Espelhos: 6 dicas para utilizar na decoração

Superfícies refletoras oferecem diversas vantagens no processo decorativo.

Publicado em 08/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

As superfícies refletoras, como os espelhos, acabam tendo utilidade tanto no dia a dia como também na decoração de uma forma geral. São diversas as vantagens e também os efeitos que eles acabam tendo nos espaços, sendo que um dos mais interessantes é o reflexo da luz, e consequentemente uma maior luminosidade para os interiores, incluindo a natural.

Espelhos: 6 dicas para utilizar na decoração

Uma decoração que tenha os espelhos como elemento central acaba tendo algumas vantagens, incluindo o fato deles serem atemporais. Ou seja, os espelhos sempre estarão, de alguma forma, na moda. Eles podem ser utilizados tanto para quem busca um efeito mais clássico como para aqueles que buscam um efeito mais moderno na decoração.

Para os espaços pequenos, os espelhos, quando posicionados da forma correta, podem acabar criando um efeito de ampliação do espaço. E este efeito pode acabar sendo sentido tanto em determinados pontos o ambiente, como corredores, até para espaços maiores, como cômodos inteiros.

Anúncios

Os espelhos também conseguem passar um ar de sofisticação para os espaços de uma forma geral, além de serem bastante versáteis. Essas superfícies inclusive acabam se apresentando, em diversos casos, como uma possibilidade concreta de decoração, já nem sempre as pessoas conseguem fazer mudanças mais bruscas nos espaços, como pitar uma parede.

Confira algumas dicas que podem ajudar a inserir os espelhos na decoração do dia a dia:

Trabalhe com um ponto focal

Anúncios

Uma dica interessante para conseguir trabalhar com espelho em um determinado espaço é trabalhar com o que os especialistas chamam de ponto focal. Ele pode ser feito com um espelho grande e decorativo, com uma moldura mais chamativa e que vai acabar se transformando no centro das atenções de uma parede vazia, por exemplo.

Além disso, escolher a posição para que ele possa refletir elementos arquitetônicos e detalhes decorativos pode ser ainda mais interessante, fazendo com que este espelho consiga valorizar outros aspectos da casa ou do espaço de uma forma geral.

Reflita o que tem de mais belo

Uma outra dica de posicionamento de espelho que vai ajudar a deixar o espaço mais belo é justamente colocar ele em determinados locais para seja possível refletir determinados elementos que sejam considerados como destaques, como as obras de artes ou ainda determinadas vistas que podem ser alcançadas apenas de um ponto.

Neste caso, o espelho acaba replicando estas belezas, fazendo com que os efeitos sejam muito parecidos, mas sem a necessidade de replicar fisicamente os elementos.

Inove nos formatos

Os espelhos também podem acabar se tornando eles os principais diferenciais dos espaços. E, para isso, as pessoas podem acabar investindo especialmente nos diferentes formatos de espelhos. Hoje em dia eles podem ser encontrados nas mais variadas formas, incluindo redondos, ovais, hexagonais ou até mesmo assimétricos. Mas, nestes casos, apenas será importante cuidar para que as formas dos espelhos acabem não prejudicando os demais elementos de decoração.

Instale em áreas incomuns

A grande maioria das pessoas acabam escolhendo sempre os mesmos pontos das casas para que os espelhos sejam instalados, como uma parece na sala de estar, ou ainda no fundo de um corretor. Mas os espelhos também podem acabar sendo instalados em determinadas áreas que podem ser consideradas como incomuns, escadas e até mesmo nas cozinhas. Desta forma eles poderão acabar criando efeitos inesperados nestes espaços, valorizando ainda mais as peças.

Combine texturas diferentes

Nem todos os espelhos são iguais, e além os diferentes formatos que eles podem ser encontrados, existem também diferentes texturas que ajudam a dar uma camada extra de interesse visual no espaço. A dica é buscar inspirações para incorporar diferentes peças, como bisotês, retrôs, acetinados ou texturas gravadas. Com isso, o ambiente acaba se tornando ainda mais rico.

Busque um especialista

Para decorações de projetos maiores, especialmente os espaços comerciais, pode ser interessante buscar uma consultoria ou até mesmo um projeto de especialistas no tema. Os profissionais com formação em design e áreas correlatas acabam tendo uma visão mais específica sobre as necessidades de determinados espaços, com base nas características do local e também nas necessidades ou expectativas dos clientes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.