6 benefícios para a pele da esfoliação corporal

Procedimento ajuda na renovação e na preservação dos aspectos naturais da pele do corpo.

Publicado em 15/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O procedimento de esfoliação é recomendado para a grande maioria das peles, tendo como principal objetivo ajudar no processo de remoção das camadas mortas e renovação da mesma. Além disso, ajuda a tratar uma série de outros problemas que vão surgindo com o passar do tempo.

6 benefícios para a pele da esfoliação corporal

Hoje em dia existe uma grande quantidade de produtos que podem ser encontrados em farmácias e outros comércios do gênero que permitem a esfoliação de uma forma simples e fácil, durante o banho por exemplo. Mas também existem procedimentos de esfoliação que são um pouco mais complexos, que podem ser feitos em clínicas, estéticas e semelhantes.

Para que o processo de esfoliação seja feito, normalmente é preciso ter um produto que se utilize de determinados de itens que ajudem a causar um pouco mais de fricção na pele, ao contrário dos sabonetes e outros cremes que normalmente acabam tendo um aspecto e uma textura mais lisa.

Anúncios

Normalmente os produtos para esfoliação acabam tendo pequenos grãos que ajudam neste processo, sendo feitos de diferentes compostos. Em alguns casos essa esfoliação pode ser feita de uma forma até mesmo um pouco mais natural, misturando itens como pó de café, açúcar mascavo, sal grosso, dentre outros, em cremes e sabonetes convencionais.

Mas isso acaba sendo diferente do que é conhecido na indústria da beleza e da estética como esfoliação química, que utiliza de substâncias, geralmente ácidos controlados, para causar este efeito na pele.

Anúncios

Independente do método, é importante que, tanto homens como mulheres, invistam na esfoliação esporádica da pele do corpo. Confira alguns dos principais benefícios:

Promove uma limpeza mais profunda

A esfoliação corporal permite que as pessoas consigam alcançar um efeito de limpeza do corpo que normalmente acaba não sendo obtido com a utilização dos produtos normais do dia a dia, permitindo uma liberação mais efetiva dos poros. O procedimento faz com que as pessoas consigam remover a camada superficial de células mortas com mais facilidade, inclusive tornando a ação de outros produtos de limpeza mais efetiva.

Previne o surgimento de pelos encravados

Muitas pessoas, especialmente os homens, acabam tendo que conviver com os famosos pelos encravados como um problema. Eles surgem basicamente quando o pelos acabam encontrando determinados obstáculos no seu crescimento. Em determinados casos eles podem causar até mesmo determinadas inflamações na região. Com a região mais limpa e libre das camadas mortas, os pelos acabam crescendo de uma forma mais livre. Uma dica é promover uma esfoliação da pele sempre 3 dias antes e 3 dias depois da depilação.

Controla o excesso de oleosidade

Determinadas pessoas acabam tendo a pele mais oleosa, sendo que isso é basicamente uma característica genética. E isso faz com que os poros acabem entupindo com mais facilidade, permitindo o surgimento de problemas como acnes pelo corpo. A esfoliação ajuda a eliminar este excesso de óleo que acaba se depositando nos poros, liberando o caminho para que a pele consiga respirar com mais facilidade.

Estimula a circulação

O procedimento correto de esfoliação sugere que as pessoas passem os produtos como se fosse uma automassagem, com movimentos circulares e repetitivos por alguns minutos em toda a área do corpo. E isso também ajuda na melhora da circulação sanguínea de toda a região de uma forma geral. Isso faz com que o sangue consiga chegar a mais células com uma maior quantidade de nutrientes e oxigênio, fazendo com que os efeitos possam ser vistos e acompanhados na camada exterior da pele.

Estimula a síntese do colágeno

O colágeno acaba sendo uma substância produzida pelo corpo ao longo da vida e que tem como objetivo promover a firmeza da pele de uma forma geral. Com o passar dos anos, o corpo vai reduzindo a produção do mesmo, e isso faz com que os mais idosos tenham a pele mais flácida e caída. A esfoliação acaba ajudando no processo de síntese de colágeno que está sendo produzido pelo corpo e também aquele que está presente nos produtos utilizados no dia a dia, tornando-o mais efetivo para que a pele se mantenha firme por mais tempo.

Reduz a celulite

A movimentação pelo corpo de uma forma geral também ajuda a drenar as toxinas e os líquidos que ficam acumulados em determinadas áreas do corpo e que acabam sendo a principal causa da celulite.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.