Dieta da sopa: confira dicas para emagrecer e como fazer
Cuidado na escolha dos ingredientes é segredo para o sucesso.
A sopa é um tipo de alimento caldoso ou cremoso que é feito a partir de uma série de itens e alimentos que sólidos. Existe uma grande variedade de sopas existentes, mudando basicamente de acordo com os ingredientes que acabam sendo utilizados para dar origem à receita. E o seu valor nutritivo também acaba variando bastante, de acordo com as escolhas feitas.
Normalmente uma sopa é um alimento mais leve, que pode ser consumido como uma entrada, antes de um prato principal, por exemplo. Mas as sopas também podem acabar se tornando as estrelas não apenas de uma refeição, mas também de uma dieta completa. Afinal de contas, uma refeição completa pode acabar sendo transformada em uma sopa.
Existe até mesmo algumas dietas que acabaram se tornando bastante famosas e que possuem como base a sopa. Nela, basicamente as pessoas substituem todas as refeições por sopas. Mas, além disso, é importante que as escolhas sejam feitas da forma correta, já que uma sopa pode acabar se tornando em uma verdadeira bomba calórica.
O que é a dieta da sopa?
A dieta da sopa basicamente é uma rotina alimentar na qual as pessoas consomem apenas sopas, tanto no almoço quanto no jantar. Existe uma dieta específica de sopa que acabou se tornando muito famosa que foi a criada pelo Hospital do Coração. Mas existem também algumas variações que também se tornaram conhecidas, como a Dieta da Sopa do Repolho, que utiliza essa verdura como complemento.
O que pode e o que não pode comer na dieta da sopa?
Apesar do nome, existem diversas variações para a dieta da sopa, com ingredientes que entram e que acabam saindo. Mas, de uma forma geral, essa dieta permite que as pessoas consumam diversos grupos alimentares, desde que as escolhas feitas sejam as mais saudáveis dentro das possibilidades.
Portanto, as pessoas podem consumir nas sopas uma variedade de proteínas, tais como carnes bovinas e de frango magras, alguns peixes como o atum e ovos. Além disso, as pessoas também podem buscar complementos alimentares em itens como purê de batata, aveia e queijos.
Mas existem alguns alimentos que acabam sendo deixados de fora da dieta da sopa, justamente para que as pessoas consigam perder peso e controlem especialmente as questões que envolvem o seu sistema circulatório. Leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha acabam ficando de fora. Além disso, arroz e massas também não são consumidos na dieta da sopa.
Dicas para fazer a dieta da sopa e conseguir perder peso
Comece aos poucos – Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas não acabem iniciando a dieta de uma forma muito extrema. O ideal é que as pessoas vão diminuindo a quantidade de calorias consumidas de forma gradual, pois diversas pesquisas indicam que as dietas de “choque” costumam não apresentar bons resultados no médio e no longo prazo;
Tenha uma alimentação equilibrada – A dieta da sopa deve ser combinada com escolhas inteligentes que devem ser feitas em todas as refeições. Ela acaba se concentrando muito nas refeições principais, como almoço e jantar, mas uma grande quantidade de pessoas acaba consumindo muitas calorias em outros momentos do dia, como café da manhã e ao longo do dia;
Utilize alimentos sólidos na sopa – Um dos segredos para que as pessoas consigam manter a dieta da sopa por mais tempo é combinar os clados com alimentos sólidos. A sensação de mastigar, em muitos casos, acaba sendo importante para passar uma mensagem para o cérebro de que a pessoa de fato está se alimentando, aumentando a saciedade, por exemplo. Por isso, é importante deixar pedaços de carne na sopa, por exemplo, ou utilizar determinadas verduras e legumes em pedaços maiores e mais consistentes;
Prefira sempre as sopas caseiras – Apesar das sopas industrializadas estarem liberadas na dieta, desde que sejam devidamente complementadas com outros ingredientes e nutrientes, é muito importante dar uma preferência para as sopas feitas em casa. Aquelas que passam pelo processo de industrialização recebem grandes quantidades de ingredientes como o sódio, que podem trazer uma série de problemas de saúde.