Unhas fracas: confira principais erros que deixam elas mais fracas

Hábitos do dia a dia podem acabar deixando as estruturas mais enfraquecidas.

Publicado em 15/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As estruturas das unhas podem acabar se tornando extremamente frágeis. E isso faz com que as pessoas possam ter uma série de problemas. Antes de mais nada existem as questões estéticas, uma vez que as unhas costumam ser pintadas e enfeitadas como parte do estilo de alguém. Quando elas quebram, fica mais difícil fazer qualquer coisa com elas.

Unhas fracas: confira principais erros que deixam elas mais fracas

Mas, além disso, as unhas fracas também podem acabar apresentando alguns outros problemas, como feridas na região que podem acabar inflamando. Além disso, as unhas fracas também acabam dificultando para que as pessoas façam uma série de atividades no dia a dia, já que qualquer movimento mais intenso pode acabar provocando a quebra.

Existem questões relacionadas a alimentação e também a genética, mas também existem diversos erros que as pessoas cometem que pode acabar fazendo com que as unhas fiquem mais fracas no dia a dia.

Anúncios

Confira alguns hábitos que podem acabar prejudicando a saúde das unhas de uma forma geral:

Não higienizar corretamente os materiais de cuidados com as unhas

Antes de mais nada, é preciso ter bastante cuidado com os materiais que acabam sendo utilizados durante os cuidados com as unhas, especialmente os itens que são considerados como mais afiados e também que podem acabar tendo mais contato com sangue e inflamações, como alicate e espátula.

Anúncios

É fundamental fazer a devida higiene dos materiais que são utilizados dentro de casa. Já no momento da escolha de uma esteticista é fundamental saber se ela faz o devido procedimento de higienização.

Utilizar muita acetona

A acetona é um produto que acaba sendo bastante utilizado pelas pessoas, pois ele ainda é considerado como um dos mais interessantes para remover os esmaltes da estrutura da unha. O problema é que ele possui uma ação muito forte, que acaba causando problemas em outras áreas dos dedos.

A dica dos especialistas é usar os removedores de esmalte com base oleosa. Além disso, depois é muito importante utilizar determinados produtos que ajudam a combater os problemas que a acetona causa, como os cremes de ureia ou óleo de uva.

Deixar elas grandes quando estão fracas

Quando as unhas já estão fracas, até o momento que a pessoa consiga fazer um determinado tratamento para deixar elas mais fortes acaba sendo muito importante deixar elas mais curtas. As pontas das unhas sempre serão as mais frágeis, por serem mais velhas, o que faz com que elas quebrem de uma forma mais rápida.

Mas, a partir do momento que toda a estrutura da unha está mais fraca, a partir do momento que começa a quebra da ponta existe uma grande chance dela quebrar como um todo.

Não ter cuidado na hora de lixar as unhas

O processo de lixamento das unhas acaba sendo muito importante para manter a saúde desta estrutura dos dedos. Mas quando as estruturas das unhas estão mais fracas acaba sendo muito importante lixar da forma correta. As pessoas não devem fazer um movimento intenso de vai e vem, pois isso faz com que ela acabe se tornando ainda mais fraca.

Além disso, este tipo de movimento pode acabar causando duplas nas unhas, ou seja, na abertura das camadas das unhas. Portanto, o ideal sempre é lixar as unhas apenas em um mesmo sentido.

Lixar a superfície das unhas

Uma outra prática que não acaba sendo recomendada para as pessoas que estão com suas unhas mais enfraquecidas é justamente ficar lixando as superfícies da estrutura. De acordo com especialistas, este tipo de processo acaba reduzindo a espessura das unhas, fazendo com que elas se tornem mais propensas a quebra.

Quando as unhas estão menos espessas, elas acabam se tornando mais suscetível à ação do esmalte, que não deixa de ser um solvente. E isso faz com que aconteça, de uma forma mais contundente, a dissolução da ligação das células das unhas.

Remover completamente as cutículas

A grande maioria das manicures acabam tendo como hábito tirar completamente a cutícula das suas clientes. Mas elas acabam sendo muito importantes para atuar como uma camada protetora, impedindo que entrem bactérias e vírus dentro da pele por este local.

Por conta disso, as cutículas devem se empurradas para este espaço, fazendo com que elas sejam mantidas como essa barreira de proteção, sem remover elas completamente.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.