Pele seca: 4 sinais que devem exigir maiores cuidados

Tratamentos devem ser feitos para evitar que a pele tenha maiores problemas com o passar do tempo.

Publicado em 18/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Se, por um lado, temos alguns problemas decorrentes da pele oleosa, especialmente pela maior probabilidade do surgimento de acnes, espinhas e cravos, bem como do aspecto nem sempre saudável que ela acaba trazendo, por outro lado temos uma série de problemas decorrentes da pele extremamente seca.

Pele seca: 4 sinais que devem exigir maiores cuidados

Antes de mais nada, é sempre importante lembrar que a oleosidade, de uma forma geral, não pode ser vista nem encarada como um vilão da pele. Muito pelo contrário, ela atua como uma calada de proteção natural que, além de tratar problemas estéticos, também acaba sendo muito importante para diminuir casos de alergias e de infecções, por exemplo.

Essa oleosidade é chamada, de uma forma mais técnica, como manto hidrolipídico. Nas pessoas que possuem características de peles mais secas, este manto acaba tendo este manto deficitário. E ele pode acabar se tornando ainda menos efetivo diante de algumas circunstâncias externas, como quando a umidade do ar está mais baixa, ou ainda com um contato mais prolongado com água em temperaturas mais elevadas.

Anúncios

Portanto, além de fazer com que as pessoas tenham menos rugas ao longo dos anos, uma pele com um manto hidrolipídico saudável também acaba fazendo com que menos problemas possam aparecer na pele de uma forma geral. Confira algumas indícios de que a pele está muito seca e de que as pessoas devem começar a fazer um tratamento mais efetivo.

Muita coceira ne pele

Quando as pessoas passam a enfrentar muitos casos de coceira na pele, especialmente na região do rosto, pode ser um sinal de que os sistemas naturais não estão conseguindo combater, de forma efetiva, a ação externa que causam irritações e alergias. É grande a chance de que alguma inflamação esteja acontecendo, mesmo que a pessoa não consiga perceber externamente.

Anúncios

Uma doença que costuma ter como um dos seus principais sintomas a coceira é a dermatite atópica , que a inflamação da pele e afeta principalmente as dobras dos joelhos, cotovelos e o rosto, mas pode estar presente em outras partes do corpo. Ela costuma aparecer com mais frequência em pessoas que estejam com sua pele muito seca.

Manchas vermelhas

Quando determinadas áreas da pele começam a aparecer em uma cor avermelhada, é um sinal de que pode estar acontecendo ali algum tipo de processo inflamatório. Normalmente é uma reação natural da pele a partir do momento que as pessoas coçam bastante aquela área.

A pele ressacada pode acabar sendo um dos motivos para que isso esteja acontecendo com a pele do paciente. Mas, nestes casos, é muito importante consultar um dermatologista, justamente para que uma análise mais profunda seja feita.

Descamações na pele

Um outro sinal que também deve acabar dando um sinal de alerta para as pessoas é a descamação, que pode surgir por uma série de fatores diferentes. O ressecamento temporário de determinadas áreas da pele costuma ser o fator mais simples que pode desencadear algum tipo de reação desta natureza.

Mas a descamação pode acabar surgindo a partir da ação de doenças que podem ser consideradas como mais severas e graves, de acordo com a forma como ela se apresenta aos pacientes. Dentre as mais comuns que possuem a descamação como principal sintoma temos a psoríase e também a dermatite atópica.

A hidratação da pele acaba sendo um dos primeiros passos para começar a tratar deste problema, mas isso faz com que as pessoas tenham apenas o controle do sintoma. Também acaba sendo preciso tratar a doença em si, e isso vai depender da avaliação e do diagnóstico feito pelo médico.

Surgimento de feridas

As feridas acabam surgindo quando a situação da pele já pode ser considerada como mais grave. Mesmo que elas acabem surgindo também nas peles das pessoas que possuem uma maior quantidade de oleosidade, quando a pele é mais seca as chances e surgirem feridas mais graves acabam sendo maiores.

Um outro problema da pele mais seca acaba sendo o tratamento destas feridas, que se torna muito menos efetivo. A pele seca dificulta a movimentação que deve acontecer no organismo e que fazem com que as células que vão cicatrizar as feridas tenham mais dificuldade para chegar até a ferida propriamente aberta.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.