Entenda a diferença entre maquiagens natural, vegana e orgânica

Saiba o que muda na composição de cada um destes produtos.

Publicado em 23/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Ao procurar uma maquiagem as pessoas se deparam com uma grande quantidade de produtos diferentes disponíveis nos dias de hoje. São marcas, linhas, coleções, cores texturas e uma série de outros elementos utilizados para criar diversos tipos de maquiagens diferentes.

Entenda a diferença entre maquiagens natural, vegana e orgânica

Além das questões que envolvem diretamente a maquiagem em si, ou seja, a forma como ela acabará levando um determinado resultado para as pessoas que utilizam a mesma, existem as questões que envolvem a forma como essas maquiagens são feitas. Hoje em dia existem diversas questões que envolvem a responsabilidade ambiental dessas empresas, que adotam diferentes técnicas para criar produtos que atendam determinada demandas.

Dentro desta linha de responsabilidade ambiental, temos um crescimento considerável tanto nas vendas quanto na demanda. Segundo levantamento do jornal Nutrition Business Journal, da New Hope Network, a indústria natural e orgânica superou US$ 300 bilhões em vendas até o final de 2023.

Anúncios

Basicamente este aumento acaba surgindo justamente em função de uma preocupação, cada vez mais latente, que muitos consumidores acabam tendo em relação ao impacto na natureza dos produtos, mas também na forma como eles reagem ao seu corpo. Normalmente os itens que acabam sendo feitos de uma forma mais natural possível acabam oferecendo menos riscos de causar alergias e outros efeitos negativos.

Neste segmento, existem três nomenclaturas que acabam se destacando na descrição dos produtos: Orgânicos, Veganos e Naturais. Para que estes produtos possam ter estas nomenclaturas na sua embalagem e também em qualquer outro material promocional, eles precisam cumprir determinadas exigências.

Anúncios

Confira as diferenças de cada um deles:

Maquiagens orgânicas

Para que uma maquiagem possa ser chamada orgânica ela precisa ter toda a sua estrutura de produção comprovadamente sustentável e natural. E isso vale não apenas para o processo de produção da maquiagem em si, mas também deve se estender para todos os itens que acabam sendo utilizados na sua composição.

Ou seja, em todo o processo de produção dessas maquiagens não podem ser utilizados fertilizantes, pesticidas, hormônios ou agrotóxicos antes e durante o cultivo.

Vale ressaltar que uma maquiagem orgânica não precisa ser necessariamente vegana, pois ela pode contar determinados itens que são de origem animal, como extrato de mel, por exemplo.

Em termos de vantagens e benefícios, as maquiagens orgânicas normalmente possuem produtos e compostos que estão mais presentes no organismo e na natureza de uma forma geral, fazendo com que os efeitos negativos sejam menores.

Maquiagem vegana

Já quando a maquiagem se define como vegana deve significar que ela não tem nenhum tipo de ingrediente de origem animal na sua composição. São diversos os itens que acabam sendo retirados dos seres vivos e que resultam na composição da maquiagem de uma forma geral, como gordura bovina, cera de abelha, corante carmim e a lanolina, que é um subproduto da limpeza da lã de carneiros.

Não significa necessariamente que essas maquiagens acabem não tendo alguns efeitos esperados por estes itens. Mas, nestes casos, as empresas optam por buscar itens que tragam efeitos parecidos e que não sejam de origem animal, com ingredientes sintéticos, feitos dentro de laboratórios.

Por outro lado, este tipo de escolha faz com que as maquiagens não sejam naturais, justamente por contar com determinados itens que são criados em laboratórios. Por isso que é sempre importante verificar com a nomenclatura utilizada na embalagem.

Maquiagens naturais

Como citado anteriormente, as maquiagens naturais são aquelas que utilizam apenas ingredientes naturais. Existe uma pequena tolerância na legislação brasileira que define uma maquiagem sendo natural como aquela que conta com a partir de 95% de fórmula composta apenas por ingredientes naturais, sendo que o restante pode ser composto por ingredientes orgânicos.

Lembrando que uma maquiagem natural não necessariamente ser vegano, cruelty-free ou orgânico.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.