Quem é o Tigre Branco? Saiba mais sobre o novo herói da série do Demolidor

Saiba qual é a importância desse personagem para as histórias clássicas do Demolidor nas HQs da Marvel.

Publicado em 10/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Depois de muitos anos de espera, finalmente o Demolidor chegou ao universo Marvel com sua série própria. Com os mesmos personagens e boa parte do elenco da sua série que ficou muito famosa na Netflix, mas que oficialmente não fazia parte do MCU, agora o universo de Matt Murdock passa a ser inserido e a complementar as histórias dos heróis da editora tanto na televisão quanto nos cinemas.

Quem é o Tigre Branco? Saiba mais sobre o novo herói da série do Demolidor
Créditos: Divulgação

Demolidor já tinha aparecido em outras séries da Disney+, que acabaram tendo o objetivo justamente de introduzir o herói nesse novo universo. Mas, com a estreia de Demolidor: Renascido, agora todo esse universo acaba se expandindo. E um dos personagens que foi introduzido na trama e que ainda pode ser considerado como um desconhecido do grande público é o Tigre Branco.

Saiba mais sobre o personagem e entenda a importância dele pra toda a história do Demolidor:

Herói porto-riquenho

Anúncios

Começando por um fator que acabou fazendo com que o herói entrasse para a história da Marvel, pelo menos dentro do universo da editora. Nas últimas décadas, a Marvel não foi marcada apenas pela sua expansão para as mídias digitais, mas também pela busca de uma maior inclusão no seu elenco de personagens.

Nesse aspecto, o Tigre Branco pode ser considerado como o primeiro herói da editora cuja origem é porto-riquenha. A primeira vez que ele apareceu foi nos quadrinhos em "Deadly Hands of Kung Fu" #19 de 1975. Com isso, ele também acabou se tornando o primeiro herói latino-americano que foi introduzido pela editora.

Anúncios

Mas, apesar do surgimento na década de 1970, a primeira vez que o herói ganhou uma série sua foi no ano de 2006. Mesmo assim, ele acabou tendo um certo destaque em alguns arcos, especialmente os dos vigilantes urbanos, incluindo Demolidor e Homem-Aranha.

Origens dos seus poderes

O Tigre Branco acaba entrando na lista de personagens cujos poderes possuem origem direta no sobrenatural. Há incontáveis anos, o deus-feiticeiro do reino extradimensional de K’un-Lun, Khan, também conhecido como Mestre Khan, usou um Tigre de Jade para viajar entre a Terra e K’un-Lun. Quando o Tigre foi roubado pelos inimigos de Khan, eles separaram sua cabeça e patas dianteiras, lançando feitiços de ocultação para impedir que Khan os localizasse.

Em algum momento depois, a cabeça e as patas foram obtidas pelo mestre de artes marciais chinês Mestre Kee, que as transformou nos três Amuletos do Tigre. Mestre Kee então concedeu os amuletos a três alunos de seu Dojô do Tigre em Nova Iorque — Lin Sun, Abe Brown e Bob Diamond — que se tornaram os Filhos do Tigre.

Após várias aventuras heroicas, o grupo se desfez, principalmente devido ao conflito causado pela atração mútua entre Bob e Lin por Lotus Shinchuko, que havia se juntado posteriormente ao time. Após um confronto violento, cada membro, irritado, descartou seu amuleto no beco em frente à Escola de Kung-Fu dos Filhos do Tigre.

Quando o porto-riquenho Hector Ayala encontra esses amuletos sem querer, acaba ganhando poder de se tornar o Tigre Branco, obtendo habilidades sobre-humanas por meio da conexão dos amuletos com o Deus Tigre.

Principais poderes e pontos fracos do Tigre Branco

Como vimos anteriormente, o personagem surge sempre para as pessoas que encontram e conseguem canalizar seus poderes nos amuletos. Com isso, essas pessoas acabam ganhando uma série de habilidades, incluindo agilidade e cura aumentadas, resistência aprimorada, superforça e maestria em combate desarmado.

Mas um dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas que encontram esses amuletos está no fato de eles serem viciantes. Com isso, o ser humano acaba tendo muitas dificuldades de deixá-los de lado e viver como uma pessoa normal.

Principais inimigos enfrentados pelo Tigre Branco

Esse sempre foi considerado um herói de nível muito abaixo daqueles considerados os principais da Marvel. Mesmo assim, ao longo da sua trajetória nos quadrinhos, ele enfrentou alguns inimigos perigosos. Um dos seus principais antagonistas foi o Gatuno, vilão do Homem-Aranha. Ele também aparece lutando contra Valete de Copas, um herói que acredita que o Tigre Branco é responsável pela morte de seu pai.

Destino trágico

O destino do personagem Hector Ayala é trágico. Em "Daredevil" #38, ele acaba sendo preso e condenado por um assassinato que não cometeu. A pessoa que acredita na sua história e tenta pela liberdade do seu cliente acaba sendo justamente Matt Murdock, em uma das suas várias atuações como advogado. Mas, nesse caso, ele não consegue provar a liberdade do seu cliente.

Condenado, Hector decide que o melhor que ele pode fazer naquele momento é fugir. Mas durante essa tentativa, acaba sendo baleado pelos policiais e morre.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.