando mais rara. E isso acaba fazendo com que alguns efeitos sejam sentidos no corpo, especialmente na pele.
Um dos primeiros efeitos causados na pele acaba sendo justamente o ressecamento da cútis de uma forma geral. E isso se torna ainda mais relevante para as pessoas que já possuem uma quantidade menor de óleo produzido pelo corpo. Portanto, utilizar alguns produtos que acabem ajudando a manter a pele mais hidratada é muito interessante.
E estes produtos podem acabar sendo aplicados junto com as maquiagens do dia a dia. Confira algumas dicas que ajudam a manter a pele preparada para receber os mais variados produtos utilizados como maquiagem:
Aumente a quantidade de hidratantes
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas ampliem a quantidade de hidratantes utilizados no dia a dia. Este tipo de ação pode ser encontrado tanto nos produtos que são hidratantes de forma específica como também os produtos que acabam tendo uma ação de hidratação funcionando de uma forma conjunta.
Mas a hidratação deve ser feita especialmente antes que a maquiagem seja aplicada de fato. Na rotina de skincare, que geralmente é feita antes da pessoa ir para cama dormir, é importante ter uma boa hidratação da pele. Este produto deve ser massageado na pele, que acaba permitindo com que aconteça uma maior absorção do mesmo.
Hidrate no momento correto
Em determinados momentos do dia o processo de hidratação pode acabar se tornando menos eficiente. De acordo com especialistas, o momento ideal para que estes produtos sejam utilizados é geralmente após o banho. Neste momento, a água mais aquecida faz com que aconteça uma abertura dos poros, e isso ajuda bastante na absorção de todos os nutrientes.
Caso a pessoa deseje fazer a sua rotina de skincare mas já tomou banho antes, a dica é lavar o rosto com uma água um pouco mais aquecida, que já ajuda a abrir os polos. Só tome cuidado para não utilizar a água muito quente, pois isso pode fazer com que aconteça um grande aumento na oleosidade do rosto.
Evite os produtos aplicados na forma de pó
Muitos itens da maquiagem acabam sendo utilizadas na forma de pó, mas este formato nem sempre acaba sendo considerado como mais interessante durante o inverno, especialmente para quem já está com uma pele mais ressecada. O pó pode acabar atrapalhando a forma como os produtos hidratantes atuam na pele de uma forma geral, tornando o rosto ainda mais ressecado.
Neste caso, existem algumas substituições interessantes que podem ser feitas, como blush cremoso, lip tint e até mesmo um CC cream. Todos eles conseguem trazer efeitos muito interessantes para a maquiagem na pele.
Cuidado com o primer
O primer é um produto muito importante para a maquiagem de uma forma geral, mas existem alguns que são mais interessantes de serem utilizados durante o inverno. Os primers iluminadores acaba oferecendo um brilho bastante sútil para a pele, fazendo com que ela mantenha um aspecto mais saudável e também hidratada. E isso pode fazer toda a diferença durante o inverno, quando a pele tem uma tendencia de se tornar mais seca e sem vida.
Prefira as bases líquidas e cremosas
Na hora de escolher as bases que serão aplicadas na pele, uma outra dica é preferir sempre aquelas que possuem uma forma líquida ou cremosa. Elas normalmente também acabam trazendo um efeito hidratante em conjunto.
As bases que são aplicadas na sua forma líquida acabam deslizando de uma forma muito mais suave para a pele, facilitando também a adesão e disfarçando os sinais de hidratação de uma forma mais efetiva.