Bar em casa: confira itens básicos para começar a fazer drinks

Saiba o que deve ser adquirido para que as pessoas comecem a preparar as mais variadas bebidas.

Publicado em 22/03/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Muitas pessoas acabam gostando de sair para tomar alguns drinks nos mais variados bares que podem ser encontrados nas cidades. E normalmente, apesar das bebidas serem mais caras neste espaço, a ida acaba se tornando um programa bastante interessante. Antes de mais nada, existe todo o aspecto social que está vinculado a ida ao bar.

Bar em casa: confira itens básicos para começar a fazer drinks

Mas também existem as questões relacionadas ao próprio preparo dos drinks. Muitos deles acabam sendo feitos a partir de uma pequena quantidade de diversas bebidas diferentes, que precisam ser misturadas. Quando as pessoas levam em consideração os preços a partir das quantidades, os drinks nos bares realmente podem ser considerados como caros.

Mas ter essas diferentes bebidas à disposição exige um bom investimento. Mesmo assim, existem aquelas pessoas que gostam de ter essas bebidas em casa para que elas preparem os seus próprios drinks.

Anúncios

Para quem está pensando em montar um bar básico em casa, para atender as demandas da família e de amigos, confira os principais itens que devem ser adquiridos.

Dosador

Um dos primeiros e mais importantes itens que devem ser adquiridos pelas pessoas que pretende começar a fazer drinks em casa é um dosador. Um dos grandes segredos do preparo de boas bebidas é realmente conseguir misturar as quantidades corretas. Quem trabalha como bartender profissional normalmente consegue identificar as quantidades de olho. Mas para quem está começando os dosadores são importantes.

Anúncios

No mercado é possível encontrar os dosadores duplos de inox, sendo que na grande maioria dos casos eles acabam tendo medidas padronizadas, de 45/50/60 ml e 20/25/30 ml.

Coqueteleira

Muitos drinks precisam se batidos em coqueteleiras, que acabam tendo basicamente duas funções: além de misturar todas as bebidas muito bem para que elas atinjam uma determinada consistências, elas também são as responsáveis por gelar as bebidas, quando elas são batidas com gelo, uma vez que na grande maioria dos casos elas estão quentes.

Neste quesito existem diferentes modelos de coqueteleiras, desde as mais simples até as mais chamativas para quem quer dar show. Mas é importante que elas tenham um bom sistema de travas, que sejam feitas de um material de qualidade e que tenham pelo menos um filtro.

Bailarina

Esse é um modelo de colher que é mais alongada e que possui uma base mais estreita. Ela acaba não tendo a função de servir nada, apenas de misturar. O seu formato acaba permitindo que as pessoas que estão preparando os drinks consigam fazer uma boa mistura sem tirar muito do gás presente em determinados drinks. Também pode ser muito útil para os coquetéis que são montados em camadas, ou seja, aqueles que apresentam diferentes cores no copo.

Strainer

Apesar do nome em inglês que pode acabar indicando que seja um acessório muito diferente e exclusivo, ele nada mais é do que o bom e velho coador. Mas quando procurado por este nome normalmente as pessoas já vão encontrar um tipo de coador que acaba sendo mais interessante para o preparo das bebidas, feito de alumínio e com um tamanho adequado para a maioria dos copos. Ele acaba sendo muito importante para fazer uma filtragem mais apurada de determinados preparos.

Pilão

Existem ainda aquelas bebidas que são preparadas a partir do processo de espremer determinadas frutas ou folhas. O exemplo mais clássico que temos no Brasil é a caipirinha. E para fazer este procedimento, acaba sendo sempre muito importante ter um pilão por perto. Ele ajuda muito não apenas no preparo da famosa bebida com cachaça, mas também para conseguir extrair o máximo de sabor do odor das folhas e também de algumas especiarias.

Espremedor de limão

Mas em determinados casos o que as pessoas vão precisar para fazer uma determinada bebida é realmente o bom e velho suco de limão. Como ele não pode ser guardado por mais do que algumas horas, normalmente as pessoas precisam espremer no mesmo momento do preparo. Por isso, ter um espremedor de limão torna o processo muito mais prático.

Copos

Por último e não menos importante, as pessoas terão que ter alguns copos. Para quem quer começar, vale a pena investir em uma bela Taça Martini, que faz com que os drinks fiquem mais elegantes, um copo rocks, que é mais baixo e que conta com uma boca mais larga, um copo mais alto para aqueles drinks com mais quantidades de bebidas e uma taça coupé.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.