Mau hálito: sete hábitos que eliminam o problema

Caso o cheiro ruim não tenha como origem alguma doença ou problema dental, essas mudanças na rotina devem reduzir significativamente o problema.

Publicado em 03/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mau hálito é um problema que pode ter diferentes origens. É fato que algumas pessoas acabam apresentando uma certa propensão a ter mais problemas do que outras, e isso acontece basicamente em virtude de questões genéticas. Mas mesmo essas conseguem administrar o problema com algumas mudanças nas suas rotinas.

Mau hálito: sete hábitos que eliminam o problema

Mas é fato que as pessoas que sofrem com essa condição acabam tendo que, antes de mais nada, investigar alguns problemas. A saúde bocal, de uma forma geral, acaba tendo uma influencia direta nestas questões. Especialmente determinadas infecções que podem surgir nesta região.

Além disso, os especialistas no tema também indicam que o mal hálito pode acabar se tornando um aviso do organismo de que alguma coisa não está devidamente equilibrado.

Anúncios

Confira algumas mudanças de hábitos no dia a dia que podem ajudar a reduzir o problema.

Aumente a quantidade de refeições por dia

Antes de mais nada, pode ser interessante começar a aumentar a quantidade de refeições que a pessoa faz em um dia. Além de ser uma recomendação aprovada pela grande maioria dos nutricionistas, este é um hábito que também pode ajudar a reduzir o problema do mal hálito.

Anúncios

Quando o corpo está em jejum, ele começa a queimar gordura para obter a energia necessária, e nesta reação acaba acontecendo a liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração. Por isso, pessoas que ficam muito tempo sem comer podem acabar apresentando mal hálito.

Beba mais água

Um outro elemento que está diretamente relacionado ao mal hálito e que pode acabar influenciando diretamente é a salivação. 90% da saliva que acaba sendo produzida pelo organismo humano acaba sendo composta por água, e a hidratação da boca, de uma forma geral, pode ajudar a evitar a halitose.

Por isso, pode ser muito interessante que as pessoas comecem a beber mais água no dia a dia, pois isso vai ajudar a manter a produção de saliva. No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes. Isso tudo ajuda bastante a controlar estes problemas de hálito.

Escove os dentes e a língua

A escovação dos dentes é básica não apenas para controlar o mau hálito como também para manter a saúde da boca em dia. Mas algo que deve acabar sendo incluída neste plano é a escovação da língua, que acaba tendo um papel muito importante e contribui para problemas de hálito no local.

A língua acaba sendo responsável pela liberação de grande parte dos compostos de enxofre que são encontrados na boca, especialmente quando existe a presença da chamada saburra lingual, originada pelo acúmulo de restos de alimentos e células da mucosa bucal, além de bactérias. Por isso, é muito importante remover estes compostos durante a limpeza da boca.

Coma mais de alguns alimentos

Priorizar alguns alimentos no dia a dia também podem ajudar bastante para controlar este problema. Aqueles itens que exigem mais mastigação, por exemplo, acabam estimulando a salivação, amenizando o mau hálito.

Existem alguns outros alimentos que ajudam a promover uma maior limpeza da região da boxa. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi; opções cruas e com casca, como a maçã e o pepino; e adstringentes, como o gengibre.

Masque chiclete

Nem sempre o chiclete é visto como algo interessante para a saúde da boca de uma forma geral, mas para as pessoas que sofrem com o mau hálito ele sim pode acabar se tornando um aliado. Os chicletes sem açúcar acabam sendo bastante recomendados para quem tem o problema, especialmente quando ela vai ficar muito tempo fora de casa.

A goma de mascar também acaba estimulando a produção de mais saliva, a partir dos movimentos de mastigação, e isso vai ajudando a manter a boca mais hidratada e disfarçar um pouco os problemas relacionados ao hálito.

Utilize o fio dental

O fio dental também acaba sendo de fundamental importância para as pessoas no dia a dia. Ele ajuda a remover as sujeiras que ficam entre os dentes e as gengivas, que muitas vezes não saem na escovação normal e acabam gerando o mau hálito.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.