Está procurando um emprego? Saiba como encontrar vagas através do Linkedin

Ferramenta pode ser considerada interessante para buscar oportunidades de trabalho.

Publicado em 23/04/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O Linkedin é uma rede social muito específica que acaba se concentrando nas relações profissionais. Mesmo que o seu alcance acaba se tornando muito mais restrito do que as redes sociais mais utilizadas do mundo, como o Facebook e o Instagram, ela acabou se tornando as mais sucedidas destas redes sociais que foram criadas para atender nichos. E centenas delas surgiram durante o grande boom destes serviços.

Está procurando um emprego? Saiba como encontrar vagas através do Linkedin

Com a Microsoft se posicionando como dona desta rede social, foi criado um sistema de monetização que acaba sendo um pouco diferente das demais, que costumam ganhar dinheiro basicamente com a venda de anúncios. As propagandas também podem ser encontradas no Linkedin, mas o foco acaba sendo muito mais na venda de assinaturas planos específicos que permitem aos usuários ter acesso a ferramentas melhores.

Mas para incentivar as pessoas a ter um determinado plano de assinatura para rede social elas tinha que ter muitos outros recursos além os da interação. Com isso, o foco de desenvolvimento do modelo de negócios acabou se tornando a transformação do Linkedin em uma espécie de agência de empregos digitais.

Anúncios

A plataforma oferece uma série de ferramentas e de recursos que podem ser utilizados tanto por quem está recrutando como também por quem está procurando emprego. Confira algumas dicas para conseguir encontrar boas oportunidades de trabalho dentro desta plataforma:

Utilize a busca avançada

O Linkedin conta com um sistema de busca que pode acabar sendo utilizado de forma avançada e que permite com que as pessoas tenham acesso a alguns filtros interessantes para a busca de oportunidades de trabalho. Desta forma, os usuários conseguem buscar oportunidades mais específicas de acordo com o seu perfil, o que aumenta as chances de sucesso.

Anúncios

Dentre os critérios que podem ser encontrados na busca estão:

  • Título da vaga: Digite o título da vaga que você está procurando.
  • Empresa: Selecione a empresa ou setor que você deseja trabalhar.
  • Localização: Selecione a cidade ou região onde você deseja trabalhar.
  • Nível de experiência: Selecione o nível de experiência que você possui.
  • Tipo de vaga: Selecione o tipo de vaga que você está procurando, como tempo integral, meio período ou estágio.
  • Data de publicação: Selecione a data em que as vagas foram publicadas.
  • Pagamento: Selecione o intervalo de pagamento que você deseja.

Utilize operadores booleanos

Na busca, os usuários também podem utilizar determinados operadores booleanos para refinar ainda mais as buscas. São termos que podem ser combinados com as palavras para um resultado mais interessante. Os operadores que podem ser utilizados são os seguintes:

  • NOT: ao usar essa palavra excluímos um termo específico dos resultados. Assim, ao usar a expressão “Administrador NOT Sênior”, o sistema apresentará vagas abertas para a área, exceto aquelas que exigem maior tempo de experiência.
  • OR: permite encontrar cargos em diferentes áreas de interesse, mas na mesma pesquisa. Por exemplo, ao usar a expressão “Marketing OR Publicidade”, o LinkedIn mostra vagas disponíveis para ambas áreas buscadas.
  • AND: mostra resultados incluindo todos os itens de uma lista. Nesse caso, se o usuário pesquisar “jornalista AND editor AND repórter”, o sistema trará vagas disponíveis em todas as posições.
  • ASPAS: serve para pesquisar expressões específicas e detalhadas sobre a vaga desejada. Assim, se buscar “gerente de marketing” ou “colaborador multifuncional”, o site vai apresentar resultados nesses termos.
  • PARÊNTESES: serve para combinar termos criando uma pesquisa mais minuciosa. Use, por exemplo, “contador AND financeiro (gerente OR diretor)” e encontre vagas na área da contabilidade e finanças, mas específicas para cargos de gerente ou diretor.

Siga empresas relevantes

Como é uma rede social, é importante que os usuários busquem determinadas interações que podem ser feitas no serviço. Por exemplo, seguir empresas que são relevantes pode ser muito interessante para os usuários interessados em ficar informados, em primeira mão, de oportunidades que surgem.

Crie alertas de vagas

O Linkedin permite também que as pessoas criem determinados alertas de vagas. Neste caso, a ferramenta faz uma busca ativa de oportunidades que surgem com estes termos, enviando mensagens, tanto dentro da própria plataforma como por e-mail, com essas informações. O serviço é gratuito, mas alguns recursos mais avançados de alertas podem ser liberados apenas para assinantes.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.