O que comer depois do parto? Confira as melhores escolhas de alimentação.

Saiba como montar um plano completo de alimentação pós-parto.

Publicado em 21/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muito se fala sobre a alimentação que seria considerada como a mais adequada para as mulheres durante o processo de gestação. Inclusive isso costuma fazer parte de todas as orientações dadas ao longo do pré-natal, que é o conjunto de exames e acompanhamentos feitos para garantir a saúde tanto da mãe quanto da criança.

O que comer depois do parto? Confira as melhores escolhas de alimentação.

Mas depois do parto a mãe deve seguir tendo uma série de cuidados com a sua saúde, e isso inclui também as escolhas alimentares. Além de todo o trabalho de reparo que o corpo acaba iniciando, uma vez que o parto costuma ser algo bastante traumático para o organismo de uma forma geral, existem ainda as questões relacionadas a produção de leite materno, alimento fundamental para o bom desenvolvimento do bebê.

De uma forma geral, os alimentos que acabam sendo recomendados para este momento pós-parto acabam sendo basicamente aqueles que fornecem nutrientes necessários para este período. Uma dieta balanceada, na grande maioria dos casos, acaba atendendo essas necessidades. Mas existem também alguns casos específicos e individuais que devem ser levados em consideração.

Anúncios

Confira algumas escolhas interessantes de alimentação que podem ser feitas dentro de cada um dos grupos:

Frutas e Vegetais

De uma forma geral as mulheres podem optar por uma grande variedade de alimentos deste grupo. Tanto as frutas frescas quanto os vegetais coloridos acabam, na grande maioria dos casos, sendo ricos em vitaminas, minerais e também antioxidantes.

Anúncios

A vitamina C pode ser considerada como algo prioritário, pois ela ajuda na cicatrização do parto de uma forma geral. Além disso, o ferro que pode ser encontrado especialmente nos vegetais verde-escuros também ajuda na cicatrização, na recuperação e também ajuda a prevenir anemia, um problema que muitas mulheres enfrentam.

Proteínas

No campo das proteínas, as mais recomendadas sempre são aquelas consideradas magras. Mas elas acabam sendo importantes especialmente para fornecer os nutrientes necessários que permitem a reconstrução dos tecidos. Além disso, estes alimentos também acabam contribuindo bastante para a saciedade de uma forma geral, o que pode ajudar aquelas mães ansiosas que tendem a descontar na comida.

Um outro benefício das proteínas magras é que elas acabam ajudando na produção de do leite materno. Os mais recomendados são as carnes de frango, peixe, tofu e ovos.

Grãos

Já os grãos acabam sendo muito importantes para essa alimentação pós-parto especialmente por fornecerem uma grande quantidade de energia que acaba sendo necessária para o corpo de uma forma geral. Emas, neste caso, os mais recomendados são aqueles classificados como integrais, como arroz, quinoa, aveia e também o pão integral.

Laticínio

Os laticínios também acabam sendo muito importantes, pois se apresentam como excelentes fontes de cálcio e proteína de uma forma geral. Eles acabam sendo importantes para o fortalecimento dos ossos, já que muitas mães acabam saindo mais frágeis da gravidez. Além disso, estes alimentos também acabam sendo importantes para a produção do leite materno. Neste grupo estão o leite, o iogurte e os queijos, sempre dando preferência para as opções magras.

Águas e outros líquidos

Deve fazer parte dos cuidados com a alimentação das mulheres depois do parto uma rotina mais intensa de hidratação. Antes de mais anda, temos as próprias perdas de uma quantidade significativa de líquidos que acontece durante o trabalho de parto. E isso deve ser reposto de alguma forma.

Além disso, o corpo das mulheres ainda terá que direcionar uma boa quantidade de líquidos para a produção do próprio leite materno. E tudo isso pode acabar provocando quadros de desidratações, especialmente quando elas já não conseguiam tomar uma grande quantidade do líquido antes do parto.

Além de repor as perdas e ajudar na produção do leite de uma forma geral, a hidratação acaba sendo importante também para reduzir o risco de determinadas complicações que são bem comuns depois do parto, como infecções urinárias e também os problemas intestinais de uma forma geral.

Na grande maioria dos casos, a água costuma ser o líquido mais interessante e recomendado para promover a hidratação de uma forma geral. Mas, em determinados casos, as pessoas podem acabar fazendo uso de algumas opções, como isotônicos e até mesmo soros caseiros.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.