Qual o bairro mais seguro do Rio de Janeiro para se hospedar?

Conheça algumas boas opções para quem deseja uma viagem mais tranquila.

Publicado em 20/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quem viaja normalmente se preocupa com diversos aspectos do passeio. Quando estamos falando de turismo, por exemplo, a localização acaba sendo muito importante, para ficar perto dos principais pontos de interesse. Temos também as questões dos custos, já que a maioria dos turistas possui um orçamento limitado. E as questões de segurança também são importantes. Para conhecer a capital carioca, por exemplo, pode ser interessante obter informações sobre o bairro mais seguro do Rio de Janeiro.

Qual o bairro mais seguro do Rio de Janeiro para se hospedar?
Créditos: Divulgação

O Rio de Janeiro é uma grande cidade, com todos os desafios que uma grande metrópole acaba tendo. Mas as questões relacionadas à segurança são muito importantes, especialmente para quem está indo pela primeira vez conhecer essa que acabou se tornando uma das principais cidades brasileiras para o público estrangeiro.

Para quem está procurando por uma área mais tranquila e uma região na qual as pessoas possam se hospedar sem se preocupar tanto com as questões de segurança, confira alguns dos bairros considerados como os mais seguros da cidade do Rio de Janeiro:

Ipanema

Anúncios

Considerado como um dos bairros mais icônicos da cidade, localizado na zona sul e com acesso direto a uma das praias mais movimentadas da capital, Ipanema também pode ser considerado como um dos locais mais seguros para os turistas se hospedarem.

Ipanema acabou se tornando um local presente no imaginário brasileiro e mundial, já que foi imortalizado nos versos de Tom Jobim. O bairro está localizado bem ao lado de Copacabana. O local conta com diversos hotéis e também grandes empreendimentos de luxo, o que permite que as pessoas que estão indo fazer turismo encontrem oportunidades interessantes em sites como o Airbnb, por exemplo.

Leblon

Anúncios

Outro bairro localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e que faz parte desse complexo de praias que se tornou um dos mais famosos do país, Leblon está colado em Ipanema. Inclusive as duas faixas de areia acabam se confundindo. O local é considerado como um dos metros quadrados mais caros do Brasil.

Como é um bairro de alto padrão, o bairro realmente acaba ganhando uma atenção maior da força policial, com uma grande circulação de agentes. Além disso, o bairro também conta com uma grande quantidade de câmeras de vigilância da prefeitura. No mesmo bairro também estão duas importantes centrais da Polícia Civil da cidade.

Urca

Mais um bairro localizado na zona sul da cidade, a Urca já foi considerada como um bairro um pouco perigoso, especialmente por não ser tão movimentado quanto outras praias próximas. Mas atualmente a Urca pode ser considerada como um dos bairros mais seguros da cidade, inclusive para as pessoas que querem se hospedar.

Uma das principais características desse bairro é o fato de ele ter uma grande quantidade de prédios baixos e antigos. Existem alguns hotéis e boas opções de hospedagem privada, mas pode ser que os turistas encontrem menos opções do que nas praias próximas. Mas, além da segurança, esse bairro é mais tranquilo e possui algumas das vistas mais bonitas da região.

Lagoa

Para quem sai da zona norte da cidade em direção às praias, esse acaba sendo o primeiro bairro que as pessoas entram. Mesmo sendo um local menos famoso do que os outros bairros mencionados anteriormente, a Lagoa ainda possui algumas vantagens interessantes para quem quer se hospedar, incluindo uma excelente estrutura de segurança.

O bairro acaba chamando a atenção pela sua beleza natural, mesmo que não esteja diretamente em uma praia. A principal atração do bairro é a Lagoa Rodrigo de Freitas, que dá nome à região. A região conta com bom patrulhamento das forças de segurança e também conta com câmeras de vigilância da Prefeitura. E esse acaba sendo um bairro muito movimentado.

Jardim Botânico

Esse é o bairro que divide fronteiras e está na mesma região da Lagoa e Leblon e conta com a rua que leva o mesmo nome do local e acaba sendo o principal ponto de concentração das atividades no bairro. O local conta com uma série de opções tanto de comércio como também de serviços. O trânsito é movimentado e as palmeiras também são marcantes.

Esse também é considerado atualmente como um dos bairros mais seguros da cidade do Rio de Janeiro. Além de opções de hotéis e pousadas, o bairro também conta com uma grande quantidade de imóveis de altíssimo padrão, especialmente aqueles que ficam aos pés da Floresta da Tijuca. Mesmo sendo um local mais afastado, pode ser uma boa opção de hospedagem.

Barra da Tijuca

Apesar de ser um bairro mais destinado a moradia e afastado dos principais pontos turísticos da cidade, a Barra da Tijuca pode ser um local interessante para se hospedar, especialmente para quem vai para a cidade focado na participação de alguns dos eventos mais famosos da cidade, como o Rock in Rio.

Hoje em dia esse bairro é uma das regiões mais seguras da cidade, especialmente pela grande quantidade de imóveis de alto padrão.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.