Treino de costas: confira os melhores exercícios para fazer na academia

Músculos são importantes tanto na questão estética como para postura de uma forma geral.

Publicado em 27/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os treinos focados no desenvolvimento dos músculos das costas acabam sendo muito importantes pelos mais variados motivos. Antes de mais nada, existe a questão estética que acaba sendo bastante procurada porque frequenta a academia. As costas devidamente desenvolvidas acabam ajudando a construir uma silhueta maior na parte de cima do corpo e menor na parte de baixo, especialmente na área da cintura.

Treino de costas: confira os melhores exercícios para fazer na academia

Mas, em termos de saúde do corpo, as costas acabam sendo ainda mais importantes. Antes de mais nada, elas acabam sendo essenciais para a postura de uma forma geral, permitindo que as pessoas distribuam melhor o peso do corpo e deixe de concentrar apenas em uma região, como determinados pontos da coluna.

Em virtude disso, os treinos de costas também acabam sendo extremamente recomendados para as pessoas que sofrem dores nesta parte do corpo, o que acaba sendo bastante comum especialmente para as pessoas que trabalham muito tempo em uma mesma posição, tanto sentadas quanto em pé.

Anúncios

Confira alguns dos exercícios mais interessantes que podem ser feitos nas academias para quem deseja focar no desenvolvimento das costas:

Puxador frontal

Esse pode ser considerado como um dos treinos mais populares das academias. O movimento acaba sendo muito parecido com o da barra fixa pegada pronada. Mas, neste caso, ao invés da pessoa erguer o corpo, a barra acaba sendo trazida em direção ao peito, com o peso definido na máquina. Neste caso, os músculos que acabam sendo trabalhados são os seguintes: dorso, trapézio, o bíceps e antebraço.

Barra fixa (chinup) pegada fechada

Anúncios

A barra fixa é um exercício que muitas pessoas acabam tendo bastante dificuldade para fazer, especialmente os que estão começando ou os que acabam estando muito acima do peso. Ele depende de toda força dos músculos que ficam na parte superior para erguer o corpo e todo o seu peso. Mas, para quem consegue fazer, este exercício acaba se tornando bastante completo, trabalhando os principais músculos das costas.

Puxador pegada supinada Fechada

Já esse acaba sendo um exercício muito interessante para quem está começando a musculação de uma forma geral, uma vez que acaba sendo mais simples em termos de execução de uma forma geral. Ele é feito basicamente da mesma forma do puxador frontal, mas neste caso a pegada acontece de forma inversa, com a palma da mão voltada para o corpo e com a posição das mais próximas e fechadas. Além de trabalhar de uma forma muito efetiva os músculos que ficam mais na região inferior do corpo, ele ainda trabalha bastante o bíceps.

Remada curvada com barra e pegada pronada

Outro exercício bastante efetivo para o desenvolvimento das costas de uma forma geral, pois ele consegue trabalhar a maior parte dos músculos das costas, especialmente a parte superior. Ele é feito com uma barra e pesos, sem a ajuda de uma máquina. O posicionamento correto é fundamental para evitar as lesões, com o corpo sempre com o tronco inclinado para frente, formando um ângulo de 45º em relação ao chão. A barra deve ser puxada para cima, sempre no sentido vertical, até que ela chegue e encoste na parte inferior do peito.

Remada baixa

O movimento pode ser executado na polia ao invés de utilizar a barra, o que permite que as pessoas experimentem uma maior tensão muscular durante toda a amplitude do movimento, que acaba sendo o grande segredo para os efeitos benéficos que ele traz. Para fazer, as pessoas devem ficar sentadas, com os pés apoiados na plataforma do aparelho, e segurar o triângulo o depois puxá-lo em direção ao abdômen, sempre mantendo as costas retas. Os músculos que acabam sendo trabalhados são dorso, trapézio, romboide maior e posterior do deltoide.

Remada cavalinho

Mais um movimento que pode ser feito com uma barra e com pesos. Mas, neste caso, as pessoas se preocupam apenas com um dos lados da barra. Para executar este movimento, as pessoas devem apoiar um triangulo na barra ou segurar diretamente, curvar o tronco um pouco a frente e puxar a barra em direção ao corpo até estar próximo deste, depois estender os braços até retornar à posição inicial. Os músculos trabalhados neste movimento são o latíssimo do dorso, deltoide posterior e romboides.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.