Pele masculina: dicas e cuidados para manter o rosto jovem por mais tempo
Rotina básica pode ajudar os homens a se manter com a pele bonita e saudável.
A pele masculina acaba tendo algumas características e diferenças quando comparadas com a pele feminina. Por conta disso, os produtos e os métodos que acabam sendo utilizados e aplicados para os cuidados costumam ser um pouco diferentes, adaptados para cada caso.
De acordo com a medicina, e média a pele masculina costuma ser 20% mais espessa. Isso muda de acordo com a parte do corpo, mas essa diferença também pode ser encontrada na região do rosto, mesmo que seja um pouco menor. Além disso, a pele masculina costuma ter uma maior quantidade de colágeno, o que faz com que ela consiga manter uma aparência mais firme e esticada por mais tempo, em média.
Por outro lado, o processo de envelhecimento da pele masculina vai acontecendo de forma constante ao longo da vida, diferentemente do que normalmente acontece com a pele feminina, onde acontece um momento no qual existe um decréscimo considerável na produção de colágeno e, consequentemente, na firmeza da pele.
Uma outra característica da pele masculina média é que os homens tendem a produzir uma maior quantidade de oleosidade, além de ter os poros mais visíveis. E isso faz com que eles tenham uma tendencia maior a ter problemas como acnes e cravos por mais tempo ao longo da sua vida. E os poros maiores também podem acabar passando uma sensação de irregularidade do rosto como um todo.
Para manter os cuidados, confira algumas dicas essenciais para manter a pele masculina jovem por mais tempo:
Faça limpeza de pele do rosto diariamente
Antes de mais nada, é muito importante que os homens adotem uma rotina de limpeza de pele, pelo menos uma vez por dia. Mas o ideal mesmo é fazer isso duas vezes por dia, ao acordar e antes de dormir. Nesta limpeza, é importante utilizar sabonetes que tenham alguma função adstringente e que sejam para o tipo de pele da pessoa, especialmente se for mais oleosa.
Essa limpeza pode ser feita apenas em uma etapa, com a utilização deste sabonete específico. Mas ela também pode ser feita com uma e tapa adicional, com a utilização também de um leve esfoliante. Desta forma, os homens vão conseguir ter um controle mais efetivo da oleosidade, além de remover as impurezas mais profundas e tratar acne e cravos.
Utilize um hidratante
Um dos erros mais comuns que os homens cometem quando estão pensando em cuidados com a pele do rosto é pensar que eles não precisam de um hidratante por ter uma pele mais oleosa. Mas o hidratante é fundamental, especialmente a partir dos 30 anos, pois mesmo com a pele oleosa os sinais de envelhecimento e perda de colágeno, como as rugas, começam a aparecer.
Portanto, é fundamental começar a hidratar a pele todos os dias, mas sempre utilizando um produto específico para o tipo de pele da pessoa. Existem produtos feitos em gel, por exemplo, que atuam como hidratantes e que, ao mesmo tempo, controlam a oleosidade.
Use protetor solar diariamente
Outro hábito que os homens devem incluir no seu dia a dia realmente é adotar o protetor solar todos os dias para a pele do rosto, e não apenas quando eles vão para praia. O Brasil é um país que possui um alto índice de incidência de raios UV na grande maioria do seu território em grande parte do ano, e isso faz com que os sinais de envelhecimento surjam com mais velocidade.
Além disso, o protetor solar também acaba ajudando a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer de pele, que costuma aparecer especialmente em quem tem a pele mais clara. Aqui, mais uma vez, o produto sempre deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele.
Consulte um dermatologista
Por último e não menos importante, é fundamental que os homens passem a consultar um dermatologista com mais frequência. Isso pode ser feito até mesmo antes do surgimento de qualquer sinal diferente. Inclusive estes médicos podem ajudar a tratar determinados problemas que são muito comuns nos homens, mas que muitos deixam chegar ao extremo justamente por essa falta de cuidados, como é o caso da calvície.