7 dicas para organizar o quarto de maneira eficiente
Confira como organizar este cômodo no dia a dia.
Além de investir na decoração, é muito importante manter os cômodos da casa sempre muito bem-organizados para que o local realmente passe uma sensação de tranquilidade e bem-estar. E isso vale especialmente para os quartos, que são as peças nas quais as pessoas realmente precisam repor suas energias, e isso acontece somente diante de um espaço realmente organizado.
Confira algumas dicas de organização de quartos que acabam fazendo toda a diferença:
Comece pelas gavetas
A grande maioria dos quartos possuem cômodos com gavetas, sendo que estas acabam sendo utilizadas para guardar os mais variados tipos de itens. Mas nem sempre as pessoas investem tempo para manter estes espaços organizados. E quando isso acontece, a tendencia é de que essa bagunça acabe saindo para o lado de fora. O ideal é separar gavetas para guardar determinados itens, e investir nos organizadores e divisores, que ajudam para que os itens sejam mantidos ordenados dentro de um espaço confinado.
Instale prateleiras
Uma forma bastante inteligente de manter espaços organizados, especialmente cômodos como os quartos, é investir em prateleiras. Elas podem ser dispostas das mais variadas formas para que elas se tornem parte da decoração, ao mesmo tempo que também se tornam elementos que ajudam a manter as coisas nos seus devidos locais. As prateleiras também podem acabar sendo substituídas por nichos, que acabam tendo a mesma finalidade.
Utilize a criatividade com ganchos
Outros elementos que também pode acabar sendo utilizado como uma forma de organizar os quartos e que nem sempre são lembrados são os ganchos. Eles acabam sendo bastante discretos, podendo até mesmo ser instalados em espaços pequenos. Eles podem acabar se tornando perfeitos para quem deseja manter as roupas penduradas, por exemplo. Eles também podem ser interessantes para manter acessórios nos seus devidos locais, já que em muitos casos eles ficam sem um local específico para serem guardados, como bolsas e mochilas.
Crie a harmonia
De uma forma geral, buscar a harmonia em um determinado cômodo acaba sendo justamente buscar uma forma de manter os espaços equilibrados em relação a quantidade de móveis e itens de decoração. Alguns elementos de decoração acabam sendo também decisivos neste tipo de balanço, como a combinação das cores ou ainda a utilização de determinados pontos de iluminação.
Explore diferentes possibilidades para os nichos
Os nichos, citados anteriormente como possíveis substitutos das prateleiras, acabam tendo uma série de outras utilidades. Aquelas pessoas que acabam não tendo muita criatividade em relação ao que pode ser feito com eles podem acabar se inspirando em locais comerciais, como as lojas de roupas e acessórios. Mas, na prática, estes nichos podem ser utilizados em diversos cantos do cômodo, como no chão. Eles também podem ser utilizados empilhados, o que permite que eles acabem se transformando basicamente em uma espécie de estante ou de armário aberto.
Instale um painel de TV
Um elemento que geralmente é pensado apenas como um item que normalmente acaba sendo instalado na sala de estar mas que também pode acabar se tornando muito interessante para este ambiente do quarto é um painel de TV. Ele acaba sendo ainda mais importante para os quartos e cômodos que são pequenos, uma vez que ele vai acabar fazendo com que as pessoas ganhem bastante espaço. Muitos painéis também acabam oferecendo alguns outros elementos que ajudam muito a manter a organização do ambiente, como gavetas e até mesmo pequenas prateleiras que podem ser utilizadas para servir de suporte para alguns itens e equipamentos.
Compre sempre móveis funcionais
A partir do momento que a pessoa vai escolher os móveis que serão utilizados no quarto, é muito importante escolher aqueles que acabem sendo mais funcionais. Ou seja, são móveis que acabam sempre tendo uma utilidade, e são pensados para otimizar os espaços Exemplos de móveis que normalmente são considerados como funcionais são criados-mudos, camas com portas e gavetas embutidas, mesas de canto etc.
Para ambientes pequenos, pensar em determinados móveis que acabam se transformando em outros itens pode ser interessante, como as camas que podem ser embutidas nas paredes ou que se transformam em escrivaninhas ou ainda estantes. Isso ajuda a reduzir a quantidade de móveis que precisam ser instalados no quarto.