Área gourmet: dicas para fazer uma em espaços pequenos

Saiba como decorar e aproveitar melhor o espaço.

Publicado em 14/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um tipo de espaço que vê ganhando importância e prioridade nas construções mais modernas é a chamada área gourmet. Basicamente ela foi surgindo e projetada a partir da forma como as pessoas costumam receber convidados nas suas casas. A cozinha sempre foi um espaço de convivência natural para grande parte das pessoas que preparam a sua própria comida e cozinham para amigos e familiares. Mas ela nunca foi projetada de uma forma mais confortável para os convidados.

Área gourmet: dicas para fazer uma em espaços pequenos

Portando, acabaram sendo adaptados espaços que permitiam com que as pessoas conseguissem receber seus convidados, cozinhar e, ao mesmo tempo, oferecer um conforto para as pessoas que estão por ali. E basicamente esse acabou se tornando o objetivo de uma área gourmet, que é basicamente um espaço de convivência onde as pessoas podem cozinhar.

Mas, ao mesmo tempo, as áreas dos apartamentos e das casas que são construídas nas grandes cidades, especialmente as que são parte de condomínios, estão cada vez menores. Por isso muitas construtoras estão optando por fazer grandes áreas gourmets que podem ser utilizadas de forma compartilhada.

Anúncios

Mas também existe a possibilidade de fazer um espaço deste em uma área pequena. Para isso, confira algumas dicas:

Escolha os revestimentos corretamente

Os materiais que são utilizados para os revestimentos de uma área como a gourmet devem ser escolhidos com cuidado. Antes de mais nada, é preciso pensar na praticidade que estes materiais acabam trazendo para onde os alimentos serão preparados e também para os locais onde existem água. Mas eles precisam ser bonitos também, justamente para passar essa cara de local aconchegante.

Anúncios

O porcelanato e o ladrilho hidráulico acabam sendo as escolhas mais interessantes para estes espaços. Já para o piso, existem diferentes combinações que podem ser testadas, sendo que o piso vinílico pode ser uma boa pedida, trazendo uma sensação de conforto em um ambiente mais aconchegante.

Aproveite bem os espaços

Também é importante que os espaços sejam bem aproveitados. Quando estamos falando de uma cozinha pequena, por exemplo, os espaços já devem ser aproveitados justamente para que as pessoas consigam colocar todos os itens esperados deste ambiente. E a circulação geralmente é pensada para uma ou, no máximo, duas pessoas. Mas uma área gourmet deve ter uma preocupação maior com a circulação das pessoas, justamente por se tratar de um ambiente de convivência também.

Portanto, é fundamental pensar em projetos que já tenham portas de canto, por exemplo, que ajudam a aproveitar as quinas das bancadas. Também é fundamental apostar nos armários aéreos, mesmo aqueles que fiquem mais distantes, tendo acessórios como escadinhas para ajudar no alcance. Também é importante ter criatividade para pensar em formas de aproveitar melhor espaços que ficam sobrando, como na parte de cima da geladeira.

Integre os ambientes

Caso as pessoas tenham uma maior liberdade para conseguir definir as configurações de determinados ambientes da casa, pode ser interessante pensar em uma forma de integrar a área gourmet com a sala ou outro ambiente de convivência da casa. Desta forma é possível contar com a estrutura deste outro local, ao mesmo tempo que encontra locais para que sejam instalados o que é necessário em uma área gourmet.

Pense na churrasqueira

A churrasqueira é um item que costuma estar presente na grande maioria das áreas gourmet. Por isso, é fundamental que as pessoas acabem pensando nelas em primeiro lugar no momento em que elas estão decidindo o projeto como um todo. Afinal de contas, ela é uma instalação um tanto quanto complexa, que exige uma área de escape que nem sempre é simples de ser feta. Portanto, a área deve acabar sendo pensada no entorno do espaço onde a churrasqueira pode ser instalada.

Prefira a iluminação natural

Caso seja possível escolher o local da casa ou do apartamento onde é possível instalar uma área gourmet, a dica é sempre optar pelo canto que recebe a maior quantidade de luz natural possível, de preferência nos cantos onde estão instaladas mais janelas. Desta forma, as pessoas conseguem aproveitar a luz natural de uma forma muito mais efetiva, ampliando a sensação de espaço.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.