Unha encravada: confira dicas para tratar o problema de forma caseira
Problema pode evoluir de um simples incomodo até dores constantes na região dos pés.
Unha encravada é um termo bastante comum que acaba sendo utilizado normalmente para indicar a projeção das bordas da unha para dentro da lateral do leito ungueal, irritando a região e muitas vezes levando a infecção e dor local. Basicamente é um problema no crescimento destas unhas, que acabam fazendo com que as pontas machuquem a pele, ao invés de se projetarem para fora.

Geralmente este tipo de problema acontece em virtude de alguns erros que as pessoas cometem em relação aos cuidados que devem ser tomados com estas estruturas do corpo, especialmente o corte. Quando as pessoas acabam cortando as unhas dos pés muito curtas ou ainda quando não existe um corte específico nas bordas, o crescimento acontece de forma desordenada, fazendo com que ela encrave.
Além disso, existem também alguns outros fatores que podem criar um cenário propício para o desenvolvimento de uma unha encravada. Quando as pessoas passam muitas horas do seu dia utilizando qualquer tipo de calçado que pressione demais a parte da frente do pé, a tendência é que ele bloqueie o crescimento da unha, fazendo com que ela seja direcionada para o dedo.
Principais sintomas das unhas encravadas
A unha encravada geralmente é um problema que acaba se tornando visível na pele. Mas normalmente as pessoas sentem de que alguma coisa está errada diante de alguns sinais mais evidentes. A dor acaba sendo o primeiro indicativo, que pode evoluir de um leve incomodo para algo que dificulte calçar sapatos ou até mesmo caminhar.
Mas essa dor acaba surgindo a partir de um corte ou de uma perfuração que vai acontecendo na medida em que a unha vai crescendo em direção a parte mais macia do dedo. E este tipo de corte pode acabar infecionando, o que além de aumentar consideravelmente a dor também pode acabar se tornando um problema maior em casos extremos.
O que fazer para tratar unha encravada em casa?
Existem diferentes formas de tratar as unhas encravadas em casa, mas isso depende sempre da situação do dedo. Quando a unha está encravada mas ainda não está causando uma grande dor ou não ter causado qualquer tipo de infecção, uma dica é levantar o canto da unha e inserir um pedacinho de algodão ou gaze na parte de baixo
Desta forma, a gaze ou o algodão vai acabar fazendo com que a unha deixe de crescer para baixo ou para o lado e siga sendo projetada para frente. A partir do momento que ela for se desenvolvendo, a tendência é de que não apenas deixe de ficar encravada como corrija para o futuro.
Caso a unha do pé esteja muito rígida para fazer este tipo de movimento, pode ser interessante manter os pés de molho em uma água morna por cerca de 10 a 20 minutos. Isso vai fazendo com que elas se tornem mais maleáveis, reduzindo a dor também, caso ela já esteja mais proeminente.
Além disso, também é importante manter a região sempre muito limpa, especialmente quando já houver algum tipo de ferimento na região. A dica é passar um algodão com alguma solução antisséptica no local, como iodopovidona, para reduzir as chances de que a área possa infecionar.
Uma outra dica que pode ajudar a resolver o problema da unha encravada em casa, mas com o apoio de um medicamento, é deixar o pé afetado de molho em água com sal comum ou sal de Epsom, por cerca de 20 minutos, pois ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, aliviando a dor.
Já para quem prefere utilizar algumas opções mais naturais, a dica é colocar o pé em uma bacia com água morna e 1/4 de copo de vinagre de maçã, pois tem ação anti-inflamatória e antisséptica, que podem ajudar a aliviar os sintomas.

