Guia lista os destinos turísticos que devem ser evitados em 2025

Confira aqueles locais que não estão sendo recomendados para quem deseja passear e curtir momentos de lazer.

Publicado em 12/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para quem está pensando em viajar, especialmente para quem gosta de explorar e de conhecer locais diferentes, existem sempre aqueles destinos que são considerados clássicos e conhecidos ao redor do mundo inteiro. Existem muitos guias de viagem que são especializados justamente em selecionar esses locais mais interessantes e que estão em alta em um determinado período.

Guia lista os destinos turísticos que devem ser evitados em 2025
Créditos: Divulgação

Mas também existem aqueles locais que acabam entrando exatamente no oposto da lista, ou seja, acabam sendo apontados como não recomendados para os turistas de uma forma geral. E como os locais acabam sendo dinâmicos, mudando de acordo com os acontecimentos, alguns locais que são considerados destinos consagrados podem acabar passando por situações que afastam os turistas de uma forma geral.

O guia de viagens Fodor se tornou conhecido justamente por editar, todos os anos, uma lista de destinos de viagem que não são recomendados atualmente. E eles acabam levando em consideração os mais variados aspectos, e não possuem pudor de citar até mesmo alguns locais clássicos.

Anúncios

Confira os atuais destinos turísticos que devem ser evitados pelos turistas:

Bali – Indonésia

Esse é um destino que atrai milhares de turistas todos os meses de todos os locais do mundo, especialmente aqueles que gostam de determinados esportes radicais e que também gostam de um maior contato com a natureza. O fluxo de turistas, que chegou a bater 5,3 milhões de visitantes internacionais em 2023, acabou se tornando um problema.

Anúncios

A cidade, de uma forma geral, se desenvolveu de uma forma muito rápida, sem o devido planejamento. E isso está fazendo com que os principais atrativos da área, que são justamente as paisagens naturais, sejam prejudicados. Praias outrora imaculadas como Kuta e Seminyak agora estão enterradas sob pilhas de lixo, com os sistemas locais de gerenciamento de resíduos lutando para acompanhar.

Barcelona, Maiorca e Ilhas Canárias – Espanha

Barcelona e outros locais da Espanha acabaram se tornando manchete nos últimos anos em função dos mais variados protestos feitos pelos moradores locais, que afirmam não conseguirem mais morar nas metrópoles em função do aumento do custo de vida na última década. E um dos principais motivos é justamente o aumento da quantidade de turistas.

Além de um movimento local, com os próprios moradores pedindo para que os turistas procurem outros locais, a cidade saturada acaba oferecendo uma experiência que nem sempre está sendo considerada como a mais agradável para os turistas.

Lisboa – Portugal

Um dos destinos preferidos pelos brasileiros, até mesmo por ser uma grande cidade localizada na Europa na qual as pessoas não precisam se preocupar com a barreira do idioma, aparece na lista de destinos turísticos para ser evitada nesses anos.

E o motivo é basicamente o mesmo que vivem as cidades do país vizinho, a Espanha: o aumento considerável do custo de vida, em função da grande quantidade de pessoas que atualmente vivem nesse local. A cidade, que recentemente foi classificada como o terceiro lugar menos viável financeiramente para se viver globalmente, perdeu aproximadamente 30% de sua população desde 2013.

Koh Samui – Tailândia

Apesar dos cenários realmente paradisíacos e únicos que podem ser encontrados nesse local, o que acabou se tornando um dos seus principais atrativos turísticos, a cidade viveu também um aumento significativo e muito rápido de turistas. De acordo com os dados, em 2023 foram 3,4 milhões de turistas, representando um aumento de 20% em relação ao que era registrado até então.

Atualmente, existem 200.000 toneladas de resíduos em um aterro sanitário além da linha de visão de locais turísticos e vilas luxuosas. Portanto, pode ser que os visuais que se tornaram famosos, especialmente explorados por programas de televisão e filmes, estejam bem diferentes para as pessoas que estão chegando.

Monte Everest – Nepal

Um destino turístico considerado emblemático, se tornando até mesmo uma meta para muitas pessoas. Cerca de 58.000 pessoas visitam anualmente o entorno e o ponto de 29.032 pés de altura. Mas essa é uma estrutura que não comporta esse número de pessoas, que pode ser considerado até mesmo pequeno quando comparado com outros locais.

De acordo com estimativas, aproximadamente 30 toneladas de lixo e uma grande quantidade de fezes humanas estejam dispersas nas encostas do Everest e na trilha para chegar lá. E tudo isso vai criando uma série de problemas, que, devido às características do local, pode até mesmo elevar os riscos.

Agrigento (Sicília) - Itália

Essa cidade tradicional da região da Sicília, na Itália, recentemente viveu uma grande crise no seu abastecimento hídrico. As mudanças climáticas e períodos de seca prolongados estão deixando a situação ainda mais complicada. Diversos locais históricos e pontos culturais importantes estão sendo afetados.

O excelente patrimônio arqueológico do famoso Vale dos Templos da cidade está imerso em uma esplêndida paisagem agrícola que a seca contínua e a emergência hídrica podem comprometer e transformar com o tempo.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.