6 tipos de empréstimos pessoais disponíveis no mercado. Confira o melhor para você.
Entenda as diferenças entre as linhas de crédito que podem ser encontradas.
Empréstimo pessoal é um termo bastante genérico utilizado para definir uma grande quantidade e variedade de linhas de crédito oferecidas para os clientes de instituições financeira de uma forma geral. Mas existem algumas características em comum entre estas diferentes ofertas de dinheiro.
Uma das principais características destes empréstimos é o fato de que eles são ofertados apenas para as pessoas físicas, ou seja, clientes que possuem CPF. Essa acaba sendo uma forma de diferenciar estas linhas de crédito das ofertas para as empresas, que são as pessoas jurídicas.
Uma outra característica dos empréstimos pessoais é o fato de que eles normalmente permitem que as pessoas tenham acesso ao valor total do dinheiro disponibilizado depositado diretamente na sua conta, para que ele seja utilizado da forma como o cliente bem entender. Algumas linhas de crédito, como os financiamentos, geralmente são destinados apenas a aquisição de um determinado bem específico.
Empréstimo pessoal consignado
Este acabou se tornando um dos empréstimos pessoais mais famosos do Brasil e também um dos mais interessantes em termos de custos. Mas o problema é que ele acaba sendo bastante restrito, uma vez que acaba sendo ofertado somente para públicos que mantenham uma renda constante paga por órgãos ou empresas conveniadas.
Os mais comuns são os empréstimos oferecidos para aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, também existem empréstimos consignados oferecidos para funcionários públicos de outras esferas. Nestes empréstimos, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento, sem que ele seja depositado na conta, diminuindo o risco de inadimplência e tornando este um dos empréstimos mais baratos.
Antecipação do saque-aniversário
Um tipo de empréstimo relativamente novo no mercado financeiro, mas que rapidamente se tornou um grande sucesso também por ter valores de juros e taxas mais acessíveis. Ele é feito a partir da antecipação do saque-aniversário que os trabalhadores podem fazer do seu FGTS. Como o saque acaba sendo liberado somente no mês de aniversário dos trabalhadores, estes empréstimos acabam sendo uma forma de antecipar os valores, já comprometendo os depósitos feitos pelas empresas.
Empréstimo pessoal no carnê
Mesmo sendo considerado como um empréstimo muito menos fácil de ser encontrado do que outros disponíveis nos bancos, existem determinadas empresas que ainda permitem que as pessoas tenham acesso ao dinheiro e se comprometer com os pagamentos das parcelas a partir do carnê.
Geralmente essa modalidade acaba sendo oferecida para aposentados, pensionistas, trabalhadores de carteira assinada, servidores públicos, autônomos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e militares que consigam comprovar renda. As pessoas normalmente precisam ter um bom histórico financeiro para ter este empréstimo aprovado.
Empréstimo pessoal para autônomo
Grande parte dos empréstimos acabam sendo liberados para as pessoas que comprovam ter uma renda recorrente, e isso normalmente é feito a partir da apresentação dos contracheques. Mas quem não trabalha com sua carteira de trabalho assinada, pode ser mais complicado comprovar os rendimentos. Neste caso, pode ser mais interessante buscar uma linha de crédito que seja específica para os autônomos.
Neste caso, os bancos e as financeiras podem aceitar outros tipos de comprovantes de renda que comprovem os ganhos suficientes para os pagamentos das parcelas, como extratos bancários, comprovante de recebimentos de cartões de crédito, declaração de imposto de renda, etc.
Empréstimo pessoal para negativado
Já estes empréstimos costumam ser ainda mais raro do que os empréstimos com pagamentos via boleto, mas podem ser encontrados. Hoje em dia, com o aumento da concorrência, muitas empresas que atuam no setor financeiro acabam assumindo o risco de emprestar dinheiro para negativados, justamente para conquistar estes clientes.
Normalmente eles acabam buscando algumas outras formas de garantia, como limites de cartões, determinados tipos de bens que estejam no nome de quem pede o empréstimo. No caso dos empréstimos consignados, como existe a certeza de pagamento, eles normalmente são oferecidos para os negativados.
Empréstimo pessoal na conta de luz
Algumas concessionárias que oferecem o serviço de fornecimento de energia elétrica para os consumidores também oferecem a possibilidade de obter empréstimos pessoais. Neste caso, os valores das parcelas acabam sendo cobrados junto com a conta de luz, no mesmo boleto.