Doenças de pele: 5 sintomas e sinais que merecem atenção

Confira alguns elementos que surgem no corpo que devem despertar alguma investigação.

Publicado em 23/01/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A pele é a camada superficial do corpo, que acaba sendo aquela exposta as mais variadas intempéries que acontecem no mundo exterior para com aquele corpo. Além disso, como é algo externo, as pessoas acabam também conseguindo visualizar tudo o que acontece e muda, o que não acontece em relação aos órgãos internos, que necessitam de um exame mais aprofundado para entender o que pode estar acontecendo, diante dos sintomas apresentados.

Doenças de pele: 5 sintomas e sinais que merecem atenção

Por isso, para aquelas pessoas que se preocupam demais com a sua saúde, todas as mudanças no corpo que são visíveis podem acabar se tornando preocupantes. Nem todos os sinais, manchas ou mudanças de coloração realmente indicam algum tipo de doença ou de problema de saúde mais grave. Por outro lado, alguns destes sinais realmente merecem um pouco mais de atenção, até mesmo do ponto de vista de prevenção.

Confira alguns deles:

Pintas

Anúncios

As pintas acabam sendo manifestações do organismo e que surgem na pele. Existem determinadas pessoas que acabam tendo uma propensão a ter mais pintas do que outras, sendo que isso geralmente está relacionado com determinadas características da pele de uma forma geral, como a presença de mais ou menos melanina.

Aquelas que são consideradas como pintas de nascença dificilmente representam algum risco para a saúde. Mas aquelas que vão se desenvolvendo durante a vida adulta devem ser observadas. Mas elas acabam representando algum tipo de sinal de problema de saúde apenas quando ela possui determinadas características.

Anúncios

Geralmente as pintas que apresentam sintomas como coceira, sangramento, mudanças de cor, textura e tamanho podem acabar indicando problemas sérios, como câncer de pele. E apesar deste tipo de câncer ser um dos que acabam sendo tratados de forma mais fácil, ele ainda pode se tornar um problema mais grave.

Manchas

Já as manchas na pele podem acabar representando diferentes condições, e os principais indicativos acabam sendo as colorações que elas apresentam de uma forma geral. Aquelas manchas que são considerada como marrons, por exemplo, podem acabar indicando sintomas de doenças como a neurofibromatose, que é um problema de saúde genético.

Já as manchas que possuem uma coloração mais branca podem acabar indicando sinalizar leucodermia solar, também conhecida como sardas brancas. Essas mesmas manchas também podem ser sintomas de pitiríase versicolor, ou pano branco, uma infecção fúngica comum da pele.

Verrugas

Dá mesma forma que as pintas, as verrugas também acabam surgindo a partir de uma certa predisposição genética. Algumas pessoas acabam tendo mais do que outras. A grande diferença é que elas costumam se manifestar de uma forma mais frequente ao longo dos anos, com as pessoas já adultas. Mas, de uma forma geral, ela acaba sendo caracterizada como pequenos caroços que são causados por variações do vírus HPV.

Algumas pessoas acabam tendo determinadas características genéticas que fazem com que o organismo combate este vírus de uma forma mais eficiente. Já outras acabam facilmente desenvolvendo as verrugas, a partir do contato com este tipo de vírus. Uma das formas de evitar a transmissão é com a remoção da verruga. Em determinados casos, quando as verrugas acabam ficando muito grandes ou começam a apresentar algum tipo de sangramento, acabam tendo que ser tratadas ou até mesmo removidas coma ajuda de profissionais de medicina.

Erupções

Já este é um sinal que realmente merece uma boa atenção sempre que surge. Elas podem ser classificadas como irritações de pele que geralmente surgem acompanhadas de mudanças na coloração da pele de uma forma geral. Além disso, essas erupções também acabam surgindo junto com outros sinais de pele, como bolhas, nódulos e descamações.

Este é um sinal que pode estar associado a uma série de doenças e quadros diferentes, incluindo herpes, dermatite de contato ou seborreica, eczema, impetigo e psoríase. Elas também acabam surgindo, geralmente, de uma outra para a outra. Por isso, as pessoas devem investigar a situação.

Ressecamento

Mesmo que a pele possa apresentar sinais de ressecamento mais superficiais no dia a dia, existem determinados tipos de ressecamento que acabam exigindo alguma atenção de parte dos pacientes. Algumas doenças que são consideradas bastante graves e silenciosas acabam tendo o ressecamento como um dos principais sinais, como a diabetes.

Além disso, o ressecamento também pode acabar surgindo a partir de problemas vasculares e distúrbios de tireoide. Causas mais comuns de ressecamento de pele incluem falta de nutrientes, exposição a mudanças bruscas de temperatura e uso de medicamentos específicos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.