7 causas de unhas amareladas
Entenda o que causa o efeito e quando as pessoas precisam se preocupar.
As unhas são estruturas que estão presentes nos mais variados animais vivos do planeta Terra, incluindo os seres humanos. Atualmente as unhas acabam não tendo uma funcionalidade específica para o homem moderno, mas para os nossos ancestrais elas eram fundamentais nos mais variados momentos, como na hora de se alimentar ou para conseguir se defender.
Do ponto de vista do organismo e na forma como o corpo produz essa estrutura, elas são classificadas como derivados ectodérmicos compostos por queratina dura. Elas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio.
Hoje em dia as unhas, nos seres humanos, acabam assumindo basicamente a função de proteção das pontas dos dedos, tanto das mãos quanto dos pés. Além disso, elas também acabam assumindo uma posição decorativa, permitindo que as pessoas acabem utilizando mais este espaço do corpo para demonstrar um pouco da sua personalidade.
Mas, assim como qualquer parte do corpo, as unhas também podem apresentar alguns problemas. E um dos mais comuns é a famosa unha amarelada, que é justamente quando essas estruturas do corpo acabam assumindo este aspecto amarelado, que não é sujeira, mas que acaba passando um aspecto muito negativo.
Confira algumas das principais causas das unhas amareladas:
Infecções fúngicas
Uma das principais causas do processo de amarelamento das unhas de uma forma geral acaba sendo justamente as infecções fúngicas que acontecem nesta parte do corpo. Dentre as principais coisas estão a micose. Quando ela não é tratada da forma corta podem acabar provocando alterações na cor, na textura e no formato da unha. Essa infecção pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, inclusive com o compartilhamento de objetos pessoais.
Falta de cuidado com os esmaltes
A utilização de esmaltes nas unhas acabou se tornando bastante rotineira na vida das pessoas, especialmente pelas mulheres. Mas quando não são tomados os devidos cuidados ao pintar essas estruturas, as pessoas correm o risco de sofrer com determinados problemas, incluindo as unhas amareladas. Por isso, é fundamental que as pessoas sempre utilizem uma boa base antes de aplicar esmaltes e também remova bem os esmaltes velhos antes de aplicar uma nova camada.
Lesões
Possíveis lesões ou traumas que podem acabar acontecendo nesta região dos dedos, como as batidas e pancadas que as pessoas acabam dando com as unhas e as pontas dos dedos, ou ainda esmagamentos e arranhões, podem acabar levando ao amarelamento. Na verdade, essas lesões acabam acontecendo e aumentando as chances e os riscos de infecções. Por isso é fundamental tratar estes ferimentos, mantendo sempre o local seco e limpo.
Manipulação de produtos químicos
Quando as pessoas manipulam os produtos químicos sem a devida a proteção, especialmente aqueles que acabam sendo considerados mais agressivos, como alvejantes, produtos de limpeza ou solventes, podem ir provocando uma série de desgastes na camada mais externa das unhas, e isso vai causando a descoloração e deixando ela com um aspecto mais amarelado. Além disso, estes elementos também acabam deixando as unhas mais suscetíveis a ressecamentos e rachaduras.
Manipulação de alimentos pigmentantes
Outros produtos que as pessoas precisam tomar cuidados quando elas manipulam são os considerados como alimentos pigmentantes. Existem alguns que podem ser industrializados, como também alguns produzidos de forma natural, como cenouras, beterrabas, curry, açafrão e outros itens ricos em pigmentos naturais. Mas, nestes casos, a alteração que pode acontecer com as unhas pode acabar sendo algo temporário, saindo com o tempo o então utilizando alguns produtos específicos para limpeza das unhas.
Envelhecimento
O amarelamento das unhas também pode acabar acontecendo na medida em que as pessoas vão envelhecendo. Com o passar da idade, existem diversas mudanças que vão acontecendo no corpo e na aparência, incluindo nas unhas. O amarelamento que vai aparecendo acontece em virtude especialmente com as alterações no colágeno e também no espessamento das unhas de uma forma geral. Estes casos podem acabar sendo revertidos com a ajuda de um médico dermatologista.
Falta de vitaminas
Determinadas carências que o corpo acaba tendo em relação a determinados nutrientes, como a falta de ferro e também a falta de vitamina B12, afetam diretamente a saúde das unhas, deixando elas mais fracas e quebradiças. E o amarelamento também pode ser uma dessas consequências.