Cataratas do Iguaçu: confira dicas para conhecer o ponto turístico

Local é um dos mais procurados pelos turistas brasileiros.

Publicado em 04/11/2023 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As Cataratas do Iguaçu é considerada como um dos principais pontos turísticos não apenas do Brasil como também da América Latina. Além disso, ele também acaba sendo considerado como uma das maravilhas modernas do mundo, pelo menos de acordo com algumas listas. E o local realmente impressiona pelas gigantescas quedas de água que, em determinadas épocas do ano, possui um volume de água impressionante.

Cataratas do Iguaçu: confira dicas para conhecer o ponto turístico

Para quem ainda não conhece este ponto turístico, confira algumas dicas para aproveitar melhor e fazer turismo no local:

Onde fica e como chegar?

As Cataratas do Iguaçu ficam em uma fronteira, sendo que isso já acaba sendo considerado como um diferencial importante. É um ponto de tríplice fronteira na verdade, com o encontro do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Mas este ponto de união pode ser encontrado apenas na cidade. Já falando especificamente das cataratas, ela está entre apenas dois países: Brasil e Argentina. Sendo assim, é possível conhecer as quedas em qualquer uma das duas nações, mas com a parte brasileira costuma ser aquela mais visitada.

Anúncios

Para chegar, os turistas contam com um aeroporto na cidade de Iguaçu com uma oferta regular de voos. Também é possível aproveitar alguns roteiros rodoviários que saem de diversos locais do Brasil. A cidade fica um pouco afastada de Curitiba, capital do estado do Paraná, mas mesmo assim acaba sendo possível chegar ao local também saindo da região metropolitana.

Quando conhecer Foz do Iguaçu?

Em relação ao melhor período para conhecer este ponto turístico, os melhores meses são os de março a maio e também o período que vai de outubro até o mês de dezembro. Nestes meses as temperaturas são mais amenas e, na maioria dos casos, os turistas vão encontrar um bom volume de águas para curtir as cachoeiras.

Onde ficar para conhecer as Cataratas?

Anúncios

A cidade possui uma infraestrutura completa para conhecer não apenas as Cataratas como também todas as outras atrações que podem ser encontradas na cidade de Foz. Em relação as hospedagens convencionais, existem muitos hotéis, incluindo grandes redes que oferecem luxo e conforto, mas com um preço mais elevado. Existe até mesmo uma opção de hotel que fica dentro do parque das Cataratas, mas com um preço bem caro.

Existem também diversas opções de hospedagens alternativas, como casas e apartamentos que podem ser alugados através do Airbnb e outros serviços semelhantes.

Em termos de localização, a grande maioria das opções acabam se concentrando na região central da cidade ou então nas proximidades, e todas elas oferecem um acesso fácil não apenas às Cataratas como também aos outros atrativos da cidade. A Avenida das Cataratas pode ser utilizada como um ponto de referência.

Como visitar as Cataratas?

Uma informação que é muito importante para os turistas que não conhecem o local é que as Cataratas do Iguaçu ficam dentro de um grande parque natural, que é preservado e que possui uma série de controles com relação a quantidade de pessoas permitidas e também em relação a segurança oferecida dentro deste espaço.

Portanto, para conhecer as Cataratas será preciso, antes de mais nada, adquirir os ingressos para entrada no parque. Existem diversas opções de ingressos, sendo que eles podem ser adquiridos tanto nas bilheterias que estão instaladas na entrada do local como também através do site oficial.

Atualmente o valor do ingresso para o público, em geral, é de R$ 75 para entrada pelo lado brasileiro. Também é possível acessar o local entrando pelo lado Argentino.

Principais atrativos do lado brasileiro das Cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu conta com apenas uma trilha que leva até o local onde ficam os mirantes para as cataratas, que tem uma distância de cerca de um quilômetro e meio. Mas mesmo durante esta caminhada os turistas já contam com a possibilidade de ter acesso a uma paisagem impressionante com diversos atrativos naturais, incluindo as Cataratas sendo vistas de longe.

O parque também conta com algumas opções gastronômicas muito interessantes, incluindo a possibilidade de tomar café da manhã ou almoçar na frente nas quedas. Também existem opções de passeios mais radicais, como o que permite com que as pessoas conheçam as quedas de perto, em um barco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.