5 formas de administrar o dinheiro de uma forma mais inteligente

Confira algumas dicas para conseguir manter as finanças mais controladas.

Publicado em 09/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O planejamento financeiro está na pauta da grande maioria das famílias brasileiras, pelos mais variados motivos. Aumentar a segurança monetária, fazendo com que as pessoas parem de depender apenas de soluções de crédito que costumam ser bastante caras, por exemplo, é um dos principais motivos. Adquirir bens, como imóveis ou veículos, e conseguir se aposentar com um mínimo de conforto e segurança acabam estando também na lista das razões.

5 formas de administrar o dinheiro de uma forma mais inteligente

Mas nem sempre essa acaba sendo uma questão que pode ser resolvida “apenas” ganhando mais dinheiro, como muitos acreditam. Afinal de contas, a ideia popular de que as pessoas acabam gastando mais a partir do momento que começam a ganhar mais dinheiro, é verdadeira. E muitas vezes os piores casos de endividamento acontecem justamente nos momentos nos quais as famílias estão ganhando mais.

E isso acontece especialmente pela falta de um planejamento financeiro. As pessoas não acabam dedicando o mínimo de tempo para olhar e pesar nas contas financeiras domésticas, como as empresas fazem. E, a partir da falta de informação, elas passam a gastar mais do que deveriam.

Anúncios

Para quem quer colocar em prática um plano sólido para melhorar o controle financeiro, confira algumas dicas e práticas inteligentes:

Pense a longo prazo

Antes de mais nada, as pessoas devem parar de pensar apenas no imediato. Este é um problema especialmente da nossa sociedade contemporânea, com a tecnologia aumentando a urgência e a necessidade das coisas serem obtidas “para ontem”. E isso faz com que as famílias deixem de guardar dinheiro para suprir apenas necessidades do agora.

Anúncios

Uma boa forma de começar a pensar no longo prazo é colocar no papel panos e ideias, com objetivos, metas e prazos. Tudo isso faz com que as pessoas consigam ter a base do que pode ser considerado como um bom planejamento financeiro.

Categorize e limite as despesas

Uma boa forma de planejar o dinheiro e conseguir identificar para onde os valores estão sendo direcionados é categorizar as diferentes despesas que as pessoas acabam tendo. E, para cada categoria, a partir do perfil e das necessidades reais da família, colocar alguns limites.

Com isso o controle poderá ser feito de uma forma mais assertiva, especialmente quando for necessário fazer alguns cortes.

Utilize as ferramentas

Parar de confiar apenas na cabeça para conseguir definir um planejamento financeiro de qualidade também pode acabar se tornando um passo importante e que realmente vai mudar essa relação que as pessoas acabam tendo com as finanças. Ferramentas estão ai para serem utilizadas, e realmente ajudam bastante no processo.

Hoje em dia as pessoas que não possuem um mínimo de conhecimento de finanças não precisam perder tempo elaborando planilhas complexas, uma vez que elas já podem ser encontradas disponíveis na internet, muitas delas de graça. Existem também aplicativos que podem ajudar no controle financeiro do dia a dia.

Anote tudo que ganha e tudo que gasta

Normalmente temos uma maior facilidade em guardar informações que nos favorecem. Por isso que normalmente sabemos todos os valores que vamos ganhar pelos nossos trabalhos, além de sempre lembrarmos do dinheiro que nos devem. O mesmo não vale para o que gastamos.

Por isso, é muito importante criar o hábito de sair anotando tudo aquilo que se gasta ao longo do dia. Isso vale para uma bala comprada no mercadinho, uma água adquirida no sinal, e chegando nas parcelas mais altas. Ao anotar e analisar estes dados, a chance de identificarmos gastos que muitos nem se dão conta é grande.

Comece a evitar gastos desnecessários

Nem sempre os gastos devem ser controlados apenas quando as pessoas estão ganhando pouco. Afinal de contas, como mencionamos anteriormente, a grande maioria das pessoas que não conseguem ter um controle das suas finanças acabam mantendo este comportamento mesmo depois que ganham mais dinheiro.

Por isso, é importante começar a treinar o controle dos gastos desnecessários a partir de cedo, justamente quando as pessoas estão ganhando pouco. E isso pode ser feito de uma forma muito mais eficiente a partir do passo anterior, que é justamente mapear e analisar onde o dinheiro está sendo gasto, especialmente em relação as categoria dos produtos e serviços.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.