5 filmes para conhecer a carreira do diretor Ridley Scott
Conheça algumas produções que ajudam a ter um bom panorama das realizações do cineasta.
Não bastasse o fato de Ridley Scott ter se consolidado como um dos maiores diretores do cinema mundial, ele também acabou se tornando muito famoso por ser um dos realizadores que mais trabalham, mesmo tendo completado nada menos do que 87 anos de idade.

No ano passado, ele lançou nos cinemas a continuação de um dos maiores filmes da sua carreira. Mesmo que Gladiador 2 não tenha conquistado as premiações e nem a bilheteira do seu antecessor, esse acaba sendo um filme muito importante para demonstrar que esse diretor ainda está em plenas capacidades de conduzir as filmagens, mesmo quando estamos falando de longas complexos.
E, de acordo com entrevistas que o diretor concedeu recentemente, ele não está mostrando nenhum sinal de reduzir o ritmo. Scott confirmou que tem pelo menos dois grandes projetos alinhados para esse ano de 2025. O primeiro, ‘The Dog Stars’, estrelado por Jacob Elordi, começará a ser filmado em abril. Já em setembro, Scott dará início às filmagens de ‘You Should Be Dancing’, cinebiografia dos Bee Gees.
Uma das grandes conquistas do diretor foi ter justamente conseguido consolidar sua carreira como um contador de histórias dos mais variados gêneros, e não um diretor focado em um tipo específico de filme. Para quem deseja ter uma ideia da capacidade do diretor e também da variedade do seu trabalho, confira alguns dos melhores filmes da sua carreira:
Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Considerado não apenas como um dos melhores filmes da carreira do diretor Ridley Scott, como também um dos principais do seu gênero, Alien: O Oitavo Passageiro é apenas o 2º longa da sua carreira e praticamente definiu as regras do gênero de terror espacial, que até hoje seguem sendo replicadas nos mais variados filmes.
O filme deu origem também a uma das franquias mais conhecidas do mundo inteiro e que até hoje segue rendendo filmes e séries. A premissa já foi ampliada nas últimas décadas, mas começou de uma forma muito simples: Uma nave espacial que estava tentando retornar para a Terra acaba sendo invadida por um ser extraterrestre nada pacífico.
Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)
O começo da carreira do diretor Ridley Scott acabou se tornando muito marcado pelo lançamento de ficção científica, o que acabou fazendo com que muitas pessoas acreditassem que ele faria somente esse tipo de produção, o que foi rechaçado posteriormente. Mas Blade Runner também se consagrou como um marco.
A história se passa na Terra no começo do século XXI, quando uma grande empresa desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. Esses, chamados replicantes, no começo foram utilizados como escravos para colonização de outros planetas, mas um grupo evolui e lidera um motim, iniciando uma guerra.
Thelma & Louise (1992)
Esse foi um bom exemplo da versatilidade do diretor, demonstrando que também seria capaz de fazer sucesso explorando gêneros completamente diferentes da ficção. E esse longa, que segue as regras de um subgênero muito conhecido do público, que é o road movie, não apenas foi sucesso de público como também foi o responsável pela primeira indicação de Scott na categoria de Melhor Direção.
No filme, Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.
Gladiador (2000)
Chegando no longa que acabou se tornando o maior sucesso de público, renda e crítica da carreira do diretor. Um verdadeiro épico histórico que acaba fazendo referência a outros grandes filmes que foram lançados pelos estúdios norte-americanos ao longo das décadas.
A história acaba sendo uma ficção, mas baseada não apenas na realidade do grande Império Romano como também em alguns personagens históricos que se tornaram muito famosos. Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Isso faz com que se inicie uma guerra familiar interna, com consequências para toda Roma.
Falcão Negro em Perigo (2001)
O diretor também conseguiu demonstrar sua capacidade de domínio de cena e criação de histórias dramáticas em cenários extremos, como uma guerra. Esse longa rendeu a 3ª indicação do diretor em sua categoria no Oscar, além de outras nomeações.
O filme acompanha o envio de um contingente de soldados norte-americanos para a Somália como parte de uma estratégia de interferência em uma guerra civil. Quando uma missão dá errado, soldados americanos acabam sendo cercados e precisam se defender em uma batalha marcada pelo massacre.