5 filmes que foram fracasso de bilheterias, mas que fizeram sucesso no streaming

Essas obras conseguiram uma boa audiência nos serviços sob demanda.

Publicado em 29/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A bilheteria dos cinemas ainda acaba sendo utilizado como principal medida para verificar o sucesso ou o fracasso de um determinado filme. Mesmo que a partir do momento que as produções acabem sendo lançadas elas gerem renda de uma série de outras formas, como contratos de distribuição, vendas de direitos, materiais promocionais, etc, a quantidade de dinheiro adquirido nas telonas ainda impacta bastante a forma como um determinado filme é recebido.

5 filmes que foram fracasso de bilheterias, mas que fizeram sucesso no streaming

Mas nem sempre um fracasso de bilheteria vai indicar um filme que será um completo fracasso de público. Ao longo da história tivemos diversos exemplos de filmes que tiveram resultados muito ruins em termos de venda de ingressos para as salas grandes, mas acabaram se tornando grandes sucessos em plataformas como o VHS, o DVD e até mesmo a televisão.

Hoje em dia todo o foco está concentrado nas empresas de streaming. Os contratos de distribuição são complexos, mas, na grande maioria dos casos, as empresas de streamings acabam comprando pelo direito de colocar os filmes no seu catálogo, e essa negociação tende a ser mais favorável para os serviços sob demanda quando os filmes são fracassos de bilheteria.

Anúncios

Mas quando eles se tornam sucesso dentro dos streamings, isso acaba sendo muito bom, já que essas empresas dependem muito da capacidade de reter os seus atuais clientes e conseguir novos assinantes interessados em assistir aquele conteúdo.

Confira alguns exemplos recentes de filmes que não foram bem nos cinemas, mas que conseguiram uma boa audiência no streaming:

Air: A História Por Trás do Logo (2023)

Anúncios

O filme dirigido, produzido e estrelado por Ben Affleck e que foi bancado originalmente pela Amazon tinha grandes pretensões, inclusive para as principais premiações, como o Oscar. Acabou passando batido tanto pelos votantes dos prêmios da indústria como dos espectadores do cinema.

Mas, na Prime Vídeo, o filme teve uma excelente repercussão, sendo assistido por mais de um milhão de pessoas no seu lançamento. Um filme bom quando levado em consideração o fato de ser basicamente uma história de marca, que conta o surgimento da linha Air Jordan na Nike.

Lightyear (2022)

O longa de animação que trazia como principal personagem o astronauta de Toy Story passou muito longe de ser considerado como um sucesso da Pixar, especialmente quando estamos falando em bilheteria no cinema. O filme teria arrecadado cerca de US$ 222 milhões de bilheteria, o que não seria um número ruim se o longa não tivesse custado US$ 200 milhões.

Mas, além de ter conseguido sair do vermelho, o filme conseguir uma boa audiência no Disney+, conseguindo uma boa retenção de assinantes.

Matrix Resurrections (2021)

A retomada da franquia Matrix também estava recheada de expectativas. Mas mesmo antes do lançamento do filme existia um sentimento de “é realmente necessário um novo Matrix” pairava no ar. E parece que ele realmente acabou prevalecendo nas bilheterias. O longa que custou US$ 190 milhões arrecadou apenas US$ 159 milhões nas bilheterias.

Mas quando foi lançado no streaming HBO Max o filme conseguiu ficar em primeiro por diversos dias. De acordo com os números que foram divulgados pela empresa, ele chegou a ,8 milhões de residências nos EUA em seus primeiros cinco dias no catálogo.

O Último Duelo (2021)

Um filme dirigido por Ridley Scott e com um elenco de protagonistas com nomes de peso como Matt Damon, Adam Driver, Ben Affleck e Jodie Comer seria receita de sucesso nos cinemas. Mas não foi bem isso que acontecem. O filme que acompanha três pontos de vistas de um drama na Idade Média arrecadou apenas US$ 30 milhões, diante de um orçamento de US$ 100 milhões.

Mas na plataforma HBO Max o longa se tornou um dos mais bem assistidos e apareceu apontado até mesmo como uma “descoberta” na TV.

Mortal Kombat (2021)

Além de sérum filme de qualidade bastante duvidosa, este foi mais um longa que acabou sofrendo os efeitos da pandemia quando foi lançado nos cinemas. Ele arrecadou menos de US$ 85 milhões nas bilheterias, mesmo tendo o nome de James Wan assinando na produção.

Mas pelo menos a audiência parece ter assistido bastante na HBO Max, até mesmo para matar sua curiosidade, colocando ele também como um dos mais assistidos na semana do seu lançamento.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.