Como ser encontrado por um headhunter?

Saiba como ser notado pelos profissionais que caçam talentos para as empresas.

Publicado em 03/04/2024 por Rodrigo Duarte.

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O caminho natural que muitas pessoas acabam seguindo no momento que elas estão procurando por uma vaga de emprego é a busca ativa, quando o candidato procura pelas vagas e oportunidades que estão abertas nas empresas e que estejam buscando pessoas com as suas características. Mas também existe o movimento contrário, que é quando estes profissionais acabam sendo encontrados pelas empresas.

Como ser encontrado por um headhunter?

Este é o trabalho de um headhunter, profissional que acaba tendo como principal tarefa buscar pessoas qualificadas para assumir posições dentro das empresas. Normalmente um headhunter acaba sendo um profissional da área de recursos humanos, mas que se especializa justamente nesta busca.

Mas existem casos nos quais um headhunter acaba sendo basicamente um profissional que se destaca dentro da sua área e que consegue facilmente identificar características e habilidades em outros profissionais para que ele seja atraído para ocupar alguma posição.

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Para quem deseja ser encontrado por um headhunter, confira algumas dicas:

Seja visto

Antes de mais nada, é muito importante aumentar a sua visibilidade. Uma das formas mais eficientes de ser encontrado e notado por um headhunter acaba sendo justamente conseguir participar, de uma forma mais ativa, dentro do seu setor ou da sua indústria. São diversas as ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar essa visibilidade, desde as mais clássicas, como publicar artigos e dar palestras, até as mais modernas, como ter uma rede social ativa e focada.

Transforme o sucesso em reconhecimento

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Nem sempre os profissionais que possuem sucesso dentro da sua área ou da sua atividade acabam se tornando reconhecidos. E uma das dicas mais interessantes nestes casos é realmente focar na transformação deste sucesso em reconhecimento. As pessoas precisam saber dos seus feitos, caso contrário dificilmente o mercado vai conseguir reconhecer ali um bom profissional.

Torne-se um especialista

Grande parte dos headhunters acabam tendo como principal tarefa encontrar aqueles profissionais que realmente poderão ser considerados como um diferencial dentro da estrutura da empresa. Por isso, é importante que as pessoas consigam se transformar em especialistas na sua área, pois acaba sendo basicamente isso que as empresas procuram para estas posições estratégicas.

Faça networking

Uma das formas de aumentar a visibilidade de uma forma geral é nunca deixar de fazer e trabalhar no seu networking. E isso deve ser feito o tempo todo, começando pelo seu grupo de colegas imediatos e expandindo até as pessoas que trabalham na área e potenciais empregadores de uma forma geral. Isso nem sempre acaba sendo uma tarefa fácil, especialmente quando as pessoas entram em uma zona de conforto. Mas é importante incluir esta tarefa como parte do trabalho.

Invista em redes focando no longo prazo

Diversos especialistas afirmam que o networking deve ser feito de uma forma inteligente, realmente que permita com que as pessoas criem laços profundos com seus pares. Por isso, é muito importante investir na formação de uma rede de conhecimentos que sejam consistentes ao longo do tempo. Isso acaba sendo diferente daquele networking e contato “entusiasmado” com pessoas que estão apenas passando pela área de emprego ou ainda com aqueles chamados “contatos da moda”.

Utilize o Linkedin

O Linkedin ainda é considerado como uma das redes sociais mais importantes para as pessoas que desejam se destacar dentro da sua área profissional. É neste espaço também onde atuam boa parte dos profissionais headhunters, uma vez que os espaços digitais acabam sendo muito interessantes para a busca de profissionais que tenham determinadas características.

Mantenha um perfil campeão

Dentro do Linkedin, não basta apenas criar uma página e depois esquecer dela completamente. É muito importante que as pessoas criem o hábito de interagir e alimentar essa rede, da mesma forma como ela faz com outras redes. Um dos começos mais importantes para ganhar destaque é ter o que é chamado como Perfil Campeão, que nada mais é do que ter um perfil completo.

Siga empresas e profissionais

Uma outra forma de começar a ser percebido dentro do Linkedin é seguir as empresas que sejam do seu interesse. Também pode ser interessante buscar conexões com profissionais que sejam headhunters ou que sejam destaque na sua área. Lembrando que esta rede social é focado nas relações profissionais, portanto é importante utilizar ela apenas com este foco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.