6 destinos perfeitos para quem deseja fazer ecoturismo no Brasil em 2025
Conheça alguns locais para quem deseja entrar mais em contato com a natureza durante os passeios.
O turismo, assim como todos os segmentos da economia e da atividade comercial, pode ser dividido em diversas categorias, de acordo com as características do local. É um nicho que chama bastante a atenção e atrai turistas: o ecoturismo, que nada mais é do que os passeios feitos com o objetivo de entrar em contato maior com a natureza, algo que realmente grande parte da população não consegue ter na vida moderna.

O Brasil acabou se tornando um dos principais países para quem deseja viver esse contato com a natureza. Afinal de contas, temos um país de dimensões continentais, com uma grande variedade de biomas e relevos. E as atrações são muito variadas também, com as pessoas conseguindo aproveitar muitos locais diferenciados.
Confira alguns dos locais mais indicados no Brasil, em 2025, para quem está interessado no ecoturismo:
Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito está se destacando como um dos principais destinos do Brasil para quem quer ter contato maior com a natureza de uma forma geral, com algumas paisagens realmente muito bonitas. O local permite que as pessoas tenham contato direto com cachoeiras, rios e grutas com águas realmente muito cristalinas.
Bonito está localizado a cerca de 300 km de Campo Grande e é uma típica cidade do interior, com cerca de 25 mil habitantes. Além desse contato maior com elementos da natureza que nem sempre estão perto das grandes cidades, as pessoas ainda contam com uma excelente estrutura de hospedagem e restaurantes. O local também conta com o seu próprio aeroporto, o que ajuda bastante na chegada e na partida dos turistas.
Foz do Iguaçu, Paraná
Um dos destinos mais clássicos do Brasil para quem gosta de ecoturismo, Foz do Iguaçu nem sempre é vista além da sua principal atração, que são as cataratas. Mas a cidade do Paraná, que faz fronteira com outros dois países, oferece muito mais do que isso: um local realmente muito interessante para quem deseja presenciar algumas maravilhas da natureza.
Atualmente, em Foz, as cataratas são consideradas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, o que já faz com que esse local seja muito procurado por turistas do mundo inteiro. Mas, além disso, a cidade oferece outros parques naturais que podem ser visitados, além de uma grande quantidade de atividades ao ar livre.
Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é outro dos destinos turísticos mais populares do Brasil e também um dos que mais atraem visitantes de outros países do mundo. O local é uma ilha, formada por outras 21 formações dos mais variados tamanhos. Os visitantes se deparam com algumas praias que são consideradas as mais bonitas do mundo, com águas cristalinas e com tons azul-esverdeados.
Todas as atividades feitas nesse local estão diretamente relacionadas com a natureza. Inclusive, os visitantes acabam tendo que seguir uma série de protocolos e diretrizes para ajudar na preservação do ambiente. Infelizmente, esse acaba sendo um local ainda considerado bastante inacessível para grande parte das pessoas, pelos altos valores cobrados.
Lençóis Maranhenses, Maranhão
O Brasil oferece uma variedade tão grande de ambientes que é possível encontrar até mesmo grandes espaços com dunas de areia branca que criam uma paisagem única. Os Lençóis Maranhenses acabam dando aos turistas a sensação de estarem em um país completamente diferente do Brasil.
Localizado a cerca de 250 km da capital, São Luís, os Lençóis receberam o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A atração faz parte do Parque Nacional e permite que os turistas sigam grandes circuitos pelas dunas até a chegada às lagoas que existem no local.
Chapada Diamantina, Bahia
A Bahia normalmente acaba sendo procurada pelos turistas de outros países e também de outras regiões do Brasil pelas suas mais belas praias, que podem ser encontradas espalhadas basicamente por todo o estado. Mas a Bahia também conta com uma série de outros atrativos, incluindo a Chapada Diamantina.
Mesmo que seja um destino que acaba sendo mais procurado pelas pessoas que praticam determinados tipos de esportes, como o trekking, a Chapada também pode ser visitada pelo turista mais casual, que deseja conhecer de perto a área com mais de 38 mil km² e suas grandes paredes de pedra, além de vegetação, cachoeiras e trilhas desafiadoras.
Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul também oferece aos turistas a oportunidade de visitar alguns destinos turísticos realmente impressionantes, incluindo a cidade de Cambará do Sul, base para visitar os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.
As grandes formações oferecem aos turistas a oportunidade de verem de perto uma paisagem de tirar o fôlego. Além de apreciarem a vista, os turistas também podem aproveitar as atividades disponíveis, como caminhadas, trilhas de bicicleta e até mesmo tirolesas.