Home office: confira dicas para organizar e manter organizado seu espaço de trabalho
É fundamental manter o local onde as atividades profissionais são feitas bem organizado.
O termo home office acabou se tornando um dos mais utilizados nos anos de pandemia de Covid-19. Mas este é um termo que faz parte do dia a dia de milhões de profissionais ao redor do mundo já há bastante tempo, e em determinadas áreas essa é uma tendência cada vez maior.
Para quem pretende trabalhar em casa, confira alguns passos importantes para organizar o seu Home Office:
Tenha uma mesa de trabalho
Antes de mais nada, partindo do princípio que as pessoas vão trabalha em casa em atividades que são feitas diante de um computador, é fundamental que elas tenham um espaço próprio para desempenhar suas atividades. Ela não pode ter que se preocupar, todos os dias, em encontrar um local para trabalhar dentro de casa. Imagine chegar no escritório e, todos os dias, ter que procurar uma mesa para trabalhar?
Por isso, é muito importante manter uma mesa de trabalho em um local fixo da casa, de preferência em um espaço no qual a circulação de pessoas acabe sendo mais restrita e controlada.
Instale organizadores
Nada melhor, para manter um ambiente bem organizado, do que contar com a ajuda dos organizadores. Neste caso, a forma como estes itens vão acabar sendo dispostos vai variar de acordo com o trabalho desempenhado. Em alguns casos todo o trabalho será feito no computador e as pessoas não vão precisar se preocupar com outros itens.
Mas para quem ainda depende de determinados itens físicos de escritório, como papel, agendas, canetas e afins, é muito importante ter espaços onde estes materiais sejam organizados e guardados, sendo mantidos sempre disponíveis para quando o profissional precisa.
Cuidado com o acúmulo de papeis
Ainda falando com os profissionais que dependem bastante de materiais de escritório maios físicos para desempenhar suas atividades, além do computador, acaba sendo muito importante ter um cuidado com o acúmulo de papeis dentro do ambiente residencial. Especialmente quando houver mais pessoas morando no mesmo espaço.
Geralmente os escritórios acabam tendo equipes e profissionais que cuidam desta parte mais operacional, o que não acontece no home office. Essa, inclusive, acaba sendo apontada como uma das desvantagens deste formato de trabalho. Por isso, é fundamental não deixar que a bagunça se acumule, especialmente para não correr o risco de acabar perdendo algo importante.
Deixe na mesma somente o necessário
Com foco na manutenção de um ambiente de trabalho organizado, o que acaba tendo um impacto positivo na produtividade de uma forma geral, é fundamental manter em cima da mesa somente os itens que realmente são necessários para o trabalho. Especialmente levando em consideração que, no home office, a grande maioria das mesas são pequenas.
Mantenha tudo o que não está sendo utilizado, mas que precisa ser guardado, em organizadores, gavetas ou armários.
Utilize um quadro de aviso
Um acessório que pode acabar se tornando muito interessante para quem trabalha em casa e que geralmente ocupa pouco espaço, apenas um pedaço da parede onde a pessoa está trabalhando, é um quadro de avisos. Ele vai ajudar as pessoa as organizar suas rotinas e atividades profissionais, especialmente para aquelas pessoas que precisam de um estímulo visual para lembrar das coisas com mais facilidade.
Ilumine bem o seu espaço
Mesmo que algumas pessoas se sintam um pouco mais confortáveis quando trabalham apenas diante do computador sendo iluminadas apenas com a luz emitida pela tela, o trabalho no escuro acaba sendo prejudicial em diversos sentido. Além de forçar mais os olhos ao longo das horas, ainda reduz a capacidade de atenção dos profissionais.
E pesquisas indicam que trabalhar durante muitas horas no escuro pode, até mesmo, causar depressão. E como o trabalho no home office já costuma ser mais solitário, é fundamental manter o espaço bem iluminado.
Opte por cores claras
Ainda seguindo a mesma linha da dica anterior, pode ser interessante escolher cores mais claras para os móveis e as paredes do canto dedicado ao home office. Essas cores também vão ajudar a tornar o ambiente mais iluminado. Além disso, as próprias cores claras já passam, para o cérebro, a ideia de que aquele deve ser um espaço de produtividade.