Crescimento dos cabelos: confira plantas que ajudam de forma natural
Plantas oferecem diversas propriedades que oferecem alternativas para os tratamentos.
A perda de cabelo é um problema que acontece tanto com os homens quanto com as mulheres. Mas a figura masculina acabou se tornando aquela que mais representa a questão das quedas, uma vez que os homens são aqueles que normalmente acabam ficando completamente carecas, enquanto que as mulheres perdem o volume.
De qualquer forma, para elas o problema da queda de fios também pode ser considerado como uma questão sensível, já que muitas acabam sendo bastante apegadas com a questão do volume de fios, que permite fazer os mais variados penteados.
Os tratamentos para queda de cabelo costumam ser lentos e nem sempre são tão efetivos para reverter essa condição. Existem diversos compostos criados pela indústria farmacêutica que podem ser utilizados para ajudar a recuperar o crescimento dos fios, mas também existem determinados elementos naturais com algumas propriedades para estas finalidades.
Confira alguns produtos naturais que podem ajudar a recuperar o crescimento dos cabelos:
Mamona
Esta é uma planta que acabou se tornando bastante utilizada pela indústria farmacêutica de uma forma geral, especialmente em shampoos. Os compostos costumam ser extraídos da semente da mamona, de onde sai o óleo de rícino, que conta com propriedades antibacterianas e antifúngicas. O produto também acaba sendo muito efetivo para combater infecções e o crescimento de bactérias e fungos. Em muitos casos eles podem estar atrapalhando o desenvolvimento capilar de uma forma geral.
Alecrim
Muito utilizado como tempero para os mais variados alimentos, especialmente para carnes, o alecrim conta com uma série de propriedades que também podem acabar sendo interessantes para a saúde das pessoas de uma forma geral. E, inclusive, pode acabar se tornando bastante efetivo para recuperar a saúde, a beleza e o crescimento dos fios de cabelo de uma forma geral. Seus compostos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, o que pode ajudar no crescimento dos fios de uma forma geral.
Hortelã-Pimenta
A hortelã normalmente acaba sendo a base para que determinados produtos ganhem um aroma marcante, que passa a sensação de refrescância. E também acaba sendo uma planta bastante benéfica para a vida das pessoas de uma forma geral, em diversos aspectos. No caso dos cabelos, as suas propriedades conseguem higienizar a raiz, sem agredir. Além disso, a hortelã também acaba estimulando os folículos capilares, o que acaba sendo muito interessante no processo de crescimento capilar.
Babosa
Essa planta também acabou se tornando uma das mais famosas nos tratamentos que direcionados para os fios de cabelos, sendo a base para o desenvolvimento de uma série de produtos. Seus componentes ajudam a acelerar o corpo no trabalho de cicatrização da pele, além de oferecer uma hidratação que pode ser bastante eficiente para os fios ressecados e danificados.
Gengibre
O gengibre geralmente é um componente natural que acaba sendo lembrado, na grande maioria dos casos, pelas pessoas que estão enfrentando os sintomas mais comuns das gripes e dos resfriados, especialmente as questões relacionadas a garganta. Mas o gengibre também pode ser utilizado por quem busca um conjunto de benefícios direcionados para os fios de cabelos de uma forma geral. Essa raiz conta com itens como magnésio, potássio, fósforo e vitaminas, nutrindo os folículos capilares, estimulando o crescimento e fortalecendo os fios.
Urtiga
A urtiga é uma planta que possui determinados componentes que ajudam a bloquear a produção de DHT (Di-hidrotestosterona), que quando age no organismo humano pode acabar fazendo com que o processo de queda de cabelo se torne mais intensificado. A urtiga acaba não tendo, por si só, componentes que acabem acelerando e estimulando este crescimento, mas pode ser utilizado, de uma forma combinada, para tentar bloquear alguns problemas que podem estar causando esta queda. Além disso, a urtiga pode ajudar bastante a restaurar a balança de hormônios.
Lavanda
A flor da lavanda também conta com uma série de componentes que fazem com que os produtos tenham uma ação direta na raiz. O efeito que normalmente é esperado é de uma limpeza de bactérias, parasitas, fungos e outros elementos que possam estar impedindo o crescimento saudável e natural.