Empréstimos online: confira 5 tipos que podem ser feitos pela internet
Confira as diferentes modalidades de crédito disponíveis para os clientes.
O empréstimo é um tipo de linha de crédito que fornece aos clientes uma determinada quantidade de dinheiro depositado diretamente na sua conta. Na grande maioria dos casos este dinheiro pode ser utilizado da forma como a pessoa desejar, sem que o crédito em questão tenha necessariamente que ser utilizado para comprar uma determinada categoria de produtos
Uma outra característica dos empréstimos é que o pagamento sempre é feito em parcelas fixas, que são informadas para os clientes no momento da contratação. Esse valor sempre vai variar de acordo com o valor total pedido, a quantidade de parcelas que o empréstimo será pago e também as taxas e juros que são cobrados pelo banco.
Existem diferentes tipos de empréstimo disponibilizados pelos bancos hoje em dia, bem como diferentes formas de fazer a contratação. Mas, o que acaba sendo mais comum nos dias de hoje, é que estes empréstimos acabem sendo liberados de forma online, com as pessoas fazendo as solicitações através dos diferentes canais de comunicação do banco, especialmente os aplicativos.
Confira alguns dos principais tipos de empréstimo que estão disponíveis para contratação online:
Empréstimo pessoal
Esse acaba sendo considerado como o tipo de empréstimo mais comum que pode ser encontrado no mercado financeiro nos dias de hoje. Ele permite com que as pessoas solicitem de forma online e diretamente nos apps dos bancos, sendo que muitos deles acabam liberando o dinheiro para oks clientes em pouco tempo.
Estes empréstimos acabam tomando como garantia apenas o nome do cliente, por isso acabam sendo liberados apenas para as pessoas que conseguem manter um bom relacionamento com a instituição financeira, além de manter um bom crédito no mercado como um todo.
Empréstimo pessoal online no carnê
Algumas empresas acabam oferecendo alternativas para conseguir oferecer empréstimos pessoais para quem precisa, utilizando alguns outros meios de análise para conseguir liberar o crédito para as pessoas que não possuem conta ou crédito pré-aprovado.
Neste caso, as empresas aprovam uma determinada quantia de dinheiro liberado, e faz os pagamentos das parcelas a partir de carnês que são emitidos, como se fossem parcelas de financiamento.
Empréstimo consignado
Outra modalidade de empréstimo que se tornou uma das mais populares e disponíveis no mercado. Ele acaba funcionando, na prática, como um empréstimo pessoal, mas a sua principal diferença está na forma como a cobrança das parcelas serão feitas. O dinheiro acaba sendo descontado da folha de pagamento, seja ela de benefícios ou governos como de empresas privadas. Isso faz com que os bancos tenham maior certeza de pagamento e consigam oferecer juros mais baixos.
O mais comum são os consignados que são feitos em parceria com os governos ou com o INSS. Neste caso existe uma maior estabilidade e as chances da pessoa não pagar o empréstimo acabam sendo bem menores. Mas ainda existem os consignados privados, que acabam tendo juros maiores justamente em virtude de não haver uma estabilidade.
Empréstimo do FGTS
Essa modalidade de crédito acaba sendo a antecipação do chamado saque-aniversário, um direito que o trabalhador acaba tendo e que pode ser considerado bem recente. De uma forma geral, ele permite com que as pessoas tenham acesso a uma parte do dinheiro que está parado no seu FGTS de forma antecipada, já que ela pode fazer essa solicitação apenas no mês do seu aniversário.
Hoje em dia este tipo de empréstimo se tornou bastante comum nos bancos, mas acaba sendo limitado apenas para trabalhadores que de fato tenham dinheiro no seu fundo. Além disso, os trabalhadores precisam necessariamente ter aderido a esta modalidade que antecipa parte do FGTS todos os anos.
Empréstimo para CNPJ / MEI
Uma outra forma de obter empréstimo online é utilizando as possíveis empresas que estejam registradas em nome da pessoa física no caso. Existem os mais variados créditos que são liberados para empresas de todos os tamanhos, incluindo as que são MEI.
Neste caso, muito provavelmente as pessoas terão que ter uma conta bancária aberta com os dados deste CNPJ, que é a identificação da empresa. Além disso, ela também terá que fornecer uma série de documentos da empresa para conseguir solicitar o empréstimo em questão.