5 maneiras de acabar com a oleosidade excessiva dos fios de cabelos

Confira formas de tratar e até mesmo resolver o problema da produção de óleo em excesso nos fios.

Publicado em 10/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A oleosidade excessiva é uma característica capilar de determinadas pessoas. Mesmo que existam alguns fatores externos e internos do organismo que fazem com que isso aconteça de uma forma mais efetiva e intensa, o fato é que algumas pessoas nascem já com uma pré-disposição que vai fazer com que ela tenha cabelos oleosos ao longo da sua vida, da mesma forma que outras pessoas apresentam uma tendência de ter cabelos mais secos.

5 maneiras de acabar com a oleosidade excessiva dos fios de cabelos
Créditos: Divulgação

Uma certa quantidade de oleosidade é fundamental para os fios de cabelo. Sem isso, os fios acabam se tornando ressecados de uma forma muito mais rápida, fazendo com que eles se tornem quebradiços. Mas esse excesso, quando não passa por nenhum tipo de controle, gera uma série de problemas.

Quando estamos falando do aspecto visual do cabelo, a oleosidade passa a sensação de que a pessoa está suja. Mesmo que essas pessoas tenham lavado o cabelo, o aspecto pesado e com os fios apresentando um certo brilho passam essa sensação de impureza, que pode ser bastante desagradável.

Anúncios

Além disso, o excesso de oleosidade torna mais fácil o surgimento de caspa e de outros problemas diretamente no couro cabeludo, como a coceira que pode, em alguns casos, se transformar em feridas. E isso acontece em virtude da dificuldade que os poros possuem de respirar com essa quantidade de óleo produzida.

Outros problemas que aparecem com frequência nessa situação são os seguintes: queda de cabelo de uma forma mais acentuada, já que o couro cabeludo acaba sendo comprometido, a seborreia e também uma condição muito específica que provoca um enfraquecimento dos fios como um todo, que é a foliculite.

Anúncios

Confira algumas dicas e estratégias que podem ajudar as pessoas a ter um maior controle da produção de óleo pelo couro cabeludo:

Lave os cabelos em dias alternados

Uma mudança na rotina que pode fazer toda a diferença nos cuidados com os fios oleosos é deixar de lavar os fios todos os dias e passar a lavar o cabelo em dias alternados. Muitas pessoas acreditam que os cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas isso pode apenas estimular mais produção de oleosidade. Mas os fios também não podem ficar mais de dois dias sem uma lavagem completa.

Utilize somente produtos específicos

Essa é uma regra que deve ser levada em consideração sempre. As pessoas precisam adotar somente os produtos de lavagem que sejam específicos para cabelos oleosos. Eles não são apenas um 'mito' ou uma estratégia das empresas para vender mais produtos. Eles realmente possuem determinados compostos que atuam diretamente no controle não apenas do excesso como também da produção de oleosidade em geral.

Evite tomar banhos muito quentes

Outra dica muito importante para as pessoas que possuem cabelos oleosos é evitar os banhos com a água em uma temperatura muito elevada. Os banhos quentes, especialmente com essa água em contato direto com a parte de cima da cabeça, podem causar ressecamento da pele do couro cabeludo e provocar uma reação contrária do organismo, que é a produção de mais óleo para tentar esse controle.

A recomendação dos especialistas é que sempre as pessoas tomem seus banhos com uma temperatura da água que seja considerada como morna. Para quem conseguir lavar a cabeça com a água fria, melhor. Especialistas também afirmam que uma tática que algumas pessoas fazem, de tomar banho quente mas finalizar com um jato de água fria, não funciona.

Cuidado com o uso de condicionadores

O condicionador é um tipo de produto que é muito importante para conseguir manter os fios bem hidratados. As pessoas que possuem os cabelos mais oleosos podem acreditar que elas não precisam do condicionador. Mas a forma como o óleo natural atua nos fios é bastante diferente, com os condicionadores ainda importantes para promover uma hidratação mais completa.

Mas também é muito importante tomar cuidado para não exagerar na utilização dos cremes e condicionadores de uma forma geral. Antes de mais nada, é muito importante utilizar os condicionadores que são específicos para os cabelos oleosos. Os tratamentos de hidratação mais intensos, como as máscaras, devem ser feitos apenas nos cabelos que passam por determinados tratamentos químicos, como a tintura.

Evite os cremes sem enxague

Um tipo de produto que deve ser evitado pelas pessoas que possuem os cabelos oleosos naturais é o creme que dispensa enxague. Normalmente eles são aplicados depois do banho, para pentear os fios de uma forma mais fácil ou para que eles fiquem com um aspecto mais liso ou de molhado por mais tempo.

Esses cremes que atuam por mais tempo nos fios podem acabar deixando uma série de resíduos, e esses podem ser as principais causas do acúmulo de óleo no couro cabeludo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.