Como fazer exercícios físicos em dias quentes e úmidos sem passar mal?

Confira algumas dicas para se movimentar nestes dias que acabam trazendo um clima mais desafiador.

Publicado em 20/02/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Existem pessoas que acabam tendo uma maior dificuldade em fazer as atividades físicas quando a temperatura está muito elevada, o que acaba sendo uma constante na grande maioria do território nacional durante o verão. Já outras pessoas acabam tendo muita dificuldade de fazer exercícios no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas.

Como fazer exercícios físicos em dias quentes e úmidos sem passar mal?

Mas diversas pesquisas indicam que uma combinação climática costuma ser a mais desafiadora para quem pratica atividades físicas, especialmente as que acontecem fora de casa: o tempo quente e úmido. Especialistas indicam especialmente que a umidade em excesso acaba trazendo uma série de desafios.

E isso grande parte das pessoas acabam sentindo na pele quando estão fazendo atividades físicas com essas condições, mesmo que muitas vezes elas não percebam. E isso acontece em virtude do suor do corpo ter uma maior dificuldade para evaporar. Muitas pessoas não sabem, mas não é o suor em si que ajuda a esfriar o corpo, e sim a evaporação do mesmo.

Anúncios

Quando o ar que está do lado de fora do corpo está espesso, com uma maior quantidade de vapor d’água, a umidade produzida pelo nosso corpo simplesmente acaba não encontrando espaço para se dissipar. Como resultado, o ar úmido dificulta o resfriamento do corpo.

E esse efeito da evaporação do suor não serve apenas para transmitir uma sensação de maior frescor para a camada mais externa da pele de uma forma geral Ele também acaba tendo algumas funções internas muito importante. Quando o corpo não é resfriado da forma adequada, pode ser que o sistema cardiovascular fique estressado, reduzindo o fluxo sanguíneo para os músculos. E isso faz com que as pessoas fiquem mais cansadas.

Anúncios

Alguns estudos indicam que os atletas começam a se cansar mais rapidamente uma vez que a umidade relativa atinge cerca de 60%. E essa sensação acaba sendo potencializada nas pessoas que apenas praticam atividades físicas como forma de lazer e cuidados com a saúde, já que elas não possuem o devido preparo.

Confira algumas dicas que podem ajudar as pessoas que estão querendo treinar em dias quentes e úmidos:

Tenha um período de adaptação

Antes de mais nada, geralmente essas condições acabam permanecendo ao longo de um determinado período de dias. Por isso, é importante que as pessoas mantenham um tempo de preparação e adaptação. Na grande maioria dos casos o corpo acaba conseguindo se adequar ao clima externo, mas isso leva alguns dias, o que varia de acordo com cada indivíduo.

Neste caso, as pessoas devem levar em consideração um tempo de preparo, neste período ela deverá fazer uma atividade física de menor intensidade ou menor impacto. Depois de alguns dias o corpo, normalmente, entende a situação externa e começa a suar mais e mais cedo, para ajudar a regulamentar a temperatura de uma forma geral.

Mantenha sua pele sempre fresca

Uma outra estratégia que acaba sendo muito efetiva para manter a pele fresca é buscar alternativas e soluções externas que podem ajudar neste aspecto. Antes de mais nada, acaba sendo muito importante que as pessoas acabam mantendo mais pele exposta durante a prática das atividades físicas, com menos roupa possível.

A escolha do tecido das roupas também acaba sendo muito importante, sendo que o menos recomendado é justamente aquelas roupas feitas com algodão, que acabam tendo algumas propriedades prejudiciais, como maior poder de retenção de umidade. Com isso, este material consegue criar uma camada de isolamento ao redor do corpo. Ao invés disso, prefira sempre as roupas feitas de tecidos que sejam descritos como de secagem rápida.

Não interrompa o processo de evaporação

Algumas coisas que as pessoas acabam fazendo em um primeiro momento em busca de uma sensação de conforto na hora podem acabar, na verdade, atrapalhando também. Acontece quando quem está praticando as atividades físicas utilizam uma toalha para secar a pele ou ainda limpar o suor com a camiseta molhada.

Isso vai acabar interrompendo o processo de evaporação, pois está removendo a umidade da pele. Pode ser mais interessante realmente deixar o suor escorrer, desde que ele não esteja entrando nos olhos.

Hidrate-se sem exagero

Por último e não menos importante, é fundamental manter a hidratação em dia. O ar úmido pode fazer com que a desidratação aconteça de uma forma mais rápida. Por isso é muito importante beber água antes de começar a atividade física. Mas não é recomendado beber água demais para não diluir muito o sódio e danificar os rins.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.