Moda e sustentabilidade: como se vestir bem respeitando o meio ambiente
Saiba como pensar na natureza durante suas escolhas de roupas e acessórios para o dia a dia.
A preocupação com o meio ambiente é um tema muito presente nos dias de hoje, nos mais variados aspectos e também dentro das mais variadas atividades da economia humana como um todo. Afinal de contas, mesmo que não seja propriamente considerado como um tema novo, a sociedade global está sentindo na pele os efeitos das mudanças climáticas causadas justamente em função da ação humana.
E o tema também acaba se fazendo presente, de uma forma muito necessária, dentro do segmento e da indústria da moda. Mesmo sendo visto como uma atividade comercial até mesmo fútil quando comparada com outras atividades que fornecem as provisões necessárias para a sobrevivência das pessoas, como a alimentação, a moda faz parte do dia a dia de todo mundo, mesmo que algumas pessoas não prestem atenção.
Portanto, é muito importante que não apenas a indústria, mas como as pessoas nas suas escolhas em termos de roupas e acessórios que são utilizados no dia a dia tenham, pelo menos, um pouco de preocupação de consciência sobre o impacto que isso está causando no planeta de uma forma geral.
Confira algumas dicas interessantes para pensar em sustentabilidade dentro da moda:
Opte sempre por materiais sustentáveis
Antes de mais nada, é importante que as pessoas saibam que, nos dias de hoje, existem muitas opções de materiais que podem ser utilizados nas roupas e nos acessórios e que acabam tendo um menor impacto no meio ambiente do que alguns materiais mais comuns. Dentre as opções que são consideradas como recicláveis estão algodão orgânico, linho, bambu e tecidos reciclados de uma forma geral.
No caso de matérias primas que são criadas de forma orgânica, o benefício acaba sendo basicamente a partir das mudanças práticas que os produtores fazem, como deixar de utilizar pesticidas e fertilizantes químicos.
Prefira os materiais que ofereçam mais durabilidade
Outro aspecto da moda que acaba causando muito impacto no meio ambiente está justamente na sua essência. A moda é basicamente uma tendência, que chega, fica ao longo de um determinado tempo, e depois acaba passando. E isso acaba provocando um incentivo ao consumismo, fazendo com que existe uma maior produção de bens, consequentemente maior impacto ambiental. Por isso, é muito importante que as pessoas optem pelas peças de roupas que tenham maior durabilidade, para que as pessoas consigam utilizar ela por mais tempo, mesmo que o corte, o design ou a cor não esteja mais na moda.
Conheça as marcas
A indústria do vestuário frequentemente passa por uma série de situações nas quais grandes marcas acabam sendo descobertas com práticas consideradas como criminosas e nocivas, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade de uma forma geral. E isso se dá basicamente a partir de uma busca incessante pelo aumento do lucro, explorando fragilidades da globalização e da terceirização.
Portanto, acompanhar mais de perto como as grandes marcas que as pessoas gostam e acompanham dentro do segmento da moda pode ser interessante para que as pessoas não incentivem este tipo de forma de produção. Ao mesmo tempo que existem marcas que possuem um processo de produção nocivo, existem cada vez mais marcas que adotam uma produção mais responsável.
Adquira peças de 2ª mão
Incentivar a rotatividade destas peças de roupas e também dos acessórios utilizados no dia a dia também acaba sendo uma forma de contribuir com o meio ambiente, a partir do momento que as pessoas deixam de adquirir algo novo e compra uma peça que já está circulando pelo mercado.
Mas isso não significa que as pessoas acabem tendo que abrir mão da qualidade das peças de uma forma geral. Hoje em dia existe um trabalho muito interessante de curadoria, feitas por brechós, para conseguir repassar peças de qualidade para os clientes que não compram roupas novas.
Tenha peças atemporais
Mesmo que as pessoas tenham a necessidade de utilizar peças de roupas e acessórios que estejam na moda, acaba sendo muito importante ter algumas opções que possam ser consideradas como atemporais. Ou seja, roupas e acessórios que poderão ser utilizados por muito tempo antes que a pessoa sinta necessidade de adquirir novos itens.