Dicas para chegar aos 100 anos com saúde e disposição
Mudanças no estilo de vida garantem para você um envelhecimento interessante e saudável.
Certamente o ditado que diz que você é o que você come é verdade. Durante a nossa vida, tudo o que consumimos acaba refletindo muito na saúde física e mental, por este motivo, manter hábitos que sejam saudáveis é fundamental para chegar a terceira idade com muito mais disposição e mais energia, passando longe das doenças. A alimentação por sua vez não faz tudo sozinha, é interessante combinar tudo isto a um estilo de vida leve, que é a verdadeira fórmula para chegar aos 100 anos de idade com grande vigor e vitalidade.
Veja algumas dicas que podem ajudar você e fazer toda a diferença
A prática de atividades físicas não faz bem apenas para o corpo
Este tipo de atividade poderá ajudar a elevar os níveis de serotonina, esta que é uma substância que poderá melhorar o humor e ainda auxiliar na prevenção de depressão. É possível ainda que se previnam doenças de terceira idade, entre elas os problemas cardíacos e a osteoporose.
A ativação cerebral é fundamental para chegar aos 100 anos com saúde
A realização de diversos tipos de atividades que possam ativar a memória, além de ler com frequência, são alguns hábitos interessantes, que podem fazer toda a diferença e manter o cérebro sempre em atividade.
O sono é um grande divisor de águas
É fundamental que possamos dormir corretamente, e com qualidade, ou seja, nada de dormir demais ou dormir de menos. Dormir pouco poderá fazer com que seu cérebro envelheça e pode afetar de forma direta seu raciocínio. O interessante é descansar ao menos oito horas por noite.
Consuma frequentemente água
A água é o nutriente com maior quantidade que existe em nosso organismo, a água transporta os nutrientes para células, regula a temperatura do corpo e ainda atua nos diversos processos fisiológicos. É interessante consumir ao menos dois litros de água por dia, o que é equivalente a oito copos. A inclusão deste hábito em sua vida, o quanto antes, pode fazer toda a diferença e gerar excelentes resultados.
Fique longe do tabaco e do álcool
Ficar longe destes vícios facilitam muito para a sua longevidade. Estes tipos de vícios acabam envelhecendo mais rapidamente as células, além de elevar de forma significativa a chance de doenças como o diabetes, a hipertensão e os problemas neurológicos.
Não se aposente cedo
Muitas pessoas têm optado por trabalhar até mais tarde, mantendo uma boa jornada de trabalho. O trabalho gera satisfação, e se sentir útil anda de mãos dadas com a felicidade. Tudo isto ajuda o corpo e a mente a não padecerem, e uma das grandes alegrias das pessoas mais velhas é ministrar palestras e repassar conhecimentos para outras pessoas.
Procure se preocupar menos em comer e dormir bem, procure se divertir
As pessoas devem viver sempre como as crianças, que esquecem inclusive a hora de comer ou de dormir, priorizando pela brincadeira e pela diversão. O melhor é procurar não cansar o corpo com muitas regras, como por exemplo a hora de almoço ou a hora de ir para a cama.
Evite o excesso de peso
Independente de sua raça ou gênero, o excesso de peso pesa muito na velhice. Seguir uma dieta balanceada com diversos vegetais e carne magra, somente duas vezes por semana, pode fazer toda a diferença. Misturar sucos de laranja, com outros nutrientes também é interessante, quanto aos azeites, prefira sempre pelas gorduras magras, além disto, procure se movimentar, sempre que possível, utilize escadas como uma forma de se movimentar, os músculos precisam ser trabalhados diariamente.