5 tipos de tratamentos caseiros para clarear os dentes
Confira algumas receitas fáceis que podem ajudar a remover aquelas manchas que incomodam as pessoas.
A coloração dos dentes vai mudando com o passar dos anos, isso é um fato. Mas existem diversos fatores que acabam contribuindo para que as pessoas tenham dentes mais ou menos brancos. O próprio avançar da idade acaba sendo um processo natural de amarelamento dos dentes, com a cobertura branca vai perdendo o brilho que é natural nos primeiros anos de vida.
Fumar acaba sendo um dos fatores que mais amarela os dentes dos adultos, inclusive trazendo um tipo de mancha que também acaba sendo mais complicado de ser removida, especialmente com o passar dos anos. Ele acontece basicamente em virtude da ação de algumas substâncias que podem ser encontradas, com uma grande abundancia, nos cigarros, como o alcatrão, a nicotina e também outros tipos de materiais pesados.
Além disso, a falta de uma higiene bucal adequada, ou ainda determinados medicamentos que são utilizados acabam fazendo com que os dentes também percam a sua cor natural, dando lugar para o amarelo.
Na busca pela tentativa de conseguir recuperar um pouco da cor natural, já que o amarelo acaba passando um aspecto muito negativo para a aparência de uma forma geral, existem diversos produtos vendidos no mercado e também tratamentos e procedimentos que podem ser feitos nos consultórios dos dentistas.
Mas também existem algumas opções de tratamentos naturais que podem ajudar a remover um pouco desta camada mais grossa amarela que vai se firmando nos dentes. Confira alguns deles:
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é uma substância que está presente nos mais variados tipos de produtos que as pessoas vão utilizando, desde higiene pessoal até produtos de limpeza. Ele acaba tendo uma ação abrasiva suave, e isso faz com que ele seja considerado como a base de muitos dos cremes dentais que as pessoas utilizam para escovar os dentes.
Mas a sua forma natural também pode acabar sendo utilizada pelas pessoas que desejam ter dentes mais claros. Ele pode ser misturado diretamente nas pastas de dentes de uma forma geral, potencializando as suas ações.
Morangos
Em um primeiro momento, as pessoas podem achar que este tipo de fruta pode acabar sendo um prejudicial para a coloração dos dentes de uma forma geral, especialmente em virtude dela ter uma coloração forte que pode até manchar tecidos. Mas essa fruta conta com uma boa quantidade de ácido málico na sua composição, que possui uma ação no combate a placa bacteriana.
O tratamento desta placa pode ser considerado como um dos pontos cruciais no combate aos dentes amarelos. Mas, justamente em virtude da coloração, sua ação pode ser aproveitada pelo organismo mesmo quando ele é ingerido inteiro.
Maçã
Essa é uma outra fruta que pode ser classificada no mesmo grupo dos morangos, pois conta com uma boa quantidade de ácido málico na sua composição. Além disso, essa fruta acaba tendo uma grande quantidade de fibras, que ajuda no aumento da produção de saliva e no combate as bactérias alojadas na boca de uma forma geral.
Carvão ativado
Já este tipo de substância geralmente acaba sendo encontrada somente nas pastas de dentes que são específicas para clarear os dentes, uma vez que ele não costuma ser encontrado na sua forma pura para compra pelo consumidor comum. Ele conta com algumas propriedades reduzir de manchas muito interessantes, agindo na camada mais superficial dos dentes.
Flúor
O flúor é um outro tipo de produto que pode ser encontrado nos produtos específicos para clareamento dental. Ele também geralmente é encontrado, na sua versão mais concentrada, nos consultórios dos dentistas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele é um composto mineral, tendo como base produtos encontrados na natureza.
Ele atua no fortalecimento do esmalte dos dentes, evitando que as manchas se formem ou se intensifiquem. Por isso ele acaba sendo mais recomendado para as pessoas que ainda não possuem os dentes tão amarelos.